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Por dentro da asserj
Conselho Diretor da ASSERJ discute pautas do setor e recebe presidente da Vigilância Sanitária do Rio
A reunião foi palco de grandes debates sobre o setor supermercadista para garantir sempre a segurança e a satisfação dos clientes Temas relevantes para o setor de supermercados como prevenção de riscos sanitários, indicadores econômicos e produtos inovadores para rechear as gôndolas estiveram na pauta da reunião mensal do Conselho Diretor da ASSERJ, realizada na quarta-feira (26), no Windsor Barra Hotel. O encontro contou com a presença maciça dos conselheiros, representantes das 30 maiores redes supermercadistas. Na ocasião, a presidente do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (Ivisa-Rio), Aline Borges, apresentou dados do REPA - Registro de Estabelecimento de Produção Agropecuária - imprescindível para aqueles setores que trabalham com manipulação de alimentos. Ela chamou a atenção para cumprimento dos prazos e o registro correto dos produtos. "O nosso objetivo não é prejudicar, é auxiliar nas melhores práticas de gestão e prevenção de riscos sanitários", disse Aline. O presidente Fábio Queiróz reiterou a necessidade dos colaboradores, responsáveis técnicos dos supermercados, fazerem o curso de higiene e manipulação de alimentos, que a Escola ASSERJ oferece gratuitamente aos associados, com turmas mensais. Ele ressaltou a qualificação do atual corpo técnico de fiscalização do Ivisa-Rio que "faz um trabalho inquestionável para garantir o que nós também queremos, que é a segurança e a satisfação dos nossos clientes. É lei, todo colaborador que manipula alimentos e todo gerente geral têm que fazer a capacitação", afirmou. Também foram apresentados dados econômicos compilados pelo consultor da ASSERJ, William Figueiredo, que evidenciam a boa performance do ERJ na contratação de mão de obra, no acumulado até abril de 2024. De acordo com o Caged, os supermercados fluminenses tiveram saldo positivo de 333 empregos, ao contrário de 2021, 2022 e 2023. Os donos das 30 maiores redes de supermercados tiveram a oportunidade de conhecer e experimentar produtos inovadores prontos para ocupar gôndolas e refrigeradores dos supermercados, durante o ASSERJ EXPERIENCE. As empresas Oh Água e Pamunã Alimentos promoveram degustação com a apresentação dos produtos para o seleto grupo de decisores. Márcio Gonzalez falou sobre a reinvenção da água que produz, em Itaboraí. Com propriedades alcalinas, a Oh Água transformou o líquido num super alimento com maior poder de hidratção e saciedade. Já o proprietário da empresa mineira Pamunã Alimentos, Samuel Sacomã, apresentou o café Vó Tiana e quitutes práticos e saborosos: pamonhas doces e salgadas prontas de porções individuais em embalagens plásticas. Basta colocar na água fervente e pronto, saborosas pamonhas para todos os gostos. O ASSERJ EXPERIENCE é um encontro de conexão de ideias, conceitos, oportunidades de desenvolvimento, inovações e estratégias para impulsionar os negócios. Sua empresa pode apresentar produtos ou serviços por meio de experiências de marca para o nosso Conselho Diretor. Entre em contato com o nosso comercial (21) 98393-0197
26/06/2024
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Economia
Supermercados do RJ têm previsão de aumento nas vendas no próximo trimestre
Dados levantados pelo Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo apontam bom ritmo de vendas para os supermercados O Índice Antecedente de Vendas do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV) com base nos dados do IBGE apontou para o resultado positivo dos supermercados nos próximos meses, com previsão de crescimento de 6,9% em junho, 6,1% em julho e 6,8% em agosto, sempre em relação aos mesmos meses do ano anterior. Em maio, houve alta de 6,1%. As projeções são feitas a partir dos dados individuais que cada empresa associada ao IDV informa em relação à sua expectativa de faturamento para os próximos três meses. Esse conjunto de empresas que compõe o índice possui representantes em todos os setores do varejo e representa, aproximadamente, 20% das vendas no varejo brasileiro. No setor de supermercados, hiper, alimentação, bebidas e fumo, maio teve alta de 4,8% em relação ao mesmo mês de 2023. Para os próximos três meses, as previsões são de alta de 7,9% em junho, 5,2% em julho e 7,1% em agosto. "É importante que continuemos com o ritmo positivo no setor supermercadista, garantindo bons números para o varejo do Rio de Janeiro", comentou Fábio Queiróz, presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro.
