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As indulgências ficam! Percepção do cliente sobre o seu carrinho de compras. Vem saber!

30/09/2025 • Last updated 2 Months

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O carrinho de compras sempre foi um foco de atenção do consumidor. Porém, ele nunca foi analisado de forma tão criteriosa. Cada produto colocado é observado nos mínimos detalhes, com comparações de rótulos, revisão de orçamento e escolhas planejadas. Esse hábito é reflexo direto do cenário econômico, que tem pressionado o bolso de clientes e redefinido prioridades. A pesquisa "Consumo em Tempos de Inflação e Repriorização", conduzida pela Neogrid em parceria com o Opinion Box, apresenta detalhes desse comportamento.

Mais do que um recorte do momento, o levantamento apresenta como o cliente relaciona o cenário econômico e suas compras no supermercado, transformando sua relação com o consumo, tentando aliar necessidade, pequenas indulgências e poder de compra, e como isso impacta nas estratégias do varejo supermercadista e das indústrias.

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Segundo o estudo, 95% dos brasileiros perceberam aumento de preços nos últimos 12 meses. 55% ainda dizem acreditar que a alta deve prosseguir nos próximos meses. Sobre o impacto dessas percepções na jornada de compra, a pesquisa aponta que 82% dos consumidores fizeram alguma substituição de produtos por versões com preços mais baixos. Dentre os principais motivos apontados estão economizar (34%) e não conseguir adquirir as marcas preferidas (28%).

Já em relação às categorias mais afetadas pela substituição mencionada pelos entrevistados estão: produtos de limpeza (68,86%); higiene pessoal (57,06%); alimentos e bebidas (53,77%); carnes e derivados (53,04%); cosméticos (29,20%); e ovos e laticínios (28,71%). Apesar do atual contexto, o levantamento indica uma expectativa esperançosa. 63% dos consumidores estão dispostos a retomar a aquisição de produtos negligenciados se os preços retornarem aos níveis anteriores.

Christiane Cruz Citrângulo, diretora-executiva de Marketing e Performance na Neogrid, destaca: "O estudo mostra como o consumidor brasileiro está cada vez mais atento e disposto a adaptar seus hábitos de compra diante da inflação e da repriorização de gastos. Para a indústria e o varejo, entender esse movimento é essencial. Quem conseguir traduzir esses sinais em estratégias inteligentes terá condições de se conectar melhor com o shopper, oferecer alternativas acessíveis e fortalecer a relação de confiança".

Indulgências resistem: pequenos prazeres são mantidos

Apesar do orçamento mais apertado e de escolhas mais criteriosas, os consumidores ainda se permitem pequenas indulgências. De acordo com a pesquisa, 73% mantiveram produtos ou hábitos que consideram importantes para o bem-estar, ainda que mais caros do que gostariam ou poderiam pagar. Dentre os principais salvaguardados relacionados ao varejo supermercadista estão chocolates e doces (45%) e bebidas alcoólicas (19%).

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"Esses pequenos prazeres cumprem um papel emocional importante. Eles funcionam como válvulas de escape em meio à pressão financeira, permitindo ao consumidor sustentar a sensação de normalidade e bem-estar", explica Christiane Citrângulo.

Outros momentos que se mantêm preservados pelos clientes são as datas comemorativas, mesmo que sofrendo adequações orçamentárias. Segundo o levantamento, 51,3% dos entrevistados reduziram gastos, mas seguiram com o hábito de consumir em ocasiões especiais. 24% não mudaram em nada seus costumes, enquanto 19% afirmaram ter abandonado as compras para celebrar. Para os próximos meses, a projeção revela certo otimismo: 60% dos consumidores pretendem continuar realizando compras em datas especiais. Somente 16% disseram não ter planos de consumo.

A diretora-executiva de Marketing e Performance na Neogrid analisa: "Mesmo em tempos de incerteza, datas comemorativas carregam um forte simbolismo. As pessoas podem gastar menos, contudo, dificilmente abdicam de celebrar. Isso demonstra a resiliência de aspectos culturais e afetivos no nosso padrão de consumo".

O que fazer diante desse cenário?

Para o varejo supermercadista, o levantamento enfatiza a seletividade e a racionalidade cada vez mais presentes nas decisões de compra do consumidor, porém, ele ainda se mostra aberto a compras por impulso para pequenos momentos de prazer individual, revelando que, na balança do cliente, existe uma tendência ao equilíbrio de economia e indulgência. Com muita atenção, nosso setor precisa desenvolver estratégias que aliem conveniência, sensibilidade de preço e experiência de compra, fortalecendo a relação com o cliente.

  • Mix robusto de produtos acessíveis: versões econômicas e marcas próprias em categorias sensíveis à substituição, como limpeza, higiene e alimentos básicos pode impactar positivamente no ticket-médio;
  • Valorizar indulgências: destacar os itens mais considerados pelos clientes, como chocolates, doces e cervejas, em ações promocionais reforçam a percepção de atenção com o momento do cliente, fortalecendo o vínculo emocional;
  • Atenção às datas comemorativas: a maioria dos consumidores afirma que, ainda que o orçamento seja menor, ocasiões de celebração seguem fortes. Montar campanhas temáticas e kits promocionais pode estimular as compras para essas situações;
  • Reforçar ações de trade: parcerias com a indústria podem garantir preços mais competitivos e sortimento ajustado tanto à realidade, quanto à percepção do cliente.

É preciso que o varejo supermercadista tenha especial atenção aos sentimentos e visões dos consumidores sobre suas jornadas de compras. Iniciativas planejadas e estruturadas podem ser o trunfo do nosso setor para responder às mudanças no comportamento e transformar o que antes seriam desafios em oportunidades de crescimento.

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