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Indústria em cena
Já transformou sua parreira em oportunidade com a Tramontina?
A Tramontina vem consolidando o “Festival de Frigideiras” como uma ação estratégica no varejo, reforçando sua presença no segmento de autosserviço com criatividade e inovação. A campanha reaproveita as tradicionais estruturas de exposição de ovos de Páscoa — conhecidas como parreiras — para destacar frigideiras e utensílios relacionados, em uma proposta visualmente atrativa e funcional para o ponto de venda. A iniciativa permite apresentar um mix variado de frigideiras, classificadas por faixa de preço, tipo de uso e necessidades específicas dos consumidores. A ação também reforça o conceito da marca: "A frigideira certa faz toda a diferença." Segundo André Savi, gerente de vendas da Tramontina para autosserviço na região Sudeste, o objetivo é ir além da exposição de produtos. “Queremos ampliar a visibilidade da marca e oferecer uma experiência diferenciada e relevante aos consumidores, além de fortalecer nossa parceria com os clientes do setor supermercadista”, afirma. De acordo com Savi, o “Festival de Frigideiras” tem gerado resultados expressivos. “Essa ação sazonal tem ótima adesão e contribui para diluir os custos das parreiras montadas na Páscoa, ao transformá-las em um bazar atrativo que engaja. O retorno é uma das melhores margens da categoria”, destaca. A campanha, que teve início em 2017, já rendeu diversos cases de sucesso em parceria com varejistas. A curadoria dos produtos apresentados valoriza a funcionalidade de cada modelo. Frigideiras tradicionais, ideais para o dia a dia, são indicadas para grelhados, panquecas, ovos e frituras. Já as opções especiais oferecem desempenho superior no preparo de pratos mais elaborados, como risotos, legumes salteados, frutas flambadas e carnes seladas.
30/05/2025
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Economia
Brasil conquista 5ª maior alta do PIB mundial no 1º trimestre e aquece expectativas do varejo supermercadista
O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 1,4% no primeiro trimestre de 2025 em relação aos três meses imediatamente anteriores, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados hoje (30). Com esse desempenho, o Brasil alcançou a 5ª maior alta do PIB entre 49 países monitorados globalmente, superando economias como Estados Unidos, China, Alemanha, França e Reino Unido. O valor total no período atingiu R$ 3 trilhões, resultado que anima setores estratégicos da economia, incluindo o varejo supermercadista. Segundo o consultor econômico da ASSERJ, William Figueiredo, o resultado deve impulsionar o otimismo no varejo de supermercados. “Esse crescimento coloca o Brasil em posição de destaque e reflete uma recuperação importante da confiança dos consumidores e das empresas. Isso tende a criar um ambiente de negócios mais favorável”, analisa. Para Figueiredo, a alta do PIB deve estimular investimentos no setor. “Com a economia crescendo, as redes supermercadistas têm mais segurança para ampliar estoques, investir em novas lojas e fortalecer parcerias com fornecedores. Esse ciclo de crescimento ajuda a gerar mais empregos e a movimentar a cadeia produtiva, beneficiando desde a indústria até o consumidor final”, acrescenta. Os dados mostram ainda que, no ranking global, o país que mais cresceu no período foi a Irlanda, com alta de 3,2%. Em contrapartida, a Indonésia apresentou o pior resultado, com queda de 1%. Nos Estados Unidos, a maior economia do mundo, o PIB encolheu 0,2%, ficando em 38º lugar. A média de crescimento dos países do G7 — grupo que reúne as principais economias desenvolvidas — foi de apenas 0,2%, enquanto a média dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) chegou a 1,3%.A expectativa agora é que o avanço do PIB brasileiro seja sentido de forma mais direta nos supermercados ao longo dos próximos meses, ajudando a consolidar um cenário de retomada e crescimento para o varejo. O diretor-geral do DOM Atacadista,Caio Lira, está otimista em relação aos próximos meses. “O segundo semestre do ano sempre é um período de vendas muito aquecido, principalmente a partir de 15 de agosto, quando começa o calendário festivo do aniversário do DOM. Então, agosto, setembro e outubro são meses que a gente prepara as melhores ofertas. Somado ao resultado da economia como um todo a tendência é de que as pessoas estejam mais confiantes para consumir e aproveitar as promoções. E, claro, isso também cria oportunidades pra gente ampliar o mix de produtos, melhorar ainda mais o atendimento e entregar mais valor pro nosso cliente”, conclui Lira.
