Skip to Main Content
Join in
PT
EN
ES
A+
A-
News
Super Business Magazine
All Super Business Magazines
ASSERJ School
Sobre Nós
Institucional
Our History
Board of Directors
ASSERJ Social
Keeping an eye on the garbage
Super Pet
Serviços
Benefits
Orientation Visit
Soluções
Super Business Seminar
ASSERJ Experience
Conecta Varejo
SRE Super Rio Expofood
Join us
Contato
Contact us
SAA - Member Service
Work with us
ASSERJ
News
News
Keep up to date with the latest news from the supermarket sector
Search Bar
Relevance
Date
All
Associados em foco
Atualidades
Comportamento & tendência
Conecta
Economia
Indústria em cena
Por dentro da asserj
3,004 Result for
Atualidades
Revista Super Negócios | Brandsense como estratégia de vendas no PDV
REVISTA SUPER NEGÓCIOS – ASSERJ – 6ª EDIÇÃO – DEZEMBRO 2018 Usar os sentidos do ser humano para conquistá-lo é uma arma poderosa no mundo do marketing moderno, pois estão ligados aos sentimentos. Através da imagem, do som, do aroma, do sabor e do toque, o supermercado brasileiro tem a oportunidade de aperfeiçoar suas estratégias de encantamento do consumidor no ponto de vendas. Essas experiências sensoriais são conhecidas como Brandsense (branding sensorial), que pode soar como novidade comercial, mas é uti lizada parcialmente em diversos segmentos do varejo. "À medida que o ritmo da mudança se acelera no mundo moderno, as empresas não podem mais se basear nas antigas práticas empresariais para manter a prosperidade". Livro Marketing para o século XXI - Philip Kotler Como funciona o brandsense na mente do cliente? Um impulso e um forte estímulo interno que requer uma ação. Ele se torna um motivo quando é direcionado para um determinado objeto de estímulo em um dos sentidos. Por exemplo, o impulso de uma pessoa pela autorrealização de comer pode motivá-la a pensar em comprar pão. A reação do consumidor à ideia de comprar pão é condicionada por sinais ao seu redor. Sinais são pequenos estímulos que determinam quando, onde e como a pessoa vai reagir. Experimentar o gosto de um produto faz parte da conquista sensorial do paladar. A técnica de experimentar o sabor é um sentido exclusivo do segmento alimentício, que pode ser usado em parceria com outros. Em supermercados, o olfato leva o aroma dos produtos e é muito importante na decisão de compra. O cliente pode ver vários tipos de pães na padaria do supermercado, sentir o cheiro ou ouvir falar de uma experiência gastronômica de pão, narrada pelo locutor. Tudo isso contribui para influenciar a reação de uma pessoa em seu interesse por comprar o produto (pão). Através da conquista sensorial, o supermercado pode se posicionar e ser bem visto pelos consumidores A visão é o mais sedutor de todos os sentidos, muitas vezes anulando os outros. A audição é o segundo sentido mais valorizado no processo de construção da marca, e pesquisas comprovam que a trilha de fundo tem poder sobre as vendas. Do ponto de vista do cliente, a evolução do tato como prática de vendas é considerada um marco. modelo nasce com os supermercados americanos nos anos 1930, permitindo ao cliente escolher seus produtos, pegando-o e colocando-o em sua cesta. Essa aproximação obrigou as marcas a aperfeiçoa rem suas embalagens, sendo o setor de FLV (frutas, legumes e verduras) o mais recorrente nessa prática. O GOSTO PELA CONQUISTA O sampling (ou distribuição de amostras grátis ao consu midor) e uma forma de aproximar a marca do segmento alimentício na mente do consumidor desejado, de modo não invasivo. O cliente pode se perder diante das opções, por isso a distribuição de amostras individuais estimula a experimentação ou consumo, quase que imediatamente, criando uma relação afetiva entre sabor e a marca. VISUAL ESTRATÉGICO CONQUISTA O CONSUMIDOR O mais comum, em um supermercado, é explorar a conexão com seus consumidores através do uso da visão, a começar pela fachada da loja. Além da experiência atraente de um letreiro moderno, pense na periodicidade dos cartazes e placas em geral. Analise a pintura e arquitetura, elas devem dizer muito sobre sua identidade. MÚSICA CALMA ESTIMULA VENDAS A música de fundo é pensada para melhorar a imagem do supermercado, tomar os funcionários mais felizes e reter o turnover. Em 1982 o Professor de Marketing da Loyola University (EUA), Ronald E. Milliman, descobriu que a média de vendas dos supermercados americanos era maior quando as lojas tocavam músicas calmas, ambientando os clientes dentro da loja através da audição. Já as trilhas agitadas faziam os clientes sentirem vontade de saírem rápido dos estabelecimentos. A música lenta como fundo de todo e qualquer som produzido em um supermercado ou loja de varejo produz atitudes desejadas de comportamentos entre os funcionários e clientes. Além de ficarem mais relaxados, os consumidores tendem a ficar mais tempo de frente aos produtos, estimulando a venda. TOQUE DE FLV Frutas, legumes e verduras (FLV) estão em alta, cada vez mais procurados para atender as necessidades de uma alimentação balanceada. O consumidor, no setor FLV do supermercado, tende a escolher a maioria de seus produtos com base no tato. CHEIRO DE PÃO NO AR Aromas são poderosos para evocar a memória, mas são pouco utilizados em supermercados. As associações mentais que trabalham com o olfato criam o desejo de entrar em uma loja ou de comprar um produto. Afinal, qual o prazer de comprar um carro sem o aroma característico de zero Km ou de ir em um cinema sem cheiro de pipoca?! De acordo com seus produtos, é possível utilizar aromas mais cítricos, adocicados, frescos ou bem energéticos.
