Dia dos Namorados impulsionou venda no varejo
Segundo números do ICVA, da Cielo, o setor de super e hipermercados cresceu cerca de 5%
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), apontou que entre os dias 6 e 12 de junho, voltado para o Dia dos Namorados, as vendas cresceram em média 4,9% comparadas ao mesmo período do ano anterior. O varejo presencial teve um aumento de 4,1% enquanto o e-commerce disparou em 15,5%.
Ao mesmo tempo, óticas e joalherias surpreenderam as expectativas e lideraram o crescimento no varejo, com uma variação de 19,1%. Em seguida, Móveis, Eletro e Depto (+12,3%); Cosméticos e Higiene Pessoal (+9,6%); Turismo e Transporte (+6,5%); Supermercados e Hipermercados (+5,0%) e Varejo Alimentício Especializado (+4,3%).
“No ano passado houve um feriado, o que geralmente leva ao fechamento de parte do comércio, bem próximo ao Dia dos Namorados. Em 2024 a situação não se repetiu, ajudando as vendas”, avaliou Carlos Alves, vice-presidente de tecnologia e negócios da Cielo, ao comentar a publicação da pesquisa.
Para o varejo presencial, o recorte regional também foi animador. Todas as regiões tiveram crescimento, Sul e Nordeste cresceram 5,1% e 5,0% e lideraram o ranking, respectivamente. Na sequência, estão Norte (+4,4%), Centro-Oeste (+3,8%) e Sudeste (+3,7%).
Pelos estados, o melhor resultado foi do Rio Grande do Sul, com 11,4% de variação positiva. Em seguida, as principais capitais no ranking dos 18 setores mapeados pela Cielo foram, Pará (+6,4%), Bahia (+5,3%), Rio de Janeiro (+5,0%), Distrito Federal (+4,9%) e Minas Gerais (+4,3%).