
Cencosud registra crescimento expressivo em receita no terceiro trimestre de 2025

A Cencosud, empresa que controla a rede Prezunic, associada da ASSERJ, divulgou um crescimento de 5,1% em sua receita consolidada no terceiro trimestre de 2025. O resultado foi impulsionado pelo bom desempenho das operações em toda a América Latina. Excluindo os efeitos da hiperinflação na Argentina, o avanço nas vendas chega a 6,1%, na comparação com o mesmo período do ano passado.
O resultado reflete o novo plano estratégico da companhia, que vem promovendo uma transformação integral para tornar a operação mais simples, ágil e sinérgica. Entre as principais ações estão iniciativas de produtividade voltadas à simplificação de estruturas, otimização de processos e fortalecimento da competitividade. Mesmo gerando despesas extraordinárias no curto prazo com as medidas, a Cencosud segue com a aposta em ganhos de rentabilidade sustentáveis no médio e longo prazo.
Apesar do cenário econômico desafiador das Américas, a companhia registrou crescimento consistente em diversos mercados da região, dentre eles o Brasil. A Colômbia foi o principal destaque, com o maior avanço nas vendas desde 2022, resultante da adaptação de formatos e da renovação do plano de negócios. Em território brasileiro, houve melhora sequencial no indicador de Same Store Sales (SSS), além da inauguração da 39ª loja do Prezunic no estado do Rio de Janeiro, em Tingui, Campo Grande. (A ASSERJ esteve presente na abertura da unidade e contou os detalhes. CLIQUE AQUI PARA LER).
"Continuamos impulsionando nosso novo Plano Estratégico, acelerando a expansão orgânica e o fortalecimento das nossas propostas de valor com inaugurações, ampliações e remodelações de lojas e shopping centers, reforçando assim nossa presença na região", destaca Rodrigo Larraín, gerente geral da Cencosud.
O desempenho operacional também se refletiu nos resultados por país. O EBITDA Ajustado cresceu em dois dígitos no Brasil e avançou no Peru e nos Estados Unidos, impulsionado por controle de despesas e aprimoramento das propostas de valor. Já a Colômbia registrou resultado positivo em comparação ao mesmo trimestre de 2024. Por outro lado, Chile e Argentina tiveram retração, impactados pelos custos do plano de produtividade e pelo aumento geral das despesas.
Contexto global
No Chile, o aumento das vendas foi sustentado pelo avanço do canal online em supermercados e pelo bom desempenho das lojas de departamento. Na Argentina, o crescimento superou a inflação, com destaque para o desempenho das bandeiras Jumbo e das marcas próprias. Nos Estados Unidos, as vendas subiram com a expansão de 15,4% nas operações online e a abertura de novas lojas. Já no Peru, o crescimento veio das vendas digitais (+27,8% ano a ano) e da expansão do canal B2B via Metro Almacén.
O EBITDA Ajustado consolidado totalizou US$ 347 milhões, uma queda de 2,4% na comparação anual, impactado pela hiperinflação argentina e pelos gastos extraordinários com a execução do plano de produtividade.
O lucro líquido do trimestre foi de US$ 9 milhões, cerca de 90% menor que o registrado em 2024, reflexo do aumento de despesas e dos efeitos cambiais. Ainda assim, o lucro líquido distribuível acumulado no ano somou US$ 142 milhões, alta de 41,4% sobre o mesmo período do ano passado, demonstrando a resiliência e a efetividade das estratégias adotadas.
Um dos principais marcos do trimestre foi a conclusão da compra dos 33% restantes do The Fresh Market, consolidando 100% do controle da rede e fortalecendo a presença da Cencosud no mercado norte-americano.
"Em um contexto desafiador, os resultados do trimestre refletem avanços em nossa estratégia, com ajustes em formatos e propostas de valor, mantendo sempre o foco em nossos clientes e na qualidade do serviço", finaliza Rodrigo Larraín.
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