10 dicas para potencializar a venda nos supermercados para o Dia dos Pais

família no supermercado

O Dia dos Pais é a única data comemorativa de vendas no mês de agosto. É o momento em que os filhos estão mais propensos a fazer compras, gastar com presentes e preparar receitas especiais a fim de ter um momento agradável ao lado de quem ama.

Para que isso aconteça, os varejistas devem aplicar estratégias certeiras em suas lojas, a fim de atrair e fidelizar o cliente. Mas como os supermercadistas devem agir para aumentar o número de vendas e de ticket médio? Ao longo deste artigo, apresentamos 10 dicas de ações que podem ser implementadas neste período. Vamos lá!

1. Aposte em um encarte exclusivo

A criação de encarte pode ser um incentivo para buscar clientes, sendo que eles devem ser direcionados para áreas com menor movimentação de pessoas. Divulgação de vinhos, cervejas, destilados e produtos de churrasco, itens masculinos na seção de perfumaria e alimentos saudáveis podem ser destaque da campanha.

2. Promova sorteios

Para proporcionar boa experiência aos consumidores, sorteios instigantes atraem pessoas. Use o encarte exclusivo para divulgar, por exemplo, viagens em família ou um jantar especial. Se possível, use outros meios de comunicação com o intuito de alavancar sua estratégia, como rádio e carro de som.

3. Faça ações de co-marketing

Converse com barbearias, academias, lojas de produtos fitness ou de roupas para angariar novos clientes. Essas parcerias são extremamente benéficas quando bem utilizadas. Nesse sentido, pense em cupons de desconto para os consumidores desses estabelecimentos que visitarem o supermercado, assim como ações com a realização de cadastro para o programa de benefícios e fidelidade.

4. Invista em vales-presente

Embora seja uma ação que geralmente acontece nas lojas, o vale-presente pode impactar pessoas que são presenteadas e terão que visitar o supermercado para resgatá-lo. Além do mais, é uma ótima opção para quem não tem ideia do que comprar para os pais. Vale frisar que o cartão deve ser caracterizado com a data, o que gera maior relevância e propriedade.

5. Realize ações na zona primária da loja

Interagir com a comunidade que esteja ao redor do seu estabelecimento é uma ótima maneira de se mostrar presente. Neste caso, escolha um local estratégico próximo à loja, monte uma barraca, coloque som, mesinhas, degustação e presenteie os pais que fizerem cadastro de fidelidade com descontos especiais.

6. Faça uma adequação do visual merchandising para a data

Loja abastecida e bem decorada, com ofertas de cross selling – termo conhecido como venda cruzada -, ajuda a aumentar o ticket médio da empresa, principalmente se houver um tema como foco principal.

Como opções de merchandising, monte uma exposição com diversos produtos, remeta ao café da manhã, almoço em família, churrasco e, ao happy hour com os amigos.

7. Crie campanhas segmentadas

Supermercados que possuem bom sistema de CRM – sigla que, em português, significa Gestão do Relacionamento com o Cliente – podem criar pesquisas para entender o consumo dos pais. Assim, é possível enviar ofertas direcionadas para que esses clientes tenham novas oportunidades de compra.

8. Monte combos especiais

A criação de combos especiais, como, por exemplo, a combinação de queijos e vinhos agregam no ticket médio da data, além de serem ótimas opções de presentes.

9. Invista em embaixadores internos

Reúna profissionais engajados que gostam de compartilhar informações e conhecimentos para engajar novos clientes, já que eles podem reforçar sua marca no mercado. A partir disso, promova uma comemoração especial de Dia dos Pais e convide todos para um desafio especial de vendas.

Estabeleça uma meta e oriente sua equipe sobre como ela poderá influenciar o público-alvo. Se o objetivo for atingido, que tal bonificar com uma caixa de bombom, vale-compra ou folga?

10. Aposte nos brindes

Quem não gosta de receber brindes? Estabeleça um valor mínimo atrativo, posicionado acima do seu ticket médio do Dia dos Pais dos anos anteriores corrigidos pela inflação, e premie seus clientes que comprarem mais do que esse valor. Além de incitar a felicidade dos consumidores, você estimulará o desejo de compra deles para conseguir o presente.

Pronto para colocar as ideias em prática e garantir boas vendas? Então comece a planejar desde agora o sucesso do seu supermercado!

Por Publicado em: 2 de agosto de 20230 Comentários