Furto em supermercados: confira dicas da Abrappe de como agir dentro da lei

No combate ao furto no varejo, especialmente em supermercados, é essencial que as equipes de segurança ajam com responsabilidade e dentro dos limites legais. A abordagem de suspeitos deve ser feita com extremo cuidado, para evitar excessos que podem gerar consequências jurídicas graves.
A atuação firme precisa vir acompanhada de respeito aos direitos individuais. Isso significa que qualquer tipo de agressão — física ou verbal — é inadmissível, e a condução de casos suspeitos deve seguir procedimentos claros, padronizados e devidamente documentados.
Segundo Carlos Eduardo Santos, presidente da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), a prevenção eficiente passa pela capacitação constante das equipes. “A prevenção de perdas não pode ser confundida com repressão agressiva. O profissional preparado sabe abordar de forma segura e legal, evitando danos à imagem da empresa e garantindo o respeito aos direitos do cidadão”, destaca.
Para manter a loja protegida e em conformidade com a lei, Carlos Eduardo Santos reforça que é fundamental evitar qualquer tipo de agressão física ou verbal durante abordagens e deve-se manter registros detalhados de todo o processo — desde a identificação da suspeita até o desfecho. “E jamais divulgar imagens de suspeitos sem autorização judicial, prática que pode acarretar processos por violação de privacidade”, explica o presidente da Abrappe.
“Investir em treinamento, tecnologia e protocolos bem definidos é uma das formas mais eficazes de garantir a segurança da operação sem ultrapassar os limites legais. Lojas seguras são aquelas que aliam prevenção inteligente à atuação ética. Respeitar os limites da lei protege não apenas o patrimônio, mas também a reputação do supermercado”, completa Carlos Eduardo Santos.