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Cresce a procura por flores e plantas nos supermercados
As redes aproveitam a demanda para investir em espaços de floricultura coloridos na entrada das lojas O interesse por flores e plantas aumentou muito desde o isolamento social provocado pela pandemia, quando as pessoas tiveram que passar mais tempo em casa. Segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) todo o setor, incluindo a cadeia produtiva, de flores e plantas para supermercados, floriculturas e festas cresceu, em 2021, 15%, em média. Atualmente, cada vez mais os supermercados se tornaram ambientes de oportunidades de oferta de flores e plantas. E, por conta disso, muitos varejistas disponibilizam espaços de destaque para floriculturas nos estabelecimentos. Para dar um gás nas vendas de flores na sua loja, apresentamos algumas estratégias. Posicionamento: elas podem ser expostas na entrada da loja, dando boas-vindas ao cliente., ou então próximo aos caixas. Assim o cliente não precisará se preocupar em danificar as flores ao longo das compras; Cores variadas: organize as flores de forma que as diferentes cores se destaquem. O ambiente fica mais bonito e chamará mais atenção; Produtos de jardinagem: ter outros produtos de jardinagem no supermercado não é essencial, mas pode ser um diferencial. Assim, o cliente poderá adquirir outros produtos e não apenas as flores; Variedade: você não precisa oferecer uma grande diversidade de flores no supermercado, mas ter pelo menos três ou quatro pode ser importante. Assim, o cliente consegue escolher qual lhe agrada mais e qual cor ele quer; Reposição: lembre-se de repor as flores danificadas ou feias. Elas não serão facilmente vendidas, portanto, você poderá retirá-las das prateleiras ou vendê-las mais barato. Aproveite as dicas e boas vendas!
02/02/2024
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Economia
Queda da taxa de juros. Confira o que muda no atual cenário do varejo
Banco Central aprovou queda na taxa de juros pela quinta vez consecutiva O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou nesta quarta-feira, 31, mais uma queda na taxa selic de juros, a quinta desde agosto de 2023, quando os números começaram a cair. Os juros estão em 11,25%, os menores desde março de 2022, quando chegou em 10,75%. A redução foi de 0,5% em janeiro de 2024, e segundo o 'O Globo' a decisão foi unânime. Outros dois cortes de 0,5% são aguardados em março e maio, o que pode fazer com que a taxa Selic atinja cerca de 10,25%. Em nota, o Banco Central justificou o novo corte na taxa de juros devido ao que vem acontecendo no cenário monetário do Brasil, "A inflação cheia ao consumidor, conforme esperado, manteve trajetória de desinflação, assim como as medidas de inflação subjacente, que se aproximam da meta para a inflação nas divulgações mais recentes", explicou. Entretanto, o próprio Copom liga o alerta para o Brasil. Com o cenário internacional ainda volátil e discutindo novas flexibilizações em taxas de juros, a tendência é que continue o ritmo de desaceleração da inflação no ambiente externo. Consumo respira Principal preocupação do varejo em 2024, o consumo das famílias, sofrerá uma mudança considerável com a proximidade de datas importantes como o carnaval, a volta das férias escolares e a páscoa, ambientes favoráveis para os consumidores. Com a queda de juros, o acesso ao crédito é mais amplo, o que faz com que famílias procurem consumir mais vezes, e fazendo crescer a procura por ofertas. O efeito não é imediato, mas aponta para uma tendência nas próximas semanas. Segundo dados do IBGE, durante o terceiro trimestre de 2023, o consumo das famílias brasileira aumentou cerca de 1,1% diante da primeira queda nos juros, ocorrida em agosto. Nesta quinta-feira, 1, o novo salário mínimo, de R$ 1.412,00 começará a ser pago aos trabalhadores, registrando um aumento de 6,97% comparado ao valor anterior. Enquanto os juros no cenário nacional caem, no Rio de Janeiro, a inflação cresceu acima da média brasileira, registrando uma alta de 0,65% frente ao crescimento de 0,56% a nível Brasil. É o quarto mês seguido que o Rio consolida esses números.
