Festa Junina proporciona ações criativas de trade marketing nos supermercados
Apostando em novidades ou em quitutes tradicionais das festividades juninas, os supermercados chamam atenção dos clientes para produtos de comidas típicas da roça
Visando aumentar a lucratividade aproveitando as sazonalidades, as ações de trade marketing decoram e enfeitam a área de venda dos supermercados nesta época do ano. Quase rotineira aos olhos do consumidor, a iniciativa exige muita criatividade para anunciar um produto, uma campanha promocional ou até mesmo recuperar as vendas de uma categoria.
Segundo Marcelo Ermini, coordenador da pós-graduação de Gestão de Trade Marketing da ESPM, o trade marketing proporciona ao consumidor uma experiência diferenciada no ponto de venda (PDV), o que impulsiona o ato da compra, facilitando o atingimento de metas comerciais da indústria e do varejo.
“Independentemente do segmento de atuação, do porte ou da maturidade das operações de trade, sempre é possível traçar uma estratégia com informações básicas sobre produto, preço e presença, inclusive para aquelas que não ofertam seus produtos em ‘prateleiras’”, destacou Ermini.
A opção de chamar a atenção de maneira criativa, e, dessa vez, aproveitando a data da festa junina, foi o caminho escolhido pelos Supermercados Guanabara. Na unidade Tanque, a companhia apostou em criativos aparatos para vender produtos tradicionais e trazer algumas novidades.
O carrinho de guloseimas “Da Colônia” possui uma barraquinha com paçocas, pé de moleque, cocada entre outros (foto de capa). E ao lado, um carrinho de roça com doces como torrone e melaços. A empresa, que é do Rio Grande do Sul, é mais uma das que entraram na campanha pelas compras de produtos gaúchos nos supermercados.
Ao lado da “Da Colônia”, os tradicionais produtos da “Sadia”, que entraram na fase final da campanha em celebração aos 80 anos, embarcaram na festa junina do Guanabara. Nas próximas semanas, os últimos prêmios da promoção serão entregues, e é claro, a bolada de R$ 8 milhões.