30/05/2025
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Redeconomia SuperPax reinaugura loja em Inhaúma e implementa self checkout!
A rede de supermercados SuperPax acaba de reinaugurar sua unidade em Inhaúma, zona norte do Rio de Janeiro. A loja, a quarta da rede, passou por uma ampla reforma e agora oferece mais conforto, modernização e um mix ainda mais completo de produtos para os consumidores da região. Com aproximadamente mil metros quadrados de área, a unidade foi completamente revitalizada e ganhou novos espaços como açougue com tendal, padaria ampliada e hortifruti mais espaçoso. A loja também passou a contar com self-checkout, recurso que visa oferecer mais agilidade ao consumidor no momento da compra. “A gente está muito feliz com a reinauguração da nossa loja de Inhaúma, que era a que estava há mais tempo sem reforma. Agora, demos um verdadeiro banho de loja nela. Está tudo novo, mais amplo e com muito mais conforto para o cliente circular melhor”, comemora Ricardo Marcolan, diretor da SuperPax. Entre as principais melhorias, o executivo destaca o novo açougue com tendal, onde o cliente pode escolher a carne que deseja e ter o corte feito na hora. “Se quiser a carne moída na hora, a gente moe. Tudo fresquinho, do jeitinho que o cliente quer”, afirma Marcolan. A padaria também foi reformulada e passou a oferecer produtos frescos, com maior variedade e produção própria. Tudo para oferecer uma experiência de compra completa. O hortifruti também ganhou novo espaço, com itens frescos e opções práticas como saladas de fruta e folhas já higienizadas. Já no setor de laticínios, a expansão aumentou a oferta de frios fatiados e iogurtes. Além da infraestrutura, a loja também foi responsável por ampliar o quadro de funcionários. “Com a reforma, tivemos um aumento de 20 a 30% nos empregos. Hoje temos quase 130 pessoas trabalhando na loja”, destaca o diretor. Segundo Marcolan, foram investidos cerca de R$ 4,5 milhões na modernização da unidade. “A gente vem para a região com força. Sabemos da concorrência, mas queremos trazer qualidade, frescor e preço justo. Afinal, somos uma rede de economia, tudo pensado para o cliente economizar mais.” Com um mix de mais de 7 mil produtos, a loja repaginada da SuperPax foi pensada para atender diferentes perfis de consumidores, oferecendo variedade, qualidade no atendimento e uma experiência de compra moderna e prática. “Temos sete caixas tradicionais e dois self-checkouts, que são uma novidade para o bairro e trazem mais agilidade para quem está com poucos itens”, explica Ricardo Marcolan, diretor da rede. “Além disso, contamos com 25 vagas de estacionamento bem em frente à loja, o que facilita o acesso do cliente”, completa. A ASSERJ deseja sucesso e ótimas vendas!
30/05/2025
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Economia
Rupturas têm leve queda, mas vilões persistem. Vem saber quais são!