01/02/2024
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Economia
Selic: Banco Central anuncia mais uma redução na taxa de juros
Reunião do Comitê de Política Monetária aprovou mais uma redução na taxa básica de juros do Brasil. Como isso impacta no varejo? O Banco Central anunciou uma redução de 0,5% na Taxa Selic, indo para 11,25%, no menor patamar desde março de 2022, quando a medição começou a aumentar exponencialmente. Segundo o 'O Globo', a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) foi unânime. A instituição ainda informou que outras quedas estão sendo aguardadas pelo Copom, e que essa tendência deverá ser mantida nas "próximas reuniões'. Em outras palavras, a Selic deverá receber novas quedas de 0,5% nos encontros de março e maio, o que levaria a taxa de juros para 10,25%. A redução dos juros já havia sido sinalizada pelo Copom na última reunião do ano passado, e vinha criando grandes expectativas no mercado. Esta foi a quinta redução seguida na taxa de juros, que vem conseguindo ser derrubada desde agosto de 2023, após quase um ano no patamar de 13,75%. O comunicado do Banco Central não traz grandes novidades para a economia, apenas a redução dos juros, que já era esperada. Os dois novos diretores integrantes do colegiado do BC, Paulo Picchetti e Rodrigo Teixeira, ambos indicados pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tomaram posse no dia 2 de janeiro e participaram da primeira reunião do Copom em 2024. Governo mira a meta O Governo Federal decidiu manter o objetivo de zerar o déficit nas contas públicas desse ano, mesmo após a revelação trazida pelo G1 de um rombo na casa dos R$ 230,5 bilhões em 2023, causados em grande parte pelo pagamento de dívidas acumuladas do governo Jair Bolsonaro, entre 2019 e 2022. "O que a gente tem que considerar é que esse resultado [de 2023] é a expressão de uma decisão que o governo tomou de pagar o calote que foi dado (...). Então, desses R$ 230 bilhões [de déficit em 2023] , praticamente a metade disso é pagamento de dívida do governo anterior que poderia ser prorrogada para 2027 e que nós achamos que não era justo", disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para jornalistas após a divulgação do balancete. O Banco Central pontuou que existem dois fatores cruciais no enfrentamento da inflação no país: "uma maior persistência da inflação mundial" e "uma maior resiliência da inflação de serviços no Brasil". O cenário de desaceleração da economia mundial pode ajudar na queda de preços no país. A inflação oficial do Brasil em 2023 fechou com um acumulado de 4,65% de aumento, dentro da meta estipulada pelo governo de 3,25% com margem de erro de 1,5% para mais e para menos. No cenário geral, a projeção do mercado financeiro estão em 3,81% para 2024 e 3,5% em 2025 e 2026. Varejo supermercadista cria expectativa A divulgação de mais uma redução na Taxa Selic e a projeção de outras duas quedas esperadas, aumentou as esperanças para o setor supermercadista em 2024, que acompanhou o crescimento de 2% de seu faturamento no último ano. Com a queda de juros e o surgimento de mais opções para financiamentos, o setor pode projetar investimentos em expansão de negócios. "Estamos vendo algumas redes de supermercados crescendo seus horizontes com os juros atuais. Com uma nova queda em fevereiro, e outras duas aguardadas para esse ano, podemos esperar novos investimentos", afirma Fábio Queiroz, presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro. Nos últimos meses, algumas redes varejistas como o Supermarket, o Adonai e o Prezunic abriram novas filiais pelo estado do Rio de Janeiro. Em janeiro, o Supermercado Guanabara comprou o antigo terreno da Leroy Merlin, no Tanque, para criar mais uma unidade em Jacarepaguá, gerando aproximadamente 1000 empregos diretos e indiretos, segundo a companhia. Segundo Fábio Queiroz, o crescimento não se restringe apenas ao surgimento de novos supermercados, mas ao bolso do consumidor, "as famílias poderão ter acesso ao crédito, melhorar sua alimentação, encher o carrinho de compras e esse é o grande combustível do crescimento", afirma. Em uma análise, a Asserj acredita que a geração de empregos no setor do varejo, somada ao crescimento de renda, serão os principais motores dos supermercados em 2024.
01/02/2024
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Associados em foco
Armazém do Grão: inovação e personalização na distribuição às lojas garantem produtos frescos para os clientes
Rede de supermercados reforça seu compromisso com qualidade e inovação Com presença consolidada no estado do Rio de Janeiro, a rede de supermercados Armazém do Grão investe em tecnologia e em iniciativas robustas para otimizar as operações e dar mais comodidade aos clientes. São 12 lojas estrategicamente localizadas em Petrópolis, Teresópolis e no Rio, na Barra da Tijuca, e a rede adquiriu o prédio da Dentsply, no bairro Bingen, em Petrópolis, evidenciando a visão de expansão e fortalecimento da presença corporativa do Armazém do Grão. Centros de distribuição como pilar da eficiência operacional Para garantir a oferta de produtos de alta qualidade, variedade e preço justo, o Armazém do Grão conta com dois centros de distribuição (CD) em Petrópolis. O destaque fica para o CD2, uma unidade estratégica que opera como uma loja interna, desempenhando papel crucial na logística de evitar perdas. No CD2, os produtos chegam em caixa fechada e passam por um processo meticuloso de fracionamento, atendendo aos pedidos específicos de cada filial. Esse procedimento, aliado a auditorias criteriosas, garante a entrega de produtos frescos e em perfeitas condições a cada loja da rede. O diretor-presidente da rede Armazém do Grão, Antoane Correa, explica que “por meio do CD2, buscamos atender de forma personalizada todas as suas filiais, otimizando espaço físico, estoque e capital enviado em cada loja. Nossa prioridade é garantir que os produtos cheguem frescos e em condições ideais a todos os nossos clientes, que são a nossa razão de ser". Compromisso com tecnologia Correa ressalta que “os investimentos na área tecnológica demonstram o comprometimento do Armazém do Grão em proporcionar experiências inovadoras aos seus clientes. Buscamos constantemente aprimorar nossos processos e serviços, alinhados às demandas do mercado e às expectativas dos consumidores”. A rede Armazém do Grão foi pioneira no interior do estado ao implantar o self-checkout e a apostar nas vendas online na região, oferecendo conveniência e praticidade por meio do site e do aplicativo. A combinação das vendas online e entregas diretas, além de ter sido um diferencial crucial durante a pandemia, faz parte da estratégia visionária da empresa. Ao estar preparada para atender à demanda provocada pelo isolamento social, a rede garantiu a continuidade das operações e também fortaleceu o relacionamento com os clientes. Em um passo ainda mais audacioso, o Armazém do Grão se tornou a primeira rede a entrar no Metaverso, proporcionando aos consumidores uma experiência de compra única e conectada com as mais recentes tendências tecnológicas. Visão de futuro: expansão e fortalecimento da marca Com a aquisição do antigo prédio da empresa Dentsply, em Petrópolis, o Armazém do Grão não apenas consolidou sua presença corporativa, mas também fortaleceu seus centros de distribuição e abriu caminho para novos empreendimentos. “Essa nossa estratégia reforça o compromisso da rede em oferecer produtos de alta qualidade e contribuir para o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades onde atuamos”, finalizou Correa.
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