Empresas investem em produtos que protegem o meio ambiente para suprir demanda da sociedade e gerar melhor desempenho ambiental

Sacolas biodegradáveis, embalagens recicladas, fábricas com produção sustentável e menor uso de produtos químicos. Estas são algumas das determinações das empresas preocupadas com o meio ambiente, que visam conservar as florestas e contribuir para a diminuição do aumento da temperatura do planeta.

O desenvolvimento de políticas públicas para os cuidados com o meio ambiente pretende ser uma tendência mundial. A Tetra Pak, por exemplo, destinou cerca de 30 milhões de euros em reciclagem e sustentabilidade em 2022 e planeja aumentar essa quantia nos próximos anos para 40 milhões de euros.

Reconhecida pelo quarto ano consecutivo como parte da “Lista A” pela liderança em transparência corporativa e desempenho em relação às mudanças climáticas e preservação de florestas pela ONG global CDP, a Tetra Pak pretende aumentar a taxa de coleta para reciclagem de embalagens cartonadas para 90% e a taxa de reciclagem para 70%, até 2030.

“Precisamos nos afastar de um modelo linear de ‘pegar-fazer-desperdiçar’ em direção a uma economia circular mais conectada”, disse Markus Pfanner, vice-presidente de operações de sustentabilidade da Tetra Pak.

A empresa investe ainda o desenvolvimento de embalagens feitas a partir de nanoestrutura de materiais de fibra, que são biodegradáveis, seguros para alimentos, recicláveis e mais duráveis com líquidos e umidade.

“A embalagem do futuro precisa ser totalmente reciclável e ter um baixo impacto ambiental. Usar materiais renováveis e aumentar o uso de material à base de fibras nas embalagens será vital. Com essa pesquisa, a Tetra Pak está ajudando a descobrir novas ideias sobre os materiais à base de plantas para futuras inovações”, comenta Eva Gustavsson, vice-presidente de materiais e embalagens da Tetra Pak.

Tendência mundial

Alimentos produzidos a partir de base vegetal (Plant Based) tem se tornado moda na sociedade. Eles são mais saudáveis, com propostas zero calorias, zero açúcar, zero sódio, sem conservantes e corantes artificiais e sem origem animal.

A Vida Veg é um exemplo deste segmento e esteve presente na SRE 2023, onde mostrou o seu lançamento: o creme de leite fresco 100% vegetal. Além de elaborar alimentos saudáveis, sua fábrica usa energia solar e reuso de água.

Já a indústria da Leão, líder no mercado de chás, é a primeira do país a receber a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), fornecida pelo Green Building Council. Ela tem o maior telhado verde da América Latina, com 2700 m², usado para diminuir a temperatura do ambiente. Além disso, conta com painéis solares, captura da água da chuva e pintura da fábrica com tinta à base de terra.

Desplastifique Já

Em direção ao movimento sustentável, a Asserj idealizou da campanha “Desplastifique Já”, com o propósito de reduzir o consumo de plástico no Rio de Janeiro, em apoio à Lei Das Sacolas (8.473/19).

A campanha proíbe a distribuição das sacolas plásticas convencionais, produzidas com 100% de petróleo virgem. Substituindo-as pelas Novas Sacolas, confeccionadas com mais de 51% de material de fontes renováveis, sendo o percentual restante, preferencialmente, proveniente de material reciclável.

O Rio de Janeiro foi o primeiro no Brasil a aderir a medida no âmbito estadual e já inspirou outros estados, como o Pará e Manaus, a elaborarem leis em prol da preservação ambiental.

5,4 bilhões de sacolas a menos

Em pouco mais de dois anos de Lei já foram retirados 5,4 bilhões de sacolas plásticas do meio ambiente. O número corresponde a uma mudança de comportamento do consumidor, já que 93% deles dizem estar cientes da Lei das Novas Sacolas e das ações promovidas por ela, destes 77% já utilizam a sacola retornável na ida às compras.

Por Publicado em: 10 de abril de 20230 Comentários