Em seu último dia, 33ª edição da SRE Trade Show trouxe Danni Suzuki para falar a respeito da comunicação humanizada, cases de sucesso no varejo e palestra sobre prevenção de perdas

O mais inovador Trade Show do varejo na América Latina chegou ao fim com recorde de público e de desenvolvimento de negócios. Neste ano, a feira recebeu vários lançamentos e encantou o público.

O maior destaque desta edição foi a Convenção das Américas de Supermercados, que esteve pela primeira vez no Brasil e trouxe palestrantes de sucesso, como a atriz, apresentadora e produtora Danni Suzuki, que neste último dia explicou como o cuidado com a comunicação pode potencializar os objetivos. Além dela, o presidente da ABRAPPE também esteve presente e orientou os varejistas a elaborarem estratégias que evitem riscos

Comunicação humanizada com Danni Suzuki

Ela foi a primeira palestrante a subir no palco e falou sobre comunicação humanizada e a forma como ela pode impactar positivamente nos objetivos e metas. A especialista explicou que aproximadamente 70% dos problemas enfrentados pelas empresas estão diretamente ligados à falha de diálogo.

“Existe uma falta de sincronia entre quem emite a mensagem e quem escuta. O ideal é que ela chegue no ouvinte e se conecte com ele. Mas, qual é o segredo disso? A comunicação deve envolver e criar vínculos”, afirmou.

Danni também recebeu um presente diretamente de Fábio Queiróz, Presidente da Asserj e Segundo Vice-presidente da ALAS: um avatar inspirado em suas características físicas. Carinhosamente chamado de SUKI, o personagem representará a presença virtual de Dani no metaverso e a auxiliará nas palestras naquele ambiente.

Unilever e o poder da inteligência analítica

Este foi um dos cases de sucesso apresentados durante o último dia da SRE. Comandado por Rafael Andreatta, Diretor de Business Intelligence da empresa, o painel mostrou como a inteligência analítica pode ser utilizada para alavancar os resultados. O executivo detalhou como a obtenção de dados é uma ferramenta importante para que as marcas disponham de informações úteis e acessíveis. A partir desses dados, portanto, os líderes e diretores poderão tomar decisões e guiar as companhias através de um caminho mais seguro e assertivo.

Nestlé e a experiência de compra no real e no virtual

Felipe Votisch, National Director of Trade Marketing Nestlé Brasil, foi convidado para comentar sobre a experiência de compra conectando o mundo real e o virtual. Durante o painel, ele mostrou como o comportamento do consumidor foi transformado pela pandemia e como o omnichannel se tornou uma regra no varejo atual.

Segundo Votisch, hoje em dia, existem diversos canais de compra, cada um deles com suas características próprias. A tomada de decisão dos compradores passa por vários deles. Ou seja, o acesso a diversas fontes de informação faz com que converter interesse em transação seja cada vez mais desafiador. Para isso, é essencial unir conveniência, experiência e expertise através do omnichannel. A conexão funciona quando os varejistas conversam com os compradores e os vendedores.

Iniciativa contra a fome e o desperdício de alimentos

A última palestra do dia debateu a questão da prevenção de perda dos alimentos. Na ocasião, foi apresentado o case do Mesa Brasil, uma rede nacional de banco de alimentos promovida pelo Sesc. Em atividade há 22 anos, o programa tem o objetivo de levar alimentos de quem pode doar para quem precisa receber. Além de ações socioeducativas, ele promove a criação de receitas que aproveitam integralmente os alimentos.

Através de valores como solidariedade, cidadania, inclusão e desenvolvimento social, o Mesa Brasil já atendeu a mais de 120 mil pessoas em 1.500 instituições diferentes e está presente em 82 municípios do Estado do Rio de Janeiro. Durante todo o tempo de atuação, mais de 2.500 toneladas de alimentos já foram distribuídas.

Balanço da SRE 2023 e expectativas para a próxima edição

A edição de 2023 da SRE bateu o recorde de inscrições de público, com cerca de 60 mil pessoas, de vendas e de negócios fechados. “Foi excelente para o fomento de importações e de exportações, tivemos palestrantes nacionais e internacionais, e a consolidação da Convenção das Américas para o próximo ano. Conseguimos trazer supermercadistas de fora para fazer negócios no Brasil, além de gerar emprego e renda aqui no nosso estado, e fazer boas práticas. Tivemos um ótimo momento de troca”, afirmou Fábio Queiróz.

Por Publicado em: 30 de março de 20230 Comentários