O Índice de Ruptura da Neogrid, que monitora a falta de produtos nas gôndolas dos supermercados brasileiros, registrou leve queda em abril e fechou o mês em 12%. A retração de 0,2 ponto percentual em relação a março representa o menor índice dos últimos 12 meses. Apesar do alívio no cenário geral, itens básicos como arroz, açúcar e feijão voltaram a apresentar alta na indisponibilidade, reacendendo o alerta para o abastecimento de alimentos essenciais. A análise revela que a redução na ruptura geral foi influenciada pela queda nas vendas em volume entre março e abril, mas ainda assim, as falhas no abastecimento de itens de alto giro preocupam. “As oscilações refletem a complexidade logística na reposição de produtos. É preciso maior integração entre indústria, varejo e operadores logísticos, com foco em visibilidade de estoques e respostas ágeis às variações sazonais”, afirma Robson Munhoz, diretor de Relações Corporativas da Neogrid. Ovos seguem com a maior taxa de ruptura Mesmo com leve recuo na indisponibilidade, passando de 24,5% em março para 24,1% em abril, a categoria de ovos segue liderando o ranking de ruptura. A oferta continua pressionada por exportações e desafios logísticos, o que mantém o alerta no setor varejista. "Os preços também variaram: ovos vermelhos subiram 2,84%, os de codorna em conserva aumentaram 0,75%, enquanto o ovo branco teve leve queda de 1,23%, saindo de R$ 14,62 para R$ 14,44. Já os ovos caipiras caíram de R$ 17,39 para R$ 17,22", revela Robson Munhoz. Açúcar e arroz voltam a subir na ruptura O açúcar apresentou alta na ruptura, passando de 7,3% para 7,9%. O aumento ocorre no início da safra de cana, com a produção ainda insuficiente para atender à demanda por açúcar cristal de melhor qualidade, segundo o Cepea/Esalq-USP. Nos preços, o açúcar refinado subiu de R$ 4,74 para R$ 4,80; o mascavo foi de R$ 21,87 para R$ 22,10; e o cristal, de R$ 4,48 para R$ 4,50. Os açúcares especiais foram a exceção, com queda de R$ 20,98 para R$ 19,78. "Já o arroz, que havia atingido em março o menor índice de ruptura dos últimos 12 meses (7%), voltou a subir para 7,7% em abril. A queda de preços, que impulsionou a demanda, contribuiu para esse movimento. O arroz branco caiu de R$ 6,59 para R$ 6,24, menor valor desde abril de 2024. O tipo integral teve queda de 3,66% e o oriental, de 6%", destaca Robson Munhoz. Feijão e café mostram comportamentos distintos O feijão teve leve alta na ruptura, de 6,4% para 6,6%, em um mês marcado por redução de estoques e vendas. O tipo carioca ficou 2,81% mais caro, enquanto os tipos preto e vermelho recuaram 3,27% e 0,95%, respectivamente. "Por outro lado, o café apresentou a maior melhora no índice de ruptura, passando de 10,4% para 9,7%. Graças ao reforço nos estoques, mesmo com queda nas vendas. No entanto, os preços seguem pressionando o consumidor: o quilo do café em pó subiu de R$ 71,82 para R$ 75,97, e o café em grãos disparou de R$ 120,71 para R$ 131,10", analisa. LEIA MAIS: Quadrimestre histórico na geração de empregos no setor supermercadista do estado do Rio de Janeiro
29/05/2025
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Indústria em cena
A Monster Energy está nas suas gôndolas?
A Monster Energy Brasil tem ampliado sua presença nos pontos de venda, especialmente nos supermercados, com estratégias que vão além da simples exposição de produtos. A marca tem investido em ações promocionais e experiências imersivas para atrair e engajar os consumidores diretamente nas gôndolas — e também nas geladeiras, onde seus energéticos ficam à disposição para consumo imediato ou para levar. Nos corredores refrigerados, os produtos Monster ganham destaque com seu visual marcante e apelo voltado para quem busca praticidade no dia a dia. “Nossa proposta é estar onde o consumidor está, oferecendo conveniência e uma experiência completa — desde a ambientação no ponto de venda até o momento do consumo”, explica Marcio Avólio, diretor de Marketing da Monster Energy Brasil. Para reforçar essa conexão com o público, os supermercados receberam materiais temáticos como standees, topos de ilha, bobinas, gôndolas personalizadas, ilhas e displays estilizados. Esses elementos visuais foram projetados para transportar o consumidor ao universo da marca desde o momento em que entra na loja. “A Monster Energy Brasil busca não apenas aumentar sua visibilidade nas gôndolas e geladeiras, mas também criar uma relação mais próxima e significativa com seus consumidores, transformando a simples compra de um energético em uma experiência memorável”, completa Avólio.
