
Tarifaço pode impulsionar vendas nos supermercados? Vem conferir!

A nova política tarifária unilateral dos Estados Unidos, o tão falado e temido tarifaço, exige de todos os setores muita atenção. Porém, deve apresentar uma oportunidade para algumas áreas. A medida irá impor uma taxação de 50% sobre todas as importações para os EUA de uma lista de itens brasileiros e um dos segmentos que deve sentir forte impacto é o de alimentação fora de casa. Segundo a Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp), a estimativa é que o custo das refeições fora de casa suba até 10% a partir deste mês de agosto. Esse novo cenário pode indicar uma janela estratégica para o varejo supermercadista, então é melhor estar atento e preparado para atender a uma possível crescente demanda do consumidor: a alimentação em casa.
Refeições caseiras: hábito já em alta e que pode aumentar
O encarecimento da alimentação fora do domicílio surge em um momento em que o consumo dentro de casa já vinha ganhando força. De acordo com dados da Worldpanel by Numerator, já apresentados pela ASSERJ, no primeiro trimestre deste ano, o preparo de refeições em casa cresceu 5,5% em comparação com o mesmo período de 2024 (clique aqui para conferir). Por outro lado, o consumo fora da residência caiu 1,9%. Ou seja, a tendência já confirmada pelos números pode se consolidar com o novo contexto tarifário e econômico. "Os supermercados devem enxergar essa tendência como um convite à criatividade e inovação. Produtos que facilitam o preparo de refeições rápidas, saudáveis e saborosas têm grande potencial de venda. Além disso, kits prontos para lanches e refeições completas podem se tornar um diferencial competitivo importante.", destaca Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ.
A advogada Daniela Correa, especialista no setor varejista, analisa essa mudança no padrão de consumo, que pode se acentuar com o novo cenário econômico: "Com a alta nos preços de restaurantes, consumidores tendem a buscar alternativas mais econômicas — e cozinhar em casa é uma delas. A tendência, que já vinha ganhando força, especialmente entre as classes A e B e a Geração Z, também é influenciada pela valorização da saudabilidade e praticidade, então, produtos dessa categoria são outro ponto de atenção".
Supermercados: espaço central das novas rotinas
Com consumidores cada vez mais atentos à saúde, conveniência e custo-benefício, o varejo supermercadista reforça seu papel essencial na rotina alimentar dos brasileiros. A percepção de alimentação saudável, combinada ao envelhecimento populacional e à busca por mais praticidade, impulsionam o uso de métodos como grelhados, forno e fritadeiras elétricas, criando maior demanda de categorias de produtos que se encaixem nesse contexto.
Daniela Correa, porém, faz um alerta, é preciso estar atendo às necessidades de um possível aumento de demanda: "Uma demanda aquecida, com aumento nas compras refletindo o maior preparo de refeições em casa, pode elevar a procura por itens como legumes, frutas, ovos, frango e pratos prontos. Isso não apresenta apenas uma oportunidade, mas também um desafio, com uma eventual pressão sobre estoques e logística para atender à demanda crescente, especialmente se houver substituição em massa das refeições fora de casa".
Oportunidades para o varejo supermercadista: esteja atento
Contudo, o setor supermercadista tem uma oportunidade valiosa de reforçar seu posicionamento como o maior aliado do abastecimento da mesa do consumidor. A advogada pontua que, para que essa imagem seja preservada, é preciso ressalva aos detalhes, como melhora de canais de atendimento e, principalmente, clareza e transparência nas ofertas e preços, com especial cuidado para promoções. Ela também pontua ações comerciais e operacionais que podem atrair o público, tais como: programas de fidelidade personalizados para clientes desse segmento; investimentos em e-commerce e retirada na loja facilitando a jornada de compra e dando mais tempo ao consumidor; e aposta em marcas próprias focadas no apelo saudável e no preparo caseiro de refeições, com qualidade e preço competitivo.
"Entender essas mudanças é fundamental para manter a competividade e fidelizar ainda mais clientes. É preciso tentar sempre estar um passo à frente e para isso, além de atenção ao cenário que se desenha, é necessário analisar os dados de consumo, entender o seu cliente e a realidade do seu negócio e, sempre, se adaptar, oferecendo em seu mix aquilo que as pessoas procuram", frisa o presidente da ASSERJ. “Vale ressaltar que as negociações com fornecedores devem ser ágeis e estratégicas e, claro, monitorar estoque com mais atenção para evitar qualquer ruptura”, completa.
Portanto, nosso setor precisa estar muito atento e preparado para atender a uma demanda já crescente e que deve se acentuar em um futuro próximo. Se apresentar como uma opção para o cliente que buscará alternativas no preparo doméstico de refeições, com o aumento do custo da alimentação fora de casa, será um diferencial importante não apenas de serviço, mas de faturamento. Estudar os produtos que mais se encaixem nessa exigência do consumidor, preparar estoques, estudar promoções, tudo pode significar aumento de vendas e do ticket médio. O investimento em itens práticos, embalagens convenientes e soluções de refeição completa pode ser mais que um diferencial e sim uma forma de conquistar os clientes. O varejo supermercadista possui um papel essencial e o consumidor espera de nós soluções, qualidade e eficiência.
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