Dia dos Pais: aqueça suas vendas com cross-selling, merchandising, collabs, saiba o que é fácil, prático e eficiente!
Sazonalidade é considerada uma das principais oportunidades do calendário varejista, mas não tem forte apelo comercial em alguns públicos. Saiba como mudar isso!
O Dia dos Pais é considerado uma das datas mais importantes do segundo semestre varejista brasileiro, sendo muito explorado por segmentos como moda, beleza, eletrônicos e esportes. Entretanto, o tradicional almoço dessa data também pode movimentar as vendas nos supermercados.
Assim, uma grande oportunidade para os supermercadistas venderem nessa sazonalidade se forma na semana que antecede a data comemorativa. Em 2024, o Dia dos Pais acontecerá no mesmo dia de encerramento das Olimpíadas de Paris, o que permite um acontecimento raro: duas datas sazonais importantes para serem exploradas em um mesmo período.
Para Walquyria Majeveski, consultora de varejo da ASSERJ, é importante que os varejistas usem as ferramentas de CRM para mapear o perfil do pai consumidor na fase de elaboração da estratégia de vendas, “descobrir para qual tipo de pai você venderá, o pai do churrasco, o pai gourmet, o pai que não consome bebida (alcóolica), e assim focar as suas vendas em um público-alvo”, afirmou.
O combo de duas sazonalidades permite o uso de cross-selling (venda conjunta de dois produtos diferentes posicionados em um mesmo PDV). “Existem muitas possibilidades de cross-selling unindo o presente entregue para os pais com os itens de um almoço ou jantar para eles”, explica Walquyria.
A professora de marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mariana Munis, apresenta um case de sucesso de cross-selling que pode servir de inspiração para o Dia dos Pais no Brasil. “Diante da diversidade de homens que os supermercados atendem, o Walmart, há alguns anos, identificou aumento nas vendas de cerveja e de fraldas no final de semana, assim, eles colocaram uma ilha de fraldas ao lado das bebidas”, afirmou.
Uma outra saída são as famosas Collabs, kits prontos que façam sentidos para o público-alvo da loja. “Collabs entre marcas são sempre interessantes. Pais que gostam de cozinhar, por exemplo, as lojas podem expor facas, caçarolas, bebidas alcoólicas e já deixar as embalagens para o consumidor montar o presente”, aconselha Mariana.
Também excelentes oportunidades podem ser vistas com Visual Merchadising. O especialista da área de varejo visual, Leandro Gullo, sugere formas criativas de encantar os clientes nas lojas, “Ao criar ambientes atraentes e experiências de compra positivas, os supermercados podem influenciar o comportamento do consumidor, impulsionar as vendas e construir uma base de clientes fiel”, afirmou.
E para quem ainda não explorou o lado estratégico da data, Walquyria Majeveski cita os kits para os Dia dos Pais, como uma solução criativa para navegar bem na sazonalidade. “Criar uma ilha ou uma ponta de gôndola sinalizando vendas especiais para o Dia dos Pais, ou oferecendo esses kits em pontos estratégicos do supermercados pode ser uma boa saída para quem não teve tempo de se preparar”.