26/06/2024
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Saiba os números de furtos internos nos supermercados
Dados compilados no Smart Market da Abras 2024 dão conta do tamanho do dano causado pelos furtos internos nas redes de supermercados A Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe) divulgou em seu site oficial um número interessante sobre o elevado índice de perdas causadas pelos furtos internos dentro dos supermercados. Segundo a 6ª Pesquisa de Perdas do Varejo Brasileiro, elaborada pela Abrappe, em 2022 os furtos totalizaram cerca de 26,2% das perdas (16,6 de furtos externos e 9,6 de furtos internos). Esse elevado número fica abaixo apenas dos erros operacionais, que concentram 28,7%. De acordo com o último estudo de eficiência operacional do Smart Market da Abras 2024, feito pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), os furtos internos apresentaram um índice de oportunidade de eficiência operacional de 23% (17%, em 2023). No panorama geral, o índice de eficiência no varejo alimentar apresentou queda de 98,21% em 2023 para 98,13% em 2023. Na análise dos números apresentados pela Abrappe, alguns itens "surgiram como favoritos a furtos pelo valor agregado e facilidade de venda no mercado paralelo: café, azeite, shampoo, condicionadores, chocolate, cerveja, refrigerante, bebidas destiladas, tabaco e carnes nobres", afirmou Emerson Freitas, conselheiro da Abrappe. Segundo o especialista em Prevenção de Perdas, esses produtos podem ser facilmente escondidos em bolsas, mochilas e bolsos, dificultando o monitoramente por parte do time de prevenção de perdas. Além disso, segundo a pesquisa, outras forma de mapear os furtos internos puderam ser identificadas como: violação de embalagens (o funcionário pode retirar ou substituir o conteúdo de embalagens), contagem incorreta (colaborador pode entregar um número inferior do que foi registrado), peso adulterado (na pesagem, o funcionário pode alterar o peso da mercadoria) e empilhamento falso (entregador monta uma camada de produtos a menos do que foi contratado). Segundo Emerson Freitas, uma das formas mais eficientes de ter sucesso na Prevenção de Perdas são medidas básicas. “Normalmente o confinamento, ou seja, estanterias ou armários de exposição com controle de acessos, sistemas eletrônicos de proteção e uma exposição mais comedida”, pontua. Um outro caminho interessante é usar a tecnologia como aliada direta nessa luta. “Também é preciso sempre investir em agentes de prevenção bem treinados e instruídos, manter os times de lojas aculturados à gestão de riscos e prevenção e promover campanhas de engajamento e reconhecimento”, completa.
