WhatsApp-Image-2025-06-13-at-10.24.38.jpeg

Do chat à compra: como o Grupo Barcelos inovou no atacado via WhatsApp e foi premiado

13/06/2025 • Last updated 5 Months

WhatsApp-Image-2025-06-13-at-10.24.38.jpeg

O Grupo Barcelos foi um dos destaques do SMART Customer 2025, um dos maiores eventos de experiência do cliente (Customer Experience – CX) da América Latina, realizado na última quarta-feira (4), em São Paulo. A rede foi reconhecida com o Prêmio SMART Customer, que valoriza iniciativas inovadoras focadas na excelência do relacionamento com clientes e colaboradores.

Promovido anualmente, o prêmio celebra cases que colocam o cliente no centro da estratégia empresarial, estimulando a adoção de tecnologias, processos e práticas de mercado voltadas para uma jornada mais fluida, intuitiva e eficiente. Nesta edição, o evento reuniu líderes e especialistas de diversas empresas da região, consolidando-se como uma vitrine de boas práticas em CX.

Entre os projetos premiados, destacou-se o case do nosso associado, Grupo Barcelos, relacionado à implementação de um chatbot integrado ao WhatsApp, desenvolvido com foco na experiência do cliente e no uso de inteligência artificial. A solução, voltada ao público B2B, foi implantada dentro da Barcelos & Cia, braço atacadista e de distribuição do grupo. Por meio dela, pequenos e médios varejistas conseguem realizar seus pedidos diretamente pelo aplicativo de mensagens, sem necessidade de acessar outros canais.

“A ferramenta é um site dentro do WhatsApp, onde a gente faz venda B2B, dentro do grupo. Ela está dentro da Barcelos & Cia, que é a nossa empresa de atacado de distribuição, e veio para nos aproximar ainda mais dos pequenos varejistas. É muito focada no varejo de até quatro checkouts e já demonstrou resultados expressivos: em cinco ou seis meses, alcançamos um faturamento de R$ 1 milhão a R$ 1,2 milhão, atendendo mais de 500 CNPJs distintos”, explica Gabriel Barcelos, diretor comercial do grupo.

A tecnologia, segundo o executivo, ajuda a reduzir a dependência da força de vendas tradicional e oferece comodidade e agilidade ao pequeno comerciante, que geralmente acumula múltiplas funções no dia a dia do negócio. “Ele pode fazer os pedidos a qualquer hora, todos os dias da semana. Isso melhora o planejamento, reduz rupturas e traz conforto ao comprador, que encontra todo o nosso portfólio com facilidade e autonomia”, detalha.

A solução também se destaca por utilizar o WhatsApp, principal canal de comunicação dos brasileiros, como ferramenta de vendas, respeitando o comportamento digital do varejista de pequeno porte. E a inovação não para por aí: segundo Barcelos, uma versão voltada ao consumidor final está em desenvolvimento.

“Depois que a gente visualizou o impacto positivo no atacado e distribuição, começamos a criar essa ferramenta também para o varejo. Ainda não está 100%, estamos finalizando o projeto. Mas já adianto que ela vai trazer um diferencial muito grande: o cliente não vai precisar baixar aplicativo nem acessar site. Ele simplesmente informa sua necessidade e consegue fazer toda a compra dentro do WhatsApp”, antecipa.

A versão B2C da solução ainda contará com inteligência artificial generativa, proporcionando uma experiência de compra ainda mais prática, responsiva e personalizada para o consumidor final.

Quer saber como implementar tecnologia de forma eficiente no seu supermercado e maximizar seus resultados?

Leia a Revista Supernegócios de junho AQUI!

  • no-related-news