Conecta Varejo: Camila Coutinho falou sobre autenticidade e inovação como diferenciais para o sucesso

O terceiro dia do Conecta Varejo teve a presença da influencer e empreendedora Camila Coutinho. Em um talk sobre a carreira, mediado pela head de comunicação e marketing da Asserj, Leticia de Freitas e Castro, a influenciadora falou como autenticidade e inovação se tornaram os pilares de seu sucesso pessoal e empresarial e como ela construiu sua marca, enfrentou desafios e encara a mudança em um mundo digital em constante evolução.

Questionada sobre autenticidade, Camila falou que não tem como falar desse assunto sem falar de inovação e que os dois temas andam juntos. “Ser autêntico é pensar fora da caixa. Olhar para lugares que as pessoas não olham aproximam a gente do caminho para inovar. Como ser humano a gente sempre olha o que outro está fazendo, é natural, mas para buscar a inovação a gente precisa escutar menos o que vem de fora e olhar mais para dentro. Os lugares que a gente se coloca na vida ou matam a autenticidade ou nos colocam para cima. Para ser autêntico e  inovar a cabeça precisa estar muito em ordem”, disse Camila.

Em relação à internet, a influenciadora falou como faz para manter a autenticidade nas mídias socias, que é um espaço de muitos julgamentos, e também na sua vida offline. “Eu acho que não existe um bom online se o offline não estiver bem cuidado. Por isso eu me permito desconectar quando é preciso. A internet é legal mas ambígua, dá liberdade mas poda bastante. Eu faço um esforço para me desconectar, preciso ver outras coisas fora da internet e ter outras referências. Não acho que eu preciso estar conectada o tempo todo, não me deixo dominar”, explicou.

Sobre alguma ação inovadora feita conscientemente para acontecer na rede, Camila falou que começou quando só tinha Orkut, fotolog e blog. “Eu vi que eu queria fazer isso. Comecei com o Youtube com a Casa dos Youtubers, foi uma ideia minha e uma saída para furar a bolha. Vi uma oportunidade e comecei a estudar a rede. Foi um sucesso! A gente precisa se abrir para o novo sempre. Na internet não tem ego que dure, toda hora vem uma pessoa nova e tudo pode mudar”, comentou a influencer.

Durante a pandemia Camila lançou a sua marca própria. Uma marca vegana, que não testa em animais e tem seus produtos reciclados.  Em relação aos três anos de empresa, ela falou que não sabia nada do mercado de beleza.  “Eu não sabia nada de beleza.  Eu tinha minhas coleções assinadas, mas não queria ter marca própria.  Até que uma pessoa me plagiou criando uma marca de shampoo bem popular e aí pensei se eu deveria fazer do meu jeito. Eu não tinha conhecimento neste mercado mas também não queria entrar no mercado com algo que já existisse. Então criei a GE Beauty que é uma marca customizada para cabelo, um mercado que o brasileiro consome muito.  Assim começou a minha jornada de empreender com produto físico.  Ter uma marca é uma grande escola, estou gostando muito da experiencia”, explicou Camila.

Outra questão interessante na GE Beauty é usar influenciadoras que fogem do padrão de beleza e presam pela diversidade. “A internet trouxe voz para essa questão. É estranho pensar que em um mundo capitalista até um mercado que tem dinheiro estava sendo ignorado. Então eu fico muito feliz de poder contribuir para um ecossistema em que todo mundo pode se sentir bem”.

Camila também criou o projeto GE formando líderes, motivada na pandemia com o movimento Black Lives Matter.  ” Achei muito pouco o que foi feito e resolvi focar em uma causa para levar adiante. Então escolhi uma causa para focar e achei que o empreendedorismo feminino é algo que tem muito a ver comigo.  O projeto é uma mentoria de três meses com grupos de 35 a 40 mulheres com foco em ensinar gestão financeira, gestão de pessoas e conectar o projeto com marcas. É bem especial para mim”, comemorou.

 

 

 

 

 

 

 

Por Publicado em: 6 de outubro de 20230 Comentários