SA+ Ecossistema de varejo e ASSERJ promovem fórum que reuniu representantes da indústria e supermercadistas no Rio de Janeiro

Evento foi realizado pela SA + Ecossistema de varejo, em parceria com a ASSERJ

Uma manhã com muitas informações e conhecimentos aconteceu nesta quinta-feira (29), no hotel Windsor Barra, na Barra da Tijuca, durante o IV Fórum Rio de Janeiro de Integração Varejo & Indústria. O evento foi realizado pela SA + Ecossistema de varejo, em parceria com a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ).

O fórum contou com a participação de supermercadistas e representantes da indústria. Um dos temas abordados no evento foi a necessidade de desenvolver o trade marketing no setor varejista. “O trade, no varejo, é muito incipiente. Tem atividades de trade, mas não tem um departamento como deveria ter”, observou o CEO da SA + Ecossistema de varejo, Sergio Alvim.

O presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, também destacou a importância do trade marketing. “Se eu tivesse um real hoje para investir em supermercado, eu investiria em gestão. Mas se eu tivesse dois reais, eu investiria o segundo real em trade, em ações. Gostei muito da fala onde nós, supermercadistas, precisamos olhar com mais cuidado para o trade, ter departamentos especializados”, afirmou.

Fábio falou ainda sobre a importância de compartilhar dados. É preciso que a gente entenda algo que é fundamental e que a gente só pode fazer a quatro mãos. É a cultura de dados. Existem hoje milhares de proteções para que não só a acurácia, mas a utilização dos dados seja realizada. Então, estudem mais isso, façam esses dados a quatro mãos. Trilhar esse caminho é resultado na veia”, ressaltou. “Estudo da ASSERJ mostrou que os nossos custos aumentaram mais do que a inflação dos alimentos, do que a nossa margem. Qual é o efeito disso? A nossa margem está menor, o nosso resultado final está menor. A solução é o desenvolvimento do varejo através da preservação das margens. É trabalhar verdadeiramente a quatro mãos”, acrescentou.

No fim do seu pronunciamento, o presidente da ASSERJ anunciou os próximos eventos que serão realizados pela associação. “Dia 30 de agosto, é o seminário de marketing e compras da ASSERJ, da revista Super Negócios. Oscar Schmidt confirmado com a gente e outros palestrantes brilhantes falando de gestão, tecnologia, inovação, liderança e desenvolvimento do varejo. Mas a gente não para por aqui. Eu quero anunciar, em primeira mão, dias 3 a 6 de outubro, no Pier Mauá, o Conecta Varejo. Yuval Harari confirmado. E mais o fundador da Netflix, Marc Randolph, mil por cento confirmado e vai jantar com alguns de vocês que aqui estão”, revelou Fábio.

O fórum teve  apresentações de representantes da Vale Fértil, MegaMidia, Lolly, TB Forte, Banco Senff, Flora, AMBEV e Scanntech e Shopper 2B.

Confira nas matérias seguintes conteúdos específicos sobre os pontos abordados pelas empresas neste importante encontro do varejo com a indústria.

Por Publicado em: 3 de julho de 20230 Comentários