Escola ASSERJ realiza curso de manipulação de alimentos para supermercadistas
A Escola ASSERJ realizou nesta quarta-feira, 3, um curso de manipulação de alimentos conduzido por Livia Castilho, doutora em Ciência de Alimentos e consultora ASSERJ em segurança alimentar.
O curso apontou sobre a necessidade de aprender sobre a armazenagem, manipulação e descarte correto dos alimentos no meio-ambiente. Todos os alunos foram submetidos a uma avaliação ao final da aula e puderam atestar o seu aprendizado, além de terem levado para casa um certificado de reconhecimento.
“É importante saber sobre as diligências corretas da manipulação de alimentos para evitar que haja a transmissão de doenças por contaminação de alimentos, as formas de conservá-los e as boas práticas do ambiente destinado a trabalhar com isso”, afirmou Livia Castilho.
Para a professora, as normas de vigilância sanitária existem para proteger o consumidor, mas também o trabalhador que estará exposto ao contato do alimento. “Esse cuidado precisa vir desde o campo, passando pela fábrica, pelo varejo, pelos restaurantes. Toda essa cadeia está interligada, e ela deve ser mantida e fiscalizada”, pontua.
Para a especialista, é importante que, ao receber um alimento no departamento destinado para essa ação, tenham em mente a necessidade de fazer uma checagem do clima, das condições da embalagem, da condição do alimento, entre outros critérios.
Lívia também trouxe um dado interessante. Segundo a Organização Mundial da Saúde, existem 250 tipos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) e de acordo com o Ministério da Saúde, até 2022, cerca de 45% das ocorrências de DTAs, no Brasil, entre 2011 e 2021, foram em residências, em segundo lugar, foram entre restaurantes, padarias, supermercados e outros estabelecimentos com 15%.
A especialista ainda atentou para a necessidade de deixar o consumidor participar da conscientização das normas corretas de manipulação de alimentos.
A Escola ASSERJ possui inúmeros cursos disponíveis para os profissionais do setor supermercadista. Incentive os colaboradores a procurarem, cada vez mais, instruções de como melhorar sua performance na área.