26/06/2024
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Mantiqueira faz o maior investimento na categoria de ovos no Brasil
A marca Happy Eggs, de galinhas livres, lança sua 1ª campanha publicitária Conhecida por sua dedicação às galinhas livres, a Happy Eggs está lançando sua primeira campanha publicitária, estabelecendo um novo marco na indústria de ovos do Brasil. Com aporte de R$ 30 milhões - o maior investimento em marketing na categoria de ovos do país - a campanha promete impactar o mercado e os consumidores, destacando os valores de bem-estar animal e de qualidade, considerados a essência da marca. Desenvolvida em parceria com a agência anacouto, especializada em branding, a campanha da Happy Eggs visa não apenas aumentar sua visibilidade, mas também educar e conscientizar o público sobre a importância de escolhas alimentares responsáveis e sustentáveis. Estão previstas parcerias com os principais varejistas do Brasil para a divulgação da campanha dentro dos supermercados, com a realização de ações promocionais de conscientização dos consumidores sobre a importância do bem-estar animal na produção de ovos. "Esse investimento de R$ 30 milhões representa um marco significativo para a categoria de ovos no Brasil, pois será o maior aporte da história da publicidade neste setor, para consolidar a estratégia de fortalecer nossa imagem, como referência em ovos de galinhas livres", reforça André Carvalho, diretor de marketing da Mantiqueira Brasil. Segundo pesquisas de mercado com clientes e consumidores, realizadas pela Mantiqueira Brasil, para avaliar o entendimento do consumidor em relação às galinhas criadas livres; 62% dos entrevistados responderam se importar com as condições de criação das galinhas e 82% acreditam que galinhas livres produzem ovos de melhor qualidade. Na categoria reconhecimento, Happy Eggs já é a marca mais conhecida no segmento e quase seis vezes mais preferida entre os consumidores. A campanha estreia estrategicamente no intervalo do Fantástico e terá exibição em cidades do Sudeste (incluindo o Rio de Janeiro), além de Brasília. O robusto plano de mídia contempla novelas e programas como Caldeirão do Mion, Domingão do Huck, além de canais fechados como Sport TV, Home & Health e o programa Masterchef Brasil, GNT, entre outros. No ambiente digital, estará presente no TikTok, YouTube e nas redes sociais Happy Eggs. A marca terá conteúdos publicados por influenciadores digitais ligados a temas como alimentação, saúde, esporte e lifestyle como Paola Carosella, a nutricionista Andréa Santa Rosa. Mídias OOH e DOOH também estão previstas, além de móveis expositores exclusivos.
26/06/2024
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Associados em foco
No Pão de Açúcar do Leblon, fazer compras é um programa legal
Além de abastecer a geladeira, os clientes aproveitam os confortáveis espaços de convivência para almoçar ou tomar um saboroso café Em 3 mil m² de área de vendas, a filial do Pão de Açúcar Leblon (R. José Linhares, 245) é luxo de supermercado, bem de acordo com o perfil da clientela classe A, que frequenta a loja. Ambiente climatizado, finamente decorado com muita divulgação digital, áreas gourmet e espaços de trade amplos e sofisticados. São mais de 18 mil produtos à venda, 15 checkouts com operadoras e seis self checkouts, mais de 100 câmeras de segurança e 191 funcionários, incluindo atendentes de clientes, um nutricionista e dois sommeliers. A loja ainda oferece comodidades como caixa eletrônico Banco 24 Horas, banheiros feminino e masculino e PCD, elevadores para o estacionamento que conta com 180 vagas. O gerente do Pão de Açúcar do Leblon Kleber Silva dos Santos, há dois anos na função, revela que a categoria que mais vende na filial é a de queijos especiais nacionais e importados. O gerente atribui o sucesso da categoria à atendente de cliente que fica diariamente na seção orientando os consumidores. “Vinhos também têm muita saída e dois sommeliers auxiliam na escolha dos mais de 100 rótulos disponíveis”, afirma. Na padaria, os campeões de venda são os pães franceses, que precisam de pista quente para manter o produto na temperatura e crocância ideais, além da linha rústica com artigos importados. Os sortimentos de croissant e itens da confeitaria fresca também atraem os clientes. Monetização com Retail Media O gerente aproveita bem a frequência de mais de duas mil e 500 pessoas por dia para investir nas ações de retail media. “Trabalhamos muito o Retail Media (RM) na nossa loja em parceria com a indústria. Fazemos muita divulgação digital nos nossos telões de led e adesivação nos banheiros. A Ambev é uma grande parceira, com exposição na frente da loja, na parede lateral e na entrada. A ideia é ampliar o RM para outros players. Gera rentabilidade para a loja com resultados em linha direta. As pontas de gôndolas são negociadas, assim como as posições na entrada. Monetizamos todos os espaços da nossa loja”, comenta. Sobre o perfil dos clientes, Santos revela que “no período da manhã a frequência é maior de idosos, já por volta de meio dia, uma hora, recebemos muitos alunos e pais que vêm almoçar na saída dos colégios”. De acordo com ele, o supermercado é acessível e confortável para os mais diversos públicos. “Nossa filial possui 180 carrinhos de compras, alguns são pequenos sinalizados com bandeirinhas para serem empurrados por crianças. Ainda não temos carrinhos adaptados para pets, porém nossa loja oferece a comodidade da casinha eletrônica, uma espécie de gaiola canil, na entrada da loja para acomodar os animais na hora das compras”, afirma. Alguma dúvida que fazer compras é um programa legal?
