E-commerce do Grupo Pão de Açúcar tem explosão de vendas em 2024
Apesar do segmento estar extremamente competitivo, números do GPA mostram uma recuperação fantástica em vendas nessa modalidade
A luta por espaço no e-commerce também chegou aos supermercados, e no primeiro trimestre de 2024, o Grupo Pão de Açúcar obteve um resultado considerado extraordinário para suas pretensões. Segundo o balanço divulgado pelo grupo, as vendas por esse canal cresceram cerca de 25% (R$ 503 milhões), em comparação ao mesmo período em 2023.
Os números comprovam que, no meio digital, o plano de turnaround (reposicionamento de estratégia) do grupo, iniciado em 2022, vem rendendo frutos e revertendo o cenário do canal de vendas. Esse resultado veio após a decisão do GPA de fechar os centros de distribuição (CDs), no final de 2022, e concentrar todos os pedidos digitais nas próprias lojas físicas.
A estratégia chamada de “ship from store” possibilitou o aceleramento do ritmo de entregas, disse o diretor-executivo de estratégias do GPA, Rodrigo Poço, “(Isso) possibilitou que a gente aproximasse o produto do cliente, o que antes não conseguíamos executar na mesma velocidade. Era uma demanda clara dos clientes”.
Para o GPA, foi crucial aumentar o mix de produtos nas lojas próximas à residência do consumidor, permitindo que o e-commerce fosse vendido de maneira mais orgânica. Segundo Poço, essa decisão possibilitou que o supermercado aumentasse a sua participação na venda de perecíveis nesse canal com o cliente. O resultado permitiu que as vendas de perecíveis chegasse em 34% das compras pelo e-commerce.
“Foi extremamente importante (aumentar o mix de produtos), porque já existe uma recorrência de compra. Você percebe clientes que compram perecíveis conosco com muito mais recorrência e acabam complementando a cesta de pedidos com outros itens, o que para nós foi bastante importante”, afirmou Rodrigo Poço.
O delivery do e-commerce começou a ganhar “corpo” dentro da estrutura do Grupo Pão de Açúcar. A rede investiu em equipes para trabalharem exclusivamente na seleção de ofertas dentro do aplicativo, a partir de produtos disponíveis nas lojas da rede. Essa decisão diminuiu consideravelmente as experiências negativas de compra, oferecendo ao consumidor promoções de produtos que possuem estoque.
Um exemplo claro de como recalcular a rota é fundamental no organismo vivo que é o varejo supermercadista!