Cornershop: Asserj ressalta importância de entregas por Supermercados para evitar fraudes

Entregador da Cornershop
Aplicativos de entrega: aumento de fraudes alerta o consumidor e abre espaço para serviço personalizado dos supermercados.

A Cornershop, aplicativo de terceirização de compras em supermercados identificou o crescimento de ‘fraudes’ e outros crimes envolvendo entregadores. Segundo o ‘UOL‘, os casos relatados na empresa subsidiária da Uber, teve inicio desde o natal de 2023. Com isso, os serviços personalizados dos supermercados, que realizam as compras para os clientes e entregam nas suas residências, têm aí uma fatia carente de um serviço seguro, prático e eficaz.

O aplicativo Cornershop une a prestação de serviços de mobilidade e a entrega de compras, quase 1 ano depois do ‘fechamento’ da ‘Uber Eats’, delivery exclusivo para bares e restaurantes, que foi encerrado por não conseguir competir com o Ifood. Agora, é possível ingressar na Cornershop com as mesmas credenciais da Uber e utilizar os dados de pagamento em ambas as modalidades.

No último mês, a Cornershop recebeu denúncias de inúmeros problemas, entre eles ‘sequestro-relâmpagos’ de seus entregadores, com o intuito de superfaturar as compras pelo aplicativo. Em resposta, a empresa afirmou que vem bloqueando os parceiros que se envolvem nessa prática.

Inicialmente, os clientes não são atingidos pela ‘fraude’, mas o valor repassado é custeado pela companhia, que segue o mesmo padrão da Uber, ficando com uma fatia da entrega. A longo prazo, se o problema não for sanado, o custo das entregas sofrerá alteração.

Destrinchando o golpe

Segundo o ‘UOL’, o golpe tem inicio com os criminosos criando uma conta na Cornershop e realizando um pedido de baixo valor. Em geral, eles escolhem produtos como guloseimas, frutas e verduras, cervejas e outros itens baratos. A fatura é paga de maneira imediata pelo comprador.

Entretanto, antes da compra ser, de fato, finalizada, os golpistas solicitam a troca dos produtos escolhidos por outros de valor mais elevado. Os entregadores realizam esse procedimento sem precisar entrar nos supermercados, assim, a mudança é feita virtualmente.

entregadores de comida

entregadores de comida

O novo valor, superfaturado com os novos pedidos, é debitado em maquininhas de cartões controladas pelos grupos criminosos. Para dificultar o rastreamento, as contas dos envolvidos são desativadas assim que o novo valor é debitado, impedindo a cobrança por parte do aplicativo, e ‘sequestrando’ a quantia que deveria ir para a Cornershop.

Segundo o ‘UOL’, entregadores são obrigados a realizarem essas alterações sob ameaças de roubo da moto ou de por sua vida em risco, em alguns casos, ocorre o aliciamento dos mesmos, que acabam ficando com uma porcentagem do valor superfaturado. O ‘modus-operandi’ das fraudes foram detectados pela Cornershop, e os valores giram em torno de R$3.400 até R$ 7.000.

Um entregador, Bruno Schmidt, que foi vítima desse ‘sequestro-relâmpago’ e obrigado a participar do esquema, em resposta ao ‘UOL‘, revelou suas tentativas, sem sucesso, de contato com a empresa. “Eles dão apenas respostas automáticas. É uma empresa que não tem como conversar”, afirma. Schmidt registrou um Boletim de Ocorrências na 21ª Delegacia de Polícia, em Higienópolis, no Rio de Janeiro.

Redes de supermercado e a oportunidade de negócio
Celular de compras por aplicativo

Celular de compras por aplicativo

O clima de insegurança com os possíveis golpes envolvendo a Cornershop aumenta a possibilidade desses clientes, carentes de um serviço seguro e domiciliar, recorram cada vez mais ao serviço realizado pelo próprio supermercado.

“A compra pelos perfis dos supermercados é uma garantia a mais para o consumidor de que seu produto não será alterado e que sua fatura estará protegida. Além disso, o atendimento é mais preciso quando há, por exemplo, a falta de uma marca específica de algum produto – o profissional do supermercado sabe indicar qual a melhor marca para substituir, levando o custo e benefício em consideração, afirmou Fábio Queiroz, presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro, Asserj.

O dirigente reforçou o desejo do setor de aproximar os clientes dos próprios aplicativos desenvolvidos pelas redes de supermercados, “as principais marcas de supermercados já dispõem de aplicativos que permitem a compra, a pronta-entrega e agendada, promoções, clube de descontos e outros serviços exclusivos”, e ressalta que essa demanda é um ponto que “faz do supermercado um pilar muito além do comércio e da prestação de serviços”, completa.

Em nota à imprensa, a Cornershop escreveu “Nossas equipes de detecção de fraudes usam análises manuais e sistemas automatizados de aprendizado que analisam mais de 600 tipos de sinais diferentes à procura de comportamentos fraudulentos”.

Por Publicado em: 29 de janeiro de 20240 Comentários