29/05/2025
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Quadrimestre histórico na geração de empregos no setor supermercadista do estado do Rio de Janeiro
O setor supermercadista do Estado do Rio de Janeiro segue aquecido em 2025 e acaba de registrar seu melhor desempenho no mercado de trabalho em quase duas décadas. Segundo levantamento da ASSERJ, com base em dados do Novo Caged, os supermercados fluminenses abriram 874 postos de trabalho com carteira assinada em abril — o maior saldo mensal do ano e o terceiro mês consecutivo de crescimento. O resultado contrasta fortemente com abril de 2024, quando o setor havia encerrado 177 vagas. Para o consultor econômico da ASSERJ, William Figueiredo, os números refletem uma recuperação importante da atividade. "O desempenho do setor supermercadista vem se destacando como um ponto de estabilidade no mercado de trabalho fluminense. Mesmo em um cenário macroeconômico desafiador, conseguimos fechar o quadrimestre com o melhor resultado da série histórica iniciada em 2007 de geração de empregos", avalia. Quadrimestre histórico em geração de empregos Entre janeiro e abril, os supermercados do Rio de Janeiro acumularam saldo positivo de 1.074 empregos formais — quatro vezes mais que o mesmo período de 2024, que registrou apenas 267 vagas. "Esse avanço é resultado direto do investimento contínuo em expansão de lojas, melhoria no atendimento e digitalização das operações, que têm demandado mais mão de obra qualificada", destaca Figueiredo. Em âmbito nacional, o setor também apresentou desempenho positivo: 8.748 vagas formais abertas em abril e 5.955 no acumulado do ano, revertendo o cenário negativo do ano anterior, quando o país havia fechado 1.925 postos até abril. O Rio de Janeiro foi o quarto estado com maior número de vagas abertas no mês de abril, atrás apenas de São Paulo (+2.419), Minas Gerais (+1.165) e Paraná (+1.030). No acumulado do ano, o estado aparece em terceiro lugar no ranking nacional, ficando atrás de São Paulo (+1.292) e Paraná (+1.161).
29/05/2025
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Associados em foco
DOM Atacadista inaugura 23ª loja em Bangu e mira expansão
O DOM Atacadista inaugurou nesta quarta-feira (29) a primeira unidade em Bangu, na Zona Oeste do Rio. Localizada na Avenida Brasil, nº 32.238, a nova loja faz parte do plano de expansão da rede, que já conta com 23 filiais no estado. Com uma área de vendas de 5 mil m² e 23 caixas de checkout, a nova unidade promete oferecer uma experiência de compra ágil e confortável. O amplo estacionamento, com 400 vagas, complementa a comodidade para os clientes. A operação também gera mais de 300 empregos diretos e indiretos na região, fortalecendo a economia local. “Essa loja foi um projeto pensado com muito carinho para a população de Bangu e arredores. A Avenida Brasil é uma artéria importantíssima que conecta diversos pontos da cidade, como Campo Grande e Realengo. O DOM Atacadista quer estar presente onde o cliente está e oferecer um mix de produtos e preços que atendam às necessidades da região”, afirmou Caio Lira, diretor-geral do DOM. Segundo ele, a loja de Bangu conta com um sortimento de 9 mil a 9,5 mil skus, incluindo açougue, hortifrúti, padaria e um bazar com mais de 1.500 itens. “O DOM sempre busca ser competitivo, oferecendo preços acessíveis e produtos de qualidade para o consumidor”, disse Lira. Já pensando nos próximos passos, o executivo adiantou que a rede deve abrir uma nova loja em Nova Iguaçu nos próximos 30 a 40 dias. “Será nossa quinta loja na Baixada Fluminense”, revelou. Cortes nobres no açougue