Fome X Dia Mundial da Alimentação: Governo lança programa de erradicação, e supermercados apostam em alimentos saudáveis para celebrar a data

O governo federal escolheu o Dia Mundial da Alimentação, celebrado nesta quarta-feira (16), para fazer o lançamento simultâneo de dois programas: o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PLANAPO) e Plano Nacional de Abastecimento Alimentar (PLANAAB), em cerimônia no Palácio do Planalto.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou empenho dos ministérios na efetivação dos planos lançados. “Ministros e entidades da sociedade civil que ajudaram a construir esse programa sabem que, daqui para frente, temos que trabalhar muito para a gente executar. Porque, depois de anunciado, isso não pode ser letra morta, tem que acontecer”, disse. “Eu estarei no pé de vocês”, alertou.

O PLANAPO contém as diretrizes para uma transição agroecológica na agricultura brasileira. Já o Plano Nacional de Abastecimento Alimentar, conhecido como Alimento no Prato, é uma iniciativa inédita, que prevê a elaboração de uma série de ações e instrumentos para viabilizar o acesso da população à alimentação adequada.

Dessa forma, o governo espera contribuir para uma mudança de padrão na alimentação dos brasileiros com foco em produtos frescos e saudáveis, o que vem ocorrendo, principalmente nos estados do Sudeste.

Os supermercadistas aproveitaram essa tendência da saudabilidade e ampliaram o mix de produtos para atender não apenas ao público adulto, mas também crianças e jovens.

Levantamentos recentes mostram que os pais estão cada vez mais atentos aos tipos de alimentos que oferecem aos seus filhos. Uma pesquisa realizada pela SaudaBe Group e pela OutCast Ventures aponta que 44% deles buscam uma alimentação mais saudável para suas crianças.

De olho nessa tendência, o Prezunic reforçou a oferta da linha infantil no setor Mundo Saudável, a partir de uma parceria com a La Fruteria, marca especializada em saudabilidade, que passou a fazer a curadoria dessa categoria em quatro lojas da rede de supermercados carioca.

Quem visita as unidades do Prezunic Marapendi, Jardim Oceânico, ParkJacarepaguá e Voluntários já percebe a quantidade de produtos destinados ao público infantil que têm como diferencial a predominância de ingredientes sem glúten e lactose, veganos ou livres de aditivos químicos, incluindo snacks, bebidas de diversos sabores e outros tipos de alimentos práticos, saborosos e prontos para o consumo.

No Prezunic Jardim Oceânico, a curadoria da La Fruteria, lançada na semana passada, inclui produtos como pipocas artesanais, snacks à base de farinha de arroz integral e minibiscoitos para bebês a partir de 10 meses sem adoçantes e aromatizantes, entre outros itens. As embalagens, além de coloridas e inspiradas na temática infantil, também destacam os ingredientes como atrativos principais para a decisão final de compra.

“Vemos um crescente interesse dos consumidores quando o assunto é saudabilidade. Para o Prezunic, que tem os perecíveis como foco, garantir um hortifruti fresco e um açougue de qualidade sempre foram o diferencial da rede e são a base de uma alimentação nutritiva. A recente parceria com a La Fruteria nos fez ampliar este olhar para a gôndola e tem agregado muitas novidades ao nosso mix com opções práticas e saudáveis para todas as idades”, afirma Patrícia Rotelli, diretora comercial do Prezunic.

De acordo com um relatório de estudo de mercado da Future Markets Insights (FMI), a demanda mundial por alimentos e bebidas infantis foi de US$ 138,8 bilhões em 2023. Ainda segundo o levantamento, as vendas de todos os tipos de alimentos e bebidas para crianças devem aumentar a uma taxa média global de 6,2% até 2033.

No Brasil, as pesquisas mostram que 65% dos pais já buscam informações na internet sobre alimentação saudável para os filhos. Entre as principais preocupações estão adquirir alimentos integrais (46%) ou orgânicos (42%). Ainda segundo os levantamentos, a busca por esses tipos de itens se dá predominantemente nos supermercados e hortifrutis.

Por Publicado em: 16 de outubro de 20240 Comentários