Skip to Main Content
Join in
PT
EN
ES
A+
A-
News
Super Business Magazine
All Super Business Magazines
ASSERJ School
Sobre Nós
Institucional
Our History
Board of Directors
ASSERJ Social
Keeping an eye on the garbage
Super Pet
Serviços
Benefits
Orientation Visit
Soluções
Super Business Seminar
ASSERJ Experience
Conecta Varejo
SRE Super Rio Expofood
Join us
Contato
Contact us
SAA - Member Service
Work with us
ASSERJ
News
News
Keep up to date with the latest news from the supermarket sector
Search Bar
Relevance
Date
All
Associados em foco
Atualidades
Comportamento & tendência
Conecta
Economia
Indústria em cena
Por dentro da asserj
3,004 Result for
Economia
Alta nos supermercados fluminenses. Vem saber!
O setor supermercadista do Rio de Janeiro voltou a apresentar crescimento em maio, com avanço real de 1,2% na receita, já descontada a inflação, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Este foi o segundo mês consecutivo de alta — em abril, o crescimento foi de 3,8%. Segundo o consultor econômico da ASSERJ, William Figueiredo, o resultado é ainda mais significativo ao considerar a base elevada de comparação. “Em maio do ano passado, o setor já havia registrado uma expansão de 8,1%. Mesmo assim, conseguimos avançar. Isso mostra a resiliência dos supermercados fluminenses em um cenário de desaceleração do consumo e retração em outros segmentos do varejo”, explica. Enquanto os supermercados mantiveram desempenho positivo, o varejo como um todo, no estado, teve retração de 0,9% em maio — o quarto mês seguido de queda. Os setores que mais contribuíram para o resultado negativo foram Combustíveis (-12,8%), Vestuário e calçados (-2,7%) e Equipamentos de informática e comunicação (-1,8%). Com isso, os supermercados se mantêm como um dos principais motores do varejo fluminense. “Já são 23 meses seguidos em que o setor supermercadista cresce mais que o varejo geral no estado. Isso evidencia a força do setor e sua capacidade de se adaptar rapidamente ao comportamento do consumidor”, destaca o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz. Desempenho regional e nacional Em âmbito nacional, o setor também cresceu em maio, com alta de 1,6% frente ao mesmo mês de 2023. Todas as doze unidades da federação pesquisadas pelo IBGE apresentaram avanço nas vendas, com destaque para Santa Catarina (+5,8%). O Rio de Janeiro (+1,2%) teve o quarto menor resultado estadual e ficou abaixo da média nacional, mas ainda assim registrou o segundo melhor desempenho do Sudeste, atrás apenas do Espírito Santo (+2,4%). No acumulado do ano até maio, a receita dos supermercados fluminenses cresceu 1,6% em termos reais. Apesar de positivo, o ritmo de crescimento tem se desacelerado nos últimos 12 meses, refletindo a base de comparação elevada de 2024, quando o setor avançou 6,4% no mesmo período. Mesmo com esse arrefecimento, o setor supermercadista foi novamente responsável por amenizar o desempenho negativo do varejo no estado, que acumula retração de 1,9% até maio — o pior início de ano desde 2020, período impactado pela pandemia. “O setor supermercadista continua sendo um pilar de sustentação do varejo fluminense. Em um cenário macroeconômico ainda desafiador, manter o crescimento, mesmo que em ritmo moderado, já é uma vitória”, conclui Fábio Queiróz. LEIA MAIS: Valorização do real: qual o impacto para o setor supermercadista?
08/07/2025
3,004 Result for
Anvisa suspende? A ASSERJ informa. Vem saber quais produtos que você deve retirar das gôndolas!
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ordenou a suspensão da comercialização de lotes de três produtos processados (polpa de frutas, champignon em conserva e molho de alho), de três marcas diferentes. A decisão do órgão regulador, publicada na edição da última segunda-feira, 7, do Diário Oficial da União (DOU), acontece após os itens apresentarem resultados insatisfatórios em laudos emitidos por laboratórios públicos e indicarem riscos à saúde pública. Matérias estranhas e risco biológico: atenção ao bem-estar do consumidor Foram recolhidos os produtos: champignon inteiro em conserva, da marca Imperador, fabricado pela Indústria e Comércio Nobre (lote 241023CHI), e molho de alho da marca Qualitá, fabricado pela Sakura Nakaya Alimentos (lote 29), ambos por resultados insatisfatórios sobre quantidade de dióxido de enxofre; e polpa de fruta de morango da marca De Marchi (lote 09437-181), após resultado inconsistente na pesquisa de matérias estranhas. Flávio Graça, consultor técnico de Alimento Seguro da ASSERJ, explica a decisão da Anvisa: "Com base no Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990), é responsabilidade do comércio varejista garantir que os produtos expostos e comercializados estejam em conformidade com as normas sanitárias vigentes. A venda de produtos com comercialização suspensa por órgãos reguladores, como a Anvisa, configura prática abusiva e pode colocar em risco a saúde do consumidor, sujeitando o estabelecimento a sanções legais". Azeite de origem desconhecida também é suspenso A medida publicada pela Anvisa também determina a apreensão total e proibição das vendas do azeite extravirgem da marca Vale dos Vinhedos. Segundo o órgão, além do produto possuir origem desconhecida, a análise do item apontou resultados insatisfatórios, fora dos padrões determinados pela legislação brasileira. A Intralogística Distribuidora Concept, empresa responsável pelo produto, consta com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) suspenso por inconsistência nos registros da Receita Federal. "O varejista deve retirar imediatamente tais itens das prateleiras e registrar internamente este procedimento, zelando pela segurança e transparência na relação de consumo", frisa Flávio Graça. Vale relembrar que no início do último mês de junho, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) já havia proibido a comercialização de oito marcas de azeite de oliva, por suspeita de fraude na composição dos produtos. Vamos juntos para que o nosso setor seja cada vez mais seguro para as famílias fluminenses.
