Conecta Varejo: Estreitando parceria através de JVC e de olho no shopper a cada ponto de contato

No primeiro dia do Conecta Varejo, evento que acontece dentro da Rio Innovation Week, “Estreitando parceria através de JVC e de olho no shopper a cada ponto de contato” foi o tema do painel que contou com a presença do  Diretor-Presidente do Armazém do Grão, Antoane Correa, Diretor de Trade Marketing e Merchandising da Nestlé, Felipe Votisch, Diretor Comercial da Nestlé, Flavio Pires e o Diretor de Planejamento Comercial da Rede Hortifruti, Igor Albuquerque. Durante o bate-papo, os participantes compartilharam suas experiências sobre parcerias e projetos de sucesso que fazem a diferença.

Na abertura do painel, o Diretor-Presidente do Armazém do Grão, Antoane Corrêa, falou sobre a importância de mudar a “cultura de relacionamento” com todo o ecossistema. “É preciso construir uma cultura de relacionamento para que o empresário não fique exposto. Entender a dor do fornecedor e evitar rupturas. Conciliar o plano de negócio para depois falar de preço”, pontuou.

Em outro momento do bate-papo, Antoane Corrêa falou sobre a importância da criação da Universidade Corporativa na rede Armazém do Grão, idealizada por sua esposa e diretora da rede, Luciana Gall, que passou a criar possibilidade de carreira para os funcionários. O objetivo foi envolver pessoas não apenas para cumprir horários de trabalho, mas para fazer parte da história da empresa.

“Começamos o projeto em 2015, finalizamos em 2018 e inauguramos a universidade em 2019. De 2021 pra cá, nós abrimos seis lojas e nossa hierarquia, de líderes a gerentes, todos foram formados dentro de casa. E formar é muito mais que transformar pessoas em profissionais melhores, é transformar as pessoas em pessoas melhores porque você envolve um propósito”, ressaltou.

O Diretor de Trade Marketing e Merchandising da Nestlé, Felipe Votisch, falou sobre a importância de construir portfólio específico para cada tipo de negócio e o propósito do JVC (Joint Value Creation), uma nova maneira de fechar negócios promovendo experiências memoráveis, que abre margem para repensar a maneira como a indústria se conecta com o consumidor final por meio de um intermediário, em geral, o varejista.

A marca desenvolve iniciativas e ativações específicas por regiões, canais e varejistas para melhorar a experiência de compra e encantar os shoppers em todos os pontos de contato. “Esse encantamento atrai os clientes para as lojas físicas e online e contribui para o crescimento das categorias e para o desenvolvimento do mercado”, afirma Votisch.

Sobre a JVC, Felipe explicou que a Nestlé também possui uma agenda de relacionamento com os varejistas por meio dos planos de negócios. “Em 2022, a companhia evoluiu do modelo de JBP para JVC (Joint Value Creation), que faz parte de uma jornada de criação de valor entre a Nestlé e os seus parceiros comerciais. A evolução na parceria com os varejistas por meio do JVC tem levado a um crescimento consistente e sustentável tanto da Nestlé como dos varejistas”, explicou o executivo.

O Diretor Comercial da Nestlé, Flavio Pires, falou sobre a importância do planejamento e o sell out 2024. “O foco no sell out aciona as alavancas necessárias para gerar mais vendas e manter dias de estoque saudáveis em nossos clientes, aumentando a eficiência na gestão de capital, que hoje é uma necessidade crítica dos nossos parceiros. Além disso, estabelecemos uma lista de SKUs infalíveis, com o objetivo de assegurar a excelência na execução em toda a cadeia, maximizando o faturamento e impulsionando itens com maior rentabilidade”, concluiu.

Para finalizar, o Diretor de Planejamento Comercial da Rede Hortifruti, Igor Albuquerque, destacou a entrada de novos consumidores no mercado e a necessidade de mudar a dinâmica do negócio para acompanhar a evolução. “Essa turma mais nova já vem com um chip diferente, o modelo mental deles é outro. Escolhem se relacionar com as marcas que se identificam, não importa o canal. Prezam pela praticidade e a boa experiência”, destacou.

 

Por Publicado em: 18 de outubro de 20230 Comentários