Varejo Supermercadista e sua importante função social: iniciativas avançam para inclusão de pessoas com deficiência

acessibilidade nos supermercados
Hortifruti investe em treinamento de funcionários enquanto Unilever se alia a app inclusivo

Cerca de 18,6 milhões de brasileiros com 2 anos ou mais (8,9% da população nessa faixa etária) têm algum tipo de deficiência, segundo a Pnad Contínua 2022. Entre as pessoas com deficiência, 47,2% têm 60 anos ou mais, enquanto apenas 12,5% das pessoas sem deficiência estão nessa faixa etária.

Os desafios para a inclusão se refletem no mercado de trabalho: apenas 29,2% de quem tem deficiência participam da força de trabalho, em contraste com 66,4% entre as sem deficiência. A informalidade também pesa mais sobre esse grupo: 55% das pessoas com deficiência que trabalham estão em empregos informais, contra 38,7% das sem deficiência.

Para mudar esse cenário, empresas do setor de varejo supermercadista têm adotado medidas mais inclusivas. O Hortifruti, por exemplo, conta com mais de 240 colaboradores com deficiência e investe em treinamentos para combater o capacitismo e oferecer um ambiente de trabalho mais acessível.

“Disponibilizamos treinamentos para nossa equipe, com foco em sensibilização sobre capacitismo e na promoção de um atendimento inclusivo de qualidade para todos os nossos clientes. Acreditamos que um mundo mais justo e sustentável é construído por ações que transformam realidades. Valorizamos um atendimento excepcional e um ambiente de loja organizado, acessível e respeitoso, e nos dedicamos a garantir que nossas instalações sejam adequadas para todos, clientes e funcionários”, diz em nota.

Já a Unilever está ampliando o acesso à informação de seus produtos com o auxílio da startup Alia Inclui, que usa tecnologia de audiodescrição para pessoas com deficiência visual e dificuldade de leitura. O aplicativo gratuito permite que consumidores escaneiem os códigos de barras de itens de marcas como OMO, Comfort, Fofo, CIF e VIM, recebendo informações detalhadas sobre o produto, como gramatura, composição, precauções de uso e instruções.

“Como estamos presentes na maioria dos lares brasileiros, precisamos e queremos ter relevância diante dos mais diversos consumidores. Além de sabermos da responsabilidade que temos de influenciar e acelerar a agenda de diversidade, equidade e inclusão em todos os nossos processos e em toda a sociedade. E tendo em vista que os consumidores estão no centro da nossa estratégia de negócio, ampliamos a acessibilidade às marcas de cuidados com a casa e das roupas que possuem alta penetração no mercado. Esse é somente o primeiro passo para que possamos expandir a parceria futuramente ”, destaca em nota Yasmine Antacli, líder de marketing para Cuidados com a Casa da Unilever Brasil.

A ferramenta ainda utiliza inteligência artificial para fornecer informações seguras em tempo real, garantindo que os consumidores tenham autonomia para identificar o produto ideal diretamente nas gôndolas.

Essas iniciativas mostram que a inclusão vai além do discurso e que empresas têm papel essencial na redução das desigualdades, promovendo ambientes mais acessíveis e oportunidades reais de transformação. E mais: reforça a importante atuação social do varejo supermercadista para a sociedade como um todo.

Por Publicado em: 21 de novembro de 20240 Comentários