Conecta Varejo: Marcelo Freixo e Fábio Porchat abriram o primeiro dia de palestras e debates
Começou nesta terça-feira, 03/10, no Pier Mauá, o Conecta Varejo, evento que acontece dentro da Rio Innovation Week, e que promete ser uma imersão nas tendências e soluções tecnológicas para o varejo. Na abertura, a mestre de cerimônia Walquyria Majeveski, Consultora de Varejo da ASSERJ e mestre de cerimônia do evento, deu boas vindas ao público presente e prometeu um dia de muita troca e aprendizado.
O primeiro momento do dia foi um debate sobre Turismo 4.0: conectando culturas e inovação, com Marcelo Freixo, Presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), e Fábio Porchat, Roteirista e Ator apresentador. Ivana Bentes, Professora de Comunicação da UFRJ foi a mediadora do bate-papo sobre a importância da tecnologia e da inovação para divulgar e fomentar o turismo no Brasil. Durante a conversa os convidados falaram sobre como enxergam o turismo no Brasil e o que pode ser feito para melhorar.
Marcelo Freixo explicou que Embratur trabalha com a promoção da imagem do Brasil para fora. “ Quando se viaja pelo Brasil e conversa com as pessoas percebe-se que o desconhecimento sobre o Brasil é muito grande ainda. É uma atividade econômica muito representativa. Esse ano de janeiro até agosto recebemos 4 milhões de turistas estrangeiros, o que representou 22 bilhões para a economia só de turismo internacional . O turismo hoje no Brasil representa 8% do PIB. Nosso país acabou de ganhar uma premiação da Revista Forbes como destino número 1 para ecoturismo, inclusive na frente do México que investe muito nessa área. Mas, infelizmente, quando se viaja pelo Brasil e conversa com as pessoas percebe-se que o desconhecimento sobre o Brasil é muito grande ainda”, analisou Freixo.
O ator e roteirista Fabio Porchat falou sobre a importância de viajar e ver o mundo de longe, ouvir as percepções das pessoas que estão vendo o Brasil de fora. “ Eu gosto muito de conversar com as pessoas quando viajo para saber a percepção delas e percebo que Brasil nunca está nas primeiras opções das pessoas para viagem. Seria muito bom a gente poder divulgar coisas boas do Brasil para fora e transmitir segurança. Acho muito importante a gente unir inteligência e tecnologia para otimizar a divulgação do nosso país, amplificar essa voz para tratar a questão”, concluiu Porchat.