Mercado de frutas em expansão: confira as estimativas do CEPEA/USP
O mercado brasileiro de frutas e legumes está em expansão, com previsão de crescimento nos próximos anos. A estimativa é de que o faturamento da categoria aumente 33% em cinco anos, de acordo com a empresa de pesquisas Mordor Intelligence. Pela análise do setor de hortifruti do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/USP), a partir de dados da Euromonitor, a tendência para os próximos anos é de que o consumo brasileiro de frutas frescas cresça mais em receita do que em volume.
O Hortifruti Cepea/USP avalia que, além do incremento da receita sobre a produtividade no médio prazo, a tendência do segmento no Brasil é de que o consumo de frutas avance ainda mais que o de hortaliças.
Agora no verão, o aumento da procura por sucos naturais, saladas e frutas in natura já foi identificado pelos associados da ASSERJ. O gerente da filial Recreio da Hortifruti, Pedro Phelipe, apurou um aumento de 25% na venda desses alimentos. “Com o clima abafado e muita gente ainda de férias aproveitando momentos de lazer, percebemos aumento nas vendas de frutas. De fácil manuseio, esses alimentos são ideais para levar para os parques e praias”, explica.
Também é possível perceber o aumento da circulação de clientes nos dias de promoção de hortifrutis nos supermercados. Não é à toa que quase todas filiais dos nossos associados têm o dia da feirinha com ofertas de frutas e legumes pelo menos uma vez por semana.
O associado Terê Frutas, como o nome já revela, tem como carro-chefe, e parte essencial da origem do supermercado, a categoria de FLV, sendo assim, as ofertas nesse setor são indispensáveis, informa o diretor do Grupo João Marcos Jr.
E no seu supermercado como estão as vendas de frutas, legumes e hortaliças?