Hortifruti lança projeto que pode ajudar pequenos fornecedores a chegar ao grande varejo
Uma iniciativa que tem tudo para ajudar pequenos empresários a levar seus produtos para as prateleiras do grande varejo. Assim é o Programa Acerola, projeto de aceleração que está em fase de lançamento pela Hortifruti Natural da Terra para pequenos fornecedores e empreendedores locais.
O objetivo da iniciativa é reforçar o comprometimento do Hortifruti em descobrir e colaborar com o desenvolvimento de fornecedores locais para a rede. “Uma das grandes dificuldades dos produtores locais e de pequenos empreendedores é conseguir acessar grandes varejistas. Isso faz com que produtos de qualidade não cheguem ou encontrem muita dificuldade para chegar ao consumidor final. Nosso objetivo é facilitar essa conexão”, afirma o CEO do Hortifruti, Fábio Amorim.
O Programa Acerola será realizado em parceria com a Local.e, plataforma que ensina a pequena indústria brasileira sobre como ter sucesso no varejo através de treinamentos e inteligência comercial. “O varejo alimentar é essencial para que mais pequenas indústrias tenham sucesso no Brasil. Por isso, essa parceria com a Hortifruti Natural da Terra é um marco importante na construção de relações mais colaborativas entre o varejo e os pequenos”, diz Leila Okumura, cofundadora da Local.e, que conecta mais de 300 empreendedores na maior comunidade de marcas locais do Brasil.
Dez a 12 empresas serão selecionadas, sendo 70% das vagas para pequenos fornecedores atuais do Hortifruti e 30% para novos fornecedores. Os empreendedores que participarão do projeto contarão com o direcionamento de experts do segmento varejista, num programa conduzido por profissionais da Hortifruti e da Local.e. Além disso, as empresas participantes terão a oportunidade de testar a aceitação dos seus produtos nas lojas do Hortifruti.
“O programa é especialmente desenvolvido para superar os desafios da indústria de consumo massivo. Tem um caráter prático e focado na estruturação do negócio para o crescimento escalável”, explica Vicente Farah, gerente comercial da rede.
As empresas interessadas em participar do projeto devem fazer a inscrição pelo site www.programaacerola.com.br até o dia 21 de julho. Para se candidatar, é necessário se encaixar em alguma das seguintes categorias: produtos saudáveis (orgânicos, sem glúten, sem lactose, etc), produtos de empório (temperos, grãos, etc), adega (bebidas alcoólicas e não alcoólicas) e já ter comercializado seus produtos no varejo alimentar.
A participação no Programa Acerola tem o valor total de R$ 12 mil, sendo que 50% é subsidiado pelo Hortifruti e pela Local.e. Cada empresa participante precisa investir o valor complementar, R$ 6 mil, em três parcelas, a partir da assinatura do contrato. O projeto começa na semana do dia 21 de agosto.
Maior rede varejista de hortifrutigranjeiros do Brasil, o Hortifruti conta com 76 lojas em quatro estados: Espírito Santo, onde começou, Rio de Janeiro, Minas Gerais, com a bandeira Hortifruti, e São Paulo, com a bandeira Natural da Terra. A rede conta com uma frota própria com 120 veículos, que transportam 60 mil toneladas de frutas, legumes e verduras, todos os meses, do campo às bancas em até 24 horas. As lojas recebem cerca de 500 mil clientes todos os meses.