08/07/2025
3,004 Result for
Reinauguração Redeconomia, no Largo da Batalha, em Niterói. Saiba as novidades e o que mudou!
A Redeconomia reinaugurou, nesta sexta-feira, 4 de julho, a unidade da Redeconomia Reunidos Largo da Batalha, localizada na Estrada Washington Luís, 1, em Niterói. Reformulação e ampliação são as principais novidades da loja, que recebe os clientes com novos equipamentos, espaços e maior equipe de funcionários. A vice-presidente do grupo Redeconomia Reunidos, Camilla Lemos, explicou que o espaço foi replanejado para oferecer mais conforto e qualidade no serviço para a vizinhança local: "É com muita alegria que celebramos hoje a reinauguração da filial de Largo da Batalha, que faz parte da nossa história e da vida de muitos clientes. Essa nova fase traz um espaço mais moderno, confortável e preparado para atender com ainda mais qualidade. Seguimos firmes no compromisso de oferecer variedades, bons preços e um atendimento que valoriza pessoas. Agradecemos aos nossos colaboradores, parceiros e principalmente aos nossos clientes". A loja, que tem 1,7 mil metros², apresenta um catálogo de mais de 8 mil SKUs e 50 vagas de estacionamento. Além do destaque para a apresentação dos setores de açougue, laticínios e padaria, adega e dos novos displays de chão distribuídos pela unidade, o número de caixas também foi ampliado para 17 check-outs, ampliando o conforto e o atendimento e reduzindo o tempo de espera, colocando a experiência do cliente sempre em primeiro lugar. Thiago Cunha, diretor comercial do grupo Reunidos da Redeconomia, ressaltou: "Estamos reinaugurando hoje a loja Largo da Batalha. Aumentamos em 20% a capacidade de atendimento da loja e nossa expectativa é crescer entre 12% a 15% após a revitalização que fizemos. Nós atendemos hoje uma média de 60 a 80 mil clientes nessa loja e esperamos crescer também cerca de 15%. Temos um mix de, mais ou menos, 8 mil itens, focados em grandes inovações e nas principais empresas, os principais parceiros, que estão com a gente". "A gente espera melhorar muito a parte de vinhos, destilados, que é uma aposta da empresa. Contratamos um especialista para ajudar a definir a Carta de Vinho, a melhor disposição, a melhor forma de compra, como harmoniza e com o que harmoniza, se é branco, se é tinto, conforme a época, porque também tem praia próxima, então têm vinhos brancos e espumantes que são uma aposta muito boa em destilados", revelou Cunha. Para além das alterações físicas e na oferta de produtos, a loja também gerou mais empregos, uma ampliação de 30% na comparação com o quadro de colaboradores anterior, totalizando 120 postos de trabalho. O diretor comercial do grupo Redeconomia Reunidos ainda destacou as previsões para os próximos passos, com outras novidades para as demais lojas da rede: "O grupo Reunidos hoje atende uma média de 1 milhão de clientes por dia. A gente tem uma projeção pra este ano de 2025 fechar com 12,5 milhões a 13 milhões de clientes atendidos, com o faturamento próximo de R$ 1 bilhão. Em breve, vamos reformar as outras 11 lojas que faltam, contamos com a parceria dos nossos fornecedores, que têm sido muito carinhosos conosco. Agradeço também à ASSERJ pela visita". Indústria prestigia reinauguração Diversos representantes da indústria e de parceiros da rede estiveram presentes na reinauguração da loja e frisaram a expectativa da atração de mais clientes e de crescimento nas vendas com a reforma do espaço: "A BR Marcas é uma grande parceira do grupo Redeconomia Reunidos. Temos, hoje, o prazer da reinauguração da loja Largo da Batalha, com foco na experiência do consumidor. Como fornecedor parceiro, espero um crescimento de resultado em números. Claro, todo e qualquer investimento gera um crescimento e, óbvia e consequentemente, gera uma experiência melhor do consumidor. A expectativa é crescer em torno de 10% a 12%, só com as alterações realizadas nessa loja", pontuou Alexandre Cunha, proprietário da BR Marcas. Márcio Suárez, diretor regional do Grupo Bastão, também citou: "É um prazer imenso estar aqui hoje fazendo mais uma inauguração do grupo Reunidos, que é um grande parceiro nosso. Quero agradecer o que temos feito ao longo dos anos, em termos de desenvolvimento de marketing. Sabemos o impacto que esse grande parceiro tem aqui na região e posso dizer que podem contar conosco para continuarmos fazendo grandes negócios e impactar os consumidores da região". A ASSERJ deseja sucesso e ótimas vendas à Redeeconomia!
