Conecta Varejo: Inteligência Artificial nos processos e gestão de perdas
Inteligência Artificial nos processos e gestão de perdas foi o tema do painel mediado por Walquyria Majeveski, Consultora de Varejo da Asserj, que contou com a participação de Fábio Amorim – CEO Hortifruti e Francis Souza, Sócio diretor da Bonito Orgânicos. Durante o bate-papo os convidados falaram sobre a importância da IA na prevenção de perdas e a assertividade nos processos para planejar as previsões de demanda de cada elo da cadeia, trazendo capacidade de reação frente ao dinamismo do mercado.
O CEO do Hortifruti falou sobre a importância da IA para redução de perdas e da vantagem da tecnologia para oferecer variedade assertiva aos clientes. “Com o uso da IA conseguimos reduzir 500 toneladas de perda de alimentos e também proporcionar ao consumidor uma variedade do que ele está almejando. A gente consegue entender o perfil de consumo e introduzir produtos que a pessoa possa experimentar. Isso ajuda muito a impulsionar nossas vendas, sair da oferta massiva que vemos muito por aí. É uma jornada, precisa de muitos dados mas conseguimos bom retorno”, explicou Fábio. Sobre o impacto da IA com parceiros, o CEO também está otimista. “A inteligência de previsibilidade vai mudar a cadeia na ponta. O quanto antes conseguirmos informações, melhor será para nos planejarmos”, analisou.
Francis Souza, Sócio diretor da Bonito Orgânicos, falou sobre a dificuldade em ter mão de obra no campo e a importância da IA na área. “A faculdade de agronomia é mais genérica e cada cultura tem uma especificidade diferente. O tempo de formação é muito além da faculdade, requer muita prática e vivência. Por isso a área é carente de profissionais. Não precisamos só do programador técnico mas do profissional que entende de negócios também. Ter previsibilidade com a inteligência artificial vai ajudar muito, trabalhar os dados antes vai trazer assertividade, evitando perdas e quem ganha é o consumidor”, explicou Francis.