25/06/2024
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Chocolates Garoto anuncia troca temporária de nome
Efeito Rio Grande do Sul: empresa anunciou que mudará o nome de sua embalagem icônica pela primeira vez na história A gigante do chocolate brasileiro Garoto anunciou, nesta terça-feira (25), que, pela primeira vez, mudará deu nome temporariamente para 'Guri' durante o mês de julho. É a primeira vez que a empresa, nos seus 95 anos de fundação, realiza ação dessa magnitude. Segundo a Garoto, a decisão tem como objetivo celebrar a Semana Farroupilha e ação será realizada exclusivamente no Rio Grande do Sul. A homenagem ao estado recentemente tão castigado pelas enchentes, se dará na embalagem do tradicional chocolate ao leite. Não apenas o nome, mas o design do pacote terá associações à cultura gaúcha. A companhia divulgou que parte dos lucros da edição limitada do 'Guri', será revertida para doações a ONG Habitat para Humanidade, que está implementando ações de socorro aos atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul. “A região Sul é de extrema importância para a categoria de chocolates, especialmente para a Garoto. A edição especial ‘Guri’ foi criada para celebrar a cultura e as tradições gaúchas, refletindo todo o carinho e o respeito que temos pelo povo local", afirmou Mariana Marcussi, Diretora de Marketing de Chocolates da Nestlé. 'Guri' é um termo usado com frequência pelos gaúchos para se referir a garoto, e é aplicado em diferentes contextos pela cultura brasileira. "Sentimos uma grande satisfação em saber que este produto, além de homenagear a cultura local, permitirá que a marca retribua o carinho recebido, ajudando quem mais precisa de apoio nesse momento”, completou Marcussi. Uma pena que as unidades da edição limitada não chegará às gôndolas do Estado do Rio de Janeiro. Mas não poderíamos deixar de divulgar algo tão bacana realizado por uma importante indústria.
25/06/2024
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Por que a Nvidia está tão interessada no varejo?
Gigante da tecnologia está ampliando seu portfólio de serviços para o varejo e pretende incorporar a Inteligência Artificial na operação. Entenda! A Nvidia alcançou, na última semana, o posto de empresa mais valiosa do mundo, custando a incrível bagatela de 3,3 trilhões de dólares. E parte desse faturamento vem da divisão Nvidia IA Enterprise, que decidiu apostar as fichas no varejo, abocanhando um importante mercado. Um dos objetivos da divisão é oferecer solução para reduzir os chamados 'shrinkage', conhecidos como pequenos furtos ocorridos nas lojas, um dos vilões da margem de lucro dos supermercados. Segundo a empresa, os prejuízos desses atos custam cerca de 100 bilhões de dólares em todo o mundo. "É importante fazer a proteção dos ativos por meio de câmeras", explica Alaor Garcia, especialista em IA da Nvidia. Essa ferramenta, que segue a vertente 'Intelligent store' (lojas inteligentes, em português), oferece serviços que permitem a utilização da inteligência artificial para potencializar a experiência de compra e a gestão. Como funciona? Com base na análise de dados e do espaço físico das lojas, a IA utiliza uma visão computacional oferecendo ao lojista soluções e relatórios para mapear o tráfego da loja e sugerir mudanças nas localizações dos produtos de forma estratégica para minimizar a possibilidade de furto. Atuando, portanto, como uma prevenção. A ideia é implementada a partir de códigos pré-treinados com imagens dos produtos mais roubados. O programa reconhece o item por diferentes cores, formas e tamanho. Uma outra opção defendida pela empresa é o posicionamento de câmeras de vigilância, que garantem o monitoramento dos produtos sem rastrear o comprador, garantindo sua identidade. Assim, o 'alvo' é acompanhado pela IA que identifica o potencial 'furto'. Nesses casos, os supermercados têm suas políticas de ações para abordar o cliente. Supermercadistas, muitas ferramentas de IA estão chegando para auxiliar a dura rotina de operação. Fiquem atentos às opções do mercado e veja quais delas podem se aplicar ao seu negócio. IA veio para ficar e quem não estiver atento aos benefícios dessa inovação vai perder ótimas oportunidades de melhorias nos seus negócios e, até mesmo, ficar para trás. Nós, da ASSERJ, estamos sempre atentos trazendo as informações para vocês!