Para a inauguração, a Friboi também aposta alto. “A expectativa é muito boa, principalmente com a linha Reserva, que trabalha carnes maturadas e cortes nobres, além do atendimento diferenciado. O consumidor vai perceber a maciez e a qualidade”, destacou Sherman Atheniense, gerente comercial da Friboi. Ele explicou que a Friboi treina a equipe do DOM Atacadista para garantir o melhor serviço possível no açougue. Valorização de pessoas O gerente da nova unidade, Yago Gonçalves, começou como repositor na empresa e hoje lidera a equipe em Bangu. “O DOM sempre me abraçou, desde o começo. A melhor sensação para mim é promover as pessoas e ver o crescimento delas”, afirmou. Benefícios para o cliente Os clientes também têm acesso ao Cartão de Crédito Alvo, que oferece preços de atacado para qualquer quantidade, parcelamento em até 3x sem juros e prazo de pagamento de até 40 dias. além disso, o clube de vantagens “Meu Dom” dá direito a wi-fi ilimitado e ofertas exclusivas. Fundado em setembro de 2019, o DOM Atacadista oferece mais de 10 mil itens de grandes marcas em categorias como mercearia, perecíveis, bazar, higiene e bebidas. Para mais informações, basta acessar domatacadista.net.
29/05/2025
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Associados em foco
Red Bull promove encontro estratégico com lideranças do Supermarket Alvorada
A Red Bull realizou, nesta terça-feira (27), a segunda edição de um encontro exclusivo voltado a fortalecer a parceria com o Grupo Alvorada. Cerca de 50 participantes — incluindo times de CRM e endomarketing, além de gerentes e subgerentes das lojas das áreas II (10 filiais) e III (23 filiais) do Alvorada Supermarket — se reuniram no escritório regional da Red Bull, no Rio de Janeiro. Na pauta do evento, foram abordados temas como dados sobre a categoria de energéticos, performance do Grupo Alvorada, estratégias de execução em loja e orientações para harmonização. Logo na abertura, os participantes conheceram números que comprovam a força do segmento, como, por exemplo, que a categoria de energéticos cresce acima das demais bebidas, alcançando um aumento de 27% nas vendas nos últimos cinco anos. A previsão para os próximos anos é ainda mais animadora: até 2028, o mercado deve crescer 81,5%, impulsionado por novos consumidores e ocasiões de consumo variadas. Entre as novidades, a empresa destacou o crescimento de seu portfólio de sabores sem açúcar, como o Red Bull Pomelo e o Red Bull Amora, e também de um novo sabor que chegará ao mercado como um lançamento de inverno. Para Rodrigo Fonseca, gerente de Marketing do Grupo Alvorada, o encontro foi uma oportunidade de alinhar estratégias e compartilhar boas práticas entre as equipes. “Esses momentos de troca com a Red Bull são fundamentais para reforçar a parceria e aprimorar a execução nas lojas. Tivemos acesso a dados valiosos que vão ajudar muito no nosso dia a dia, principalmente no que diz respeito à exposição e ao incentivo de novas ocasiões de consumo”, afirmou o executivo. Rodrigo também destacou a força do Alvorada na região: “Hoje, nossas unidades recebem mais de 400 mil pessoas por mês nas 32 lojas e já estamos prontos para inaugurar mais uma em Macaé, no mês de junho. Esse trabalho em parceria faz toda a diferença para continuarmos crescendo e oferecendo cada vez mais novidades aos nossos clientes.” Com troca de experiências e dados valiosos na mesa, a expectativa é que a união entre a Red Bull e o Grupo Alvorada continue rendendo bons resultados e impulsionando ainda mais o consumo de energéticos no varejo.
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