Desperdício de alimentos e gastronomia da Amazônia em destaque no Rio Innovation Week. Vem conhecer!

Abrindo o penúltimo dia do Conecta Varejo Grupo Boticário | Rio Innovation Week, as apresentações, na parte da manhã, abordaram a alimentação

Na primeira palestra, o diretor executivo do SindRio e responsável pela comunicação e marketing do Gosto da Amazônia, Sergio Abdon, contou como o pirarucu, peixe símbolo da Amazônia, chegou à mesa dos cariocas por meio do projeto responsável por abrir as fronteiras da gastronomia para o pirarucu.

“É um prazer e um privilégio voltar ao Píer Mauá, onde tudo começou com a participação numa das edições do Rio Gastronomia. Desde então, ultrapassamos muitos desafios e comemoramos os resultados obtidos: mais de 250 restaurantes em todo o Brasil já possuem o pirarucu no cardápio e 100 toneladas de vendas fora do estado do Amazonas”, comentou. Ele lembrou que a participação dos chefes de restaurantes, como Ricardo Lapeyere, foi fudamental para o sucesso da iniciativa.

O projeto propiciou geração de renda para 280 comunidades ribeirinhas e/ou indígenas de 17 municípios beneficiando 2.000 famílias, além da preservação da espécie e da floresta. Além disso, informa Abdon, lista outras conquistas: conservação do meio ambiente; desenvolvimento econômico e social sustentável; relação de propriedade da terra; empoderamento feminino e trabalho comunitário; comércio justo e valorização do produto nacional – peixe que é símbolo da Amazônia de sabor marcante.

Na sequência, foi realizado o painel “A tecnologia na luta contra o desperdício de alimentos” com Lucas Infante, CEO da Food To Save, Priscilla Veras, CEO do Muda Meu Mundo, mediado por Fábio Amorim, CEO da Brands Partners.

“A quantidade de alimentos desperdiçados poderia alimentar oito vezes a população que passa fome no Brasil”, lembrou Priscilla Veras. “O produtor semeia, mas não sabe se vai vender e ainda temos a questão da instabilidade do clima. Tudo isso ocorre dentro da propriedade do agricultor. Durante o transporte até o varejo também temos perdas”, acrescentou.

Já Lucas Infante disse que a Food To Save trabalha no varejo e tem um papel de conscientizador da sociedade. “FLV é umas das categorias que mais têm desperdício no varejo. O consumidor exigente quer gôndolas e prateleiras cheias o que só faz aumentar o desperdício. Porém, depois da pandemia, o consumidor passou a se preocupar com a cadeia produtiva dos alimentos. Temos, então, uma oportunidade para romper a cultura do desperdício traduzida na clássica, porém antiquada frase: ‘é melhor sobrar do que faltar’”, comentou Lucas.

Na sequência, ainda teremos palestras incríveis. Você não pode perder! Estamos te esperando.

 

Por Publicado em: 15 de agosto de 20240 Comentários