04/07/2025
3,004 Result for
Trade marketing vende! Don Luiz prova como!
Muito se fala sobre o papel do trade marketing no varejo, mas quando a estratégia é bem planejada e executada com foco, os resultados aparecem de forma concreta. Um exemplo claro disso é o desempenho da Don Luiz, que registrou um crescimento de 34% nas vendas no segundo trimestre em comparação com o mesmo período de 2024 – reflexo direto de uma mobilização intensa em torno das ações para o São João, a maior campanha da história da marca. “O segundo trimestre havia chegado com um grande desafio: executar o maior São João da história da marca. A mobilização foi geral: time de marca, comercial, ontrade e offtrade”, afirma Luis Nato, sócio e diretor de crescimento da Don Luiz. Para o canal offtrade, o foco, de acordo com o executivo, foi claro: aumentar a presença e a relevância da marca dentro das principais redes de autosserviço, especialmente aquelas consideradas K.A (key accounts). “Fizemos um extenso planejamento que envolvia tanto ações online quanto offline. Nossa missão era gerar a maior relevância possível dentro das redes, elevando a performance de venda e o impacto da marca nos pontos de venda”, explica Nato. Dentro dessa estratégia, a empresa definiu quatro lojas-alvo para ações específicas de ativação de ponto extra com posicionamento de pallet, exigindo um grande volume de produto em loja e gestão precisa dos estoques para atender à alta demanda projetada. O resultado foi expressivo: essas lojas apresentaram um crescimento de performance de 52% no período, demonstrando o potencial do trade marketing bem executado como ferramenta de geração de demanda e visibilidade. “As lojas que receberam esta ativação tiveram um crescimento de performance de 52%, consolidando todo o trabalho realizado. Então sim, trade marketing funciona!”, reforça Nato. Além dos resultados quantitativos, a ação fortaleceu o posicionamento da Don Luiz nos PDVs e estreitou a relação da marca com os canais de venda, mostrando que, quando se une estratégia, execução e sinergia entre os times, o trade marketing se traduz em vendas — e em valor de marca. Super Rio Expofood (SRE) O sucesso e crescimento da Don Luiz no varejo supermercadista fluminense está intrinsecamente ligado à SRE, como relata Nato: "Para o varejo, pensando enquanto negócio viemos na SRE ano passado (2024) com a expectativa de apresentar o produto e mostrar quem éramos. Percebemos que, de todos que passaram em nosso estande, 80% não nos conhecia, 15% já tinha ouvido falar e 5% conhecia de fato. Então, a participação na feira foi muito para mostrar quem era a Don Luiz, apertar a mão de pessoas que não teríamos a oportunidade de conversar e isso destravou muito para nós. Hoje, já estamos em quase todos os varejos do Rio de Janeiro. Contabilizamos 40 redes fortes com mais lojas. O resultado mensurável disso é chegarmos na SRE deste ano já sendo líder de categoria, com 30% de participação na categoria de licorosos. Então, os benefícios da feira foram totais nesse canal específico". "Conseguimos crescer sem investimento externo, o que é raro hoje em dia. Ano passado, faturamos R$ 28 milhões com um SKU único, sem investimento externo, com capital próprio, crescendo há sete anos, dobrando ano a ano e negociando com redes, porque geramos demanda com recorrência e o público tem comprado a ideia do produto", finalizou o sócio. A edição de julho da Super Negócios está imperdível. Clique AQUI e tenha uma leitura estratégica para quem quer estar à frente no varejo!
04/07/2025
1
...
139
140
141
...
751
4 Entries
4
Entries per Page
8
Entries per Page
20
Entries per Page
40
Entries per Page
60
Entries per Page
Showing 557 to 560 of 3,004 entries.
Page
1
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
2
Page
3
Page
4
Page
5
Page
6
Page
7
Page
8
Page
9
Page
10
Page
11
Page
12
Page
13
Page
14
Page
15
Page
16
Page
17
Page
18
Page
19
Page
139
Page
140
Page
141
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
142
Page
143
Page
144
Page
145
Page
146
Page
147
Page
148
Page
149
Page
150
Page
151
Page
152
Page
153
Page
154
Page
155
Page
156
Page
157
Page
158
Page
159
Page
160
Page
161
Page
751
Newsletter ASSERJ
Receba as principais notícias do setor supermercadista e informações exclusivas para associados.
Warning:
You do not have the permission to access the upload fields on this form. Contact the form owner or portal administrator to request the access.
Sem spam. Cancele quando quiser.
Hidden