28/12/2021
3,004 Result for
Atualidades
Revista Super Negócios | Qual é a nota do seu planograma?
REVISTA SUPER NEGÓCIOS – ASSERJ – 5ª EDIÇÃO – SETEMBRO 2018 O planograma é uma ferramenta de extrema relevância que detalha minuciosamente o espaço que deve ser ocupado por cada item da categoria (frentes, profundidade e empilhamento), conforme seu giro, estoque em gondola, importância e lucro. Ajuda a criar a identidade visual, e se integrado ao sistema de operação e de retaguarda, permite aos varejistas mensurar a capacidade de vendas, introdução, ações promocionais, melhorar a gestão dos estoques, aumentar a variedade de produtos e, sobretudo, garantir a manutenção da estratégia da categoria. Nesse contexto, o Gerenciamento por Categorias volta com força total à ocupar a pauta das agendas de fabricantes e varejistas. De um lado, o acirramento da concorrência e a queda significativa nas margens, necessidade de reduzir custos e de maior produtividade, e de outro, um consumidor com muito mais opções, altamente mixador e, com um bolso muito mais apertado, gerando uma real necessidade de buscar um diferencial competitivo frente à concorrência. A especialista em varejo, Fátima Merlin, ressalta que é neste sentido que o Gerenciamento de Categoria entra em cena com o objetivo de aumentar as vendas e a lucratividade por meio de esforços para agregar maior valor ao consumidor. Não é uma tarefa fácil, embora para muitos, fazer GC seja apenas organizar os produtos nas prateleiras, e para outros, ajuste no sortimento, na prática, fazer GC de verdade, é muito mais profundo que isso. E o que confirma Marcos Batista, sócio do supermercado Barra Oeste. "Vivemos em um mundo em expansão e com transformações continuas Nossos clientes, cada vez mais, procuram novos produtos para a sua satisfação e eficácia, como nossos expositores não crescem, temos que a cada dia medir a aceitação de cada produto junto aos nossos clientes para podermos nos adequar as suas necessidades explica. O empresário aponta que as famílias estão cada vez menores e com me nos tempo disponível, e por isso, acredita na necessidade de investir em mais produtos de consumo imediato. Por outro lado, Marcos reconhece que alguns clientes buscam produtos mais saudáveis "Alguns segmentos estão sendo rotulados como de baixa saudabuidade, exemplo de refrescos em pó, refrigerantes e ate sucos prontos. Na linha de iogurtes, os conhecidos come reguladores estão entrando em desuso e cresce a linha de produtos de tipo "grego". No segmento de biscoitos a preocupação maior é com a quantidade de gordura hidrogenada, principalmente nos recheios, a busca por produtos integrais e cookies aumentam assustadoramente", afirma. Qual a relação do GC com o planograma? O Gerenciamento de Categoria é um processo que consiste em definir categorias de produtos conforme a necessidade que atendam (cuidado com a pele, cuidado com o cabelo, higiene bucal) e gerenciá-las como se fossem unidades estratégicas de negócios. Na prática, significa administrar o mix de produtos, os espaços que eles ocupam, os preços, as ofertas e promoções, a partir do profundo conhecimento do consumidor, de forma a melhorar a experiência de compra e potencializar resultados em vendas e rentabilidade para todos os parceiros comerciais. Já para construir o planograma e se ter o melhor e maior efeito sobre o cliente, a exposição deve levar em consideração a estratégia do varejista (propósito), a estratégia da categoria (se gerar fluxo, transação, outras), o consumidor e sua hierarquia de decisão (árvore de decisão) que já de veria estar retratada na base de dados, e os momentos de uso e consumo, demanda/giro de cada produto e frequência de reposição. O PLANOGRAMA DEVE RETRATAR COM PRECISÃO CADA PRATELEIRA DA LOJA, INDICANDO: DICAS SOBRE O QUE CONSIDERAR NA CONSTRUÇÃO DE UM PLANOGRAMA Tão importante quanto definir o espaço adequado a ser ocupado pela Categoria, é de extrema relevância considerar o local para expô-la (onde) e a forma que a mesma será apresentada (como) para que tenha relevância e faça sentido ao cliente. Mas lembre-se, o processo do GC não é estático e, portanto, precisa ser reavaliado e realimentado continuamente. Para garantir a efetividade do processo, é de extrema importância o monitoramento contínuo, fazendo os ajustes necessários no cartão de metas, estratégias e táticas. O principal beneficio do monitoramento contínuo é identificar e antecipar possíveis problemas e obstáculos e, principalmente, agir com rapidez para corrigir rotas, se necessário.
