Dia do Pão Francês: empresas criam ações para reverter o cenário de aumento nos preços

Hoje é comemorado o dia da iguaria inspirada na baguete francesa

Pão francês, de sal, de Jacó e cacetinho, estes são alguns dos nomes deste alimento nascido no Rio de Janeiro e inspirado na baguete. Acredita-se que ela tenha surgido no século 20, após a viagem de brasileiros à França, onde aprenderam a receita que leva farinha de trigo, sal, fermento e água. Porém, apesar das semelhanças, ele ganhou uma identidade mais brasileira, com um tamanho menor e formato mais arredondado.

Com o passar do tempo o setor se desenvolveu cada vez mais. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), o Brasil conta com mais de 70 mil padarias, que empregam 2,5 milhões de trabalhadores, e têm um faturamento de R$92 bilhões. Somente no Estado do Rio de Janeiro existem nove mil padarias, que geram 36 mil empregos, segundo dados da Alerj.

Aumento nos preços

Apesar do benefício fiscal implantado no RJ, no mês de fevereiro verificou-se um aumento no preço do pão francês no Estado, impulsionado pelo encarecimento do trigo importado. Por isso, o setor tem desenvolvido estratégias para não perder espaço nas prateleiras.

Para Marco Vasco, gerente comercial da Marquespan, o ano de 2022 foi desafiador por causa da precificação da farinha de trigo, que é a principal matéria prima do pão francês, e que teve um aumento motivado pela guerra da Rússia com a Ucrânia. Segundo ele, o que ajudou a manter o crescimento da empresa durante este momento foi continuar investindo na qualidade:

“A solução que encontramos foi apertar a margem e absorver uma série de custos. Desta forma, passamos o mínimo possível (de aumento) para o nosso parceiro supermercadista, que também vem sofrendo com a questão da precificação. Este é um momento em que o mercado exige um pouco mais de habilidade e boas estratégias para conseguir se manter com bons percentuais no consumo do pão francês”, informa Marco.

A Marquespan é uma das empresas participantes da 33ª edição da Super Rio Expofood, onde vai apresentar a sua nova linha de confeitaria pronta, com produtos que não necessitam de preparação:

“Esta novidade chega em boa hora para atender a escassez de mão de obra que o mercado enfrenta. Estamos ansiosos de poder expor os produtos neste evento, pois sabemos a grande vitrine que a feira SRE vai proporcionar para todas as indústrias e serviços ligados ao setor”, comenta Marco.

A Marquespan está no mercado desde 1999 e vende produtos de confeitaria, salgados e recheios, além do tradicional pão francês. Hoje atende a oito estados do Brasil e fabrica 11 milhões de pães por dia.

Keyla Lara, gerente da Casa do Pão da filial Tijuca, confirma que a inflação têm sido um problema na hora de precificar o pão francês. Para ela, a empresa conseguiu manter o faturamento por causa de promoções como “Leve 3 e pague 2”, por exemplo: “Temos fornecedores de muitos anos, que nos ajudam a manter a qualidade. Além disso, é importante ter o jogo aberto com o cliente para informar o porquê da subida dos preços”, comenta.

Incentivos fiscais

Em junho do ano passado, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) sancionou a lei 9.736/22, que estabelece a prorrogação dos benefícios fiscais para padarias e confeitarias até 31 de dezembro de 2032.

Desta forma, os produtos fabricados nas próprias padarias e confeitarias, excluídos os produtos isentos, são tributados através da aplicação direta do percentual de 2% do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) referente à receita bruta auferida no período. O incentivo consta no artigo 35-B, inciso primeiro, do Livro V do Regulamento do ICMS, aprovado pelo Decreto 27.427/00.

Apesar do benefício fiscal implantado no RJ, o setor vê a necessidade de desenvolver estratégias para não perder espaço.

Super Rio Expofood estima gerar R$2,5 bilhões em negócios

A feira acontece nos dias 28, 29 e 30 de março, no Riocentro, com a participação de cerca de 500 expositores, que vão ter a oportunidade de fechar contratos, fazer demonstrações, lançar produtos, informar e fortalecer a imagem da marca para um público B2B qualificado.

Já o público participante vai ter privilégio de conhecer em primeira mão as novidades do setor e fazer contato direto com os distribuidores.

Além disso, a SRE terá algumas áreas temáticas para apresentar novidades de setores específicos, como o Sesc Senac Gourmet Show Arena, com as tendências da gastronomia, e o Agro Business, com palestras de grandes nomes da área.

Uma das maiores novidades desta edição é a Convenção das Américas de Supermercados, que acontece pela primeira vez no Brasil e vai ser sediada dentro da SRE, com palestras de grandes nomes do setor, como Camila Farani, Neil Patel, Zico, Celine Costeau e Danni Suzuki, por exemplo.

Ela é considerada a maior convenção americana do setor e conta com a participação de 15 países da América Latina, Estados Unidos e Caribe. Este ano, tem como tema principal “Sustentabilidade.

Durante os três dias, os palestrantes vão falar sobre as inovações no setor e contar Cases de sucesso. Além disso, a convenção conta com painéis com grandes líderes, que vão dar informações valiosas sobre o mercado.

SERVIÇO:

Data: 28, 29 e 30 de março
Horário da Convenção das Américas: das 14h às 18h
Horário da Super Rio Expofood:
Dias 28 e 29 de março – das 14h às 22h
Dia 30 de março – das 14h às 21h
Local: Pavilhões 3 e 4 do Riocentro – Av. Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro
Patrocinadores e Expositores: comercial@asserj.com.br
Credenciamento para a imprensa: credenciamento.imprensa@asserj.com.br
Inscrições: sretradeshow.com.br

Por Publicado em: 21 de março de 20230 Comentários