25/06/2024
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Danone inova e lança programa global de desenvolvimento de habilidades de IA
Para enfrentar os desafios do futuro do mercado de trabalho, empresa anuncia investimento global de 100 milhões de euros em programa de treinamento para mais de 100 mil colaboradores em todo o mundo No coração da revolução das habilidades da Inteligência Artificial (IA), a Danone, líder global de alimentos e bebidas, está se preparando para enfrentar os desafios do futuro do mercado de trabalho com um programa inovador lançado globalmente. Chamado DanSkills, o treinamento tem dois objetivos principais: capacitar mais de 100.000 Danoners (pessoas que trabalham na empresa) em todo o mundo para os empregos do futuro e atrair novos talentos. Até 2030, a Danone planeja realocar um milhão de horas de treinamento ao ano para ajudar sua equipe a aprender as habilidades do futuro. O projeto prevê um investimento de 100 milhões de euros e, também, a criação de um centro de treinamento em gestão na unidade de Evian da Danone. "As revoluções em tecnologia digital e inteligência artificial, juntamente com as transições dos modelos de trabalho e a mudança do perfil demográfico, exigiram que a empresa repensasse radicalmente o mundo do trabalho e desenvolvesse novos modelos organizacionais sustentáveis. Em meio a esse novo cenário, a Danone criou o programa DanSkills para preparar sua força de trabalho para a próxima revolução das habilidades e para prosperar em uma economia em rápida mudança, objetivos alinhados também com a nossa Jornada de Impacto", explica Andre Rapoport, diretor-executivo de Recursos Humanos da Danone Brasil. "O início desse projeto marca a primeira etapa da criação do novo Pacto Social lançado pela Danone em 2023 na França, quando reuniu uma ampla equipe de líderes e especialistas para refletir sobre os desafios humanos e sociais dos próximos anos", detalha Rapoport. No Brasil, as áreas de Recursos Humanos, Inovação e MasterData já utilizam a IA no dia a dia, incluindo o desenvolvimento de embalagens e de novos produtos, e no relacionamento com Danoners e parceiros de negócios. Recentemente, a empresa também disponibilizou uma ferramenta de IA para todo o seu público interno. Ainda neste ano, a Danone dará início ao programa no país, que será adaptado para cada função e habilidade, incluindo escritórios, fábricas e força de vendas. Baseado no Projeto Duplo da empresa há mais de 50 anos, que une o sucesso econômico ao progresso social e ambiental, o DanSkills forma parte integrante dos compromissos da Jornada de Impacto da Danone. O programa dará a cada Danoner a chance de aproveitar oportunidades de trabalho em linha com suas aspirações profissionais. Durante esse processo, o DanSkills reforçará o potencial da empresa para inovação, criatividade, eficiência compartilhada e desempenho.
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