28/12/2021
3,004 Result for
Supermarket: Horário de funcionamento no feriado de Ano Novo
Todas as lojas da Rede Supermarket estarão abertas normalmente nesta sexta-feira, 31. O horário de funcionamento da rede varia de acordo com cada unidade, mas a maioria segue o mesmo horário da sua operação de domingo. Já no sábado, 1º de janeiro, a maioria estará fechada. Campanha de Natal até sexta-feira, 31 de dezembro As compras de Natal podem ficar ainda mais robustas. Até 31 de dezembro, a rede Supermarket, em parceria com o SBT, promove sua campanha natalina Caminhão de Prêmios para presentear o consumidor com diversos eletrodomésticos e eletrônicos. Para concorrer, basta registrar o CPF a cada compra acima de R$ 100,00 e fazer o cadastro no site https://www.caminhaodepremiossm.com.br/ , ganhando um número da sorte. Dessa forma, o consumidor pode participar mais de uma vez a partir desse valor de compra. Os prêmios vão desde ferro de passar, geladeira e fogão, passando por conjunto de panelas até smartphone, ar condicionado, armário de cozinha, fogão elétrico, sofá de três lugares, entre muitos outros. “O Natal é o momento do ano que desperta o amor, a solidariedade e também o consumo, seja para presentes a familiares ou a si próprio. E proporcionar um início de 2022 próspero a um consumidor que poderá ter sua casa totalmente renovada – com itens modernos, de diferentes funcionalidades e provenientes das compras para esse momento tão especial – motiva a rede a se inspirar ainda mais no espírito natalino”, diz Patricia Bahia, gerente de marketing. Para mais informações sobre a campanha, acesse www.caminhaodepremiossm.com.br. Sobre a Rede Supermarket Inaugurada em 2009, a partir da associação de empresas supermercadistas de pequeno, médio e grande porte do estado do Rio de Janeiro, a Rede Supermarket se tornou referência de preço no varejo. Com cerca de 120 lojas distribuídas pelo estado do Rio de Janeiro e em torno de 20 mil colaboradores, o Supermarket considera que, além dos preços competitivos, os principais fatores responsáveis pelo seu crescimento são a ampla rede de lojas e os profissionais qualificados. Com o slogan “é preço, é perto, é Supermarket”, a rede tem como propósito economizar o tempo e o dinheiro dos clientes, estando perto de suas casas, com produtos, serviços e lojas de qualidade. Créditos: Comunicação Supermarket
28/12/2021
3,004 Result for
INEA apoia Desplastifique Já!
O Instituto Estadual do Ambiente (INEA) entrou para a lista de apoiadores ao movimento Desplastifique Já! O presidente do INEA, Philipe Campello, assinou o acordo com o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz. Na lista de parceiros já contamos com Change,org, Clean Up The World, e Fecomércio, todos em prol da Lei Estadual 8473/19 de substituição das sacolas plásticas pelas renováveis. Entre nessa lista você também! Assine a carta aberta em favor da manutenção da lei, e Desplastifique Já! ✍️www.change.org/LeiDasSacolas
27/12/2021
1
...
558
559
560
...
751
4 Entries
4
Entries per Page
8
Entries per Page
20
Entries per Page
40
Entries per Page
60
Entries per Page
Showing 2,233 to 2,236 of 3,004 entries.
Page
1
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
2
Page
3
Page
4
Page
5
Page
6
Page
7
Page
8
Page
9
Page
10
Page
11
Page
12
Page
13
Page
14
Page
15
Page
16
Page
17
Page
18
Page
19
Page
558
Page
559
Page
560
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
561
Page
562
Page
563
Page
564
Page
565
Page
566
Page
567
Page
568
Page
569
Page
570
Page
571
Page
572
Page
573
Page
574
Page
575
Page
576
Page
577
Page
578
Page
579
Page
580
Page
751
Newsletter ASSERJ
Receba as principais notícias do setor supermercadista e informações exclusivas para associados.
Warning:
You do not have the permission to access the upload fields on this form. Contact the form owner or portal administrator to request the access.
Sem spam. Cancele quando quiser.
Hidden