GPA supera meta de redução de emissões de gases de efeito estufa para o ano e reestabelece compromisso

O GPA tem adotado, ao longo dos últimos anos, iniciativas para combater as mudanças climáticas. A principal meta deste compromisso é a redução de CO2 em suas operações (escopo 1 e 2). Dada a importância do tema dentro da estratégia da companhia, esse indicador faz parte, desde 2016, do Índice de Sustentabilidade e Diversidade (ISD), que está atrelado à remuneração variável dos colaboradores elegíveis. Desta forma, garante o acompanhamento e engajamento do tema da mesma forma e com a mesma importância das demais metas relacionadas ao desempenho do negócio.

No ano passado, a companhia reduziu 41,2% das emissões de gases de efeito estufa de escopo 1 e 2, evitando o lançamento de mais de 212 mil toneladas de CO² na atmosfera na comparação com 2021, e superou a meta de redução estabelecida até então, que era de 38% até 2030 (ano base 2015). Reforçando seu comprometimento com o tema, o GPA decidiu ampliar o compromisso para redução de emissões de CO² estabelecendo uma nova meta, que a passa a ser de 50% até 2025 (ano base 2015), contribuindo de forma mais ativa para uma economia de baixo carbono.

“Buscamos minimizar continuamente os impactos ambientais de nossas operações, adotando as melhores práticas e inovações para aprimorar o nosso desempenho. Nossa estratégia de sustentabilidade prevê um grande foco no combate as mudanças climáticas, o que passa por evolução em processos e políticas em busca de uma economia de baixo carbono”, comenta Mirella Gomiero, Diretora Executiva de RH e Sustentabilidade do GPA.

A evolução nos últimos anos em projetos para redução da emissão de fugitivas, em especial gases refrigerantes, a busca por aumento do consumo de fontes energéticas limpas e o aprimoramento da governança no tema resultaram na nota “A-” no ranking do CDP Climate (Carbon Disclosure Program), considerada uma das principais iniciativas de mensuração da conscientização, gestão de riscos e boas práticas de enfrentamento às mudanças climáticas. Essa avaliação posiciona o GPA como a varejista mais bem colocada no segmento alimentar na América do Sul.

Algumas das iniciativas que auxiliaram no alcance da meta são a modernização das casas de máquinas e equipamentos de refrigeração, utilizando gases de menor potencial de aquecimento global, e a inspeção e manutenção periódicas para identificar e evitar pontos de vazamento.

Meta brasileira de redução da emissão de CO²

Durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26), realizada entre 1 e 12 de novembro de 2021 na cidade de Glasgow, na Escócia, o ex-presidente Jair Bolsonaro anunciou a meta de diminuir as emissões de carbono em 50% até 2030.

A meta climática apresentada na COP26 passa de 43% para 50% de redução até 2030. O Governo tem a ambição ainda de que o país zere a emissão de carbono na atmosfera até em 2050.

Por Publicado em: 19 de abril de 20230 Comentários