Conecta Varejo bate recorde de público com mais de 5 mil pessoas

Na última quarta e quinta-feira, 04 e 05 de setembro, a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) e Escala Eventos realizaram mais uma edição do primeiro evento de tecnologia para o varejo no Rio de Janeiro: o Conecta Varejo 2019. O evento reuniu, no Vivo Rio, as principais tendências em tecnologia não só para o setor supermercadista, mas também para os segmentos de food service, farmácias, shoppings e moda, além de soluções elaboradas exclusivamente por startups.

Entre as inovações apresentadas se destacaram um robô humanoide, que realiza o primeiro atendimento aos clientes em um estabelecimento; uma impressora 3D de alimentos que permite imprimir diferentes tipos de comida em diversos formatos; além de canudos comestíveis biodegradáveis disponíveis em vários sabores.

Divididos em 3 palcos, palestrantes renomados deixaram sua marca na mente de cada visitante, como Simone Sancho, Digital Marketing & CRM Executive Latam da Sephora; Gustavo Coelho, especialista em Adwords para empresários; Edmour Saiani, mente visionária por trás da Ponto de Referência; Ruy Shiozawa, presidente do Great Place to Work; Carlos Camargo, CEO da Brasil Telemedicina; Pedro Salomão fundador & CEO da Radio Ibiza Sensorial; entre outros nomes.

O presidente da ASSERJ e idealizador do evento, Fábio Queiróz, faz um balanço do Conecta Varejo 2019: “Foi um sucesso de público e de conteúdo. Tivemos muito esse cuidado na hora da curadoria dos palestrantes para que o todo conteúdo agregasse ao negócio do visitante. Que os varejistas ficassem ansiosos para voltar às suas empresas a fim de executar o que vivenciaram aqui”, comenta.

De acordo com ele, o varejo está em constante mudança, e é importante ter contato com a transformação digital primeiro e depois com as inovações. “É preciso desmistificar que a tecnologia é cara. Nesse evento colocamos o visitante em contato com tecnologias como aplicativos gratuitos, que antes não se podia imaginar que seria possível”, afirma Queiróz.

O Conecta Varejo 2019 também ofereceu condições especiais de financiamento para a implementação das tecnologias, com a AgeRio (Agência Estadual de Fomento). “Colocamos no mesmo local e na mesma hora os compradores, que são os visitantes, os vendedores, que são os expositores, e o dinheiro, pois tivemos uma agência do Estado que faz o financiamento na hora”, conta o presidente.

CONTEÚDO RICO 

O jornalista e escritor Pedro Doria estreou no palco principal e falou sobre “O impacto da transformação digital”, a partir de 10 insights diferentes sobre o futuro. Ele traçou um panorama histórico de como o surgimento de tecnologias transforma toda a sociedade, como ocorreu na Revolução Industrial. “Estamos no meio de uma revolução. Pesquisas apontam que as formas de trabalho e muitas profissões já deixaram de existir ou estão em extinção. Com o 5G e a Internet das Coisas (IoT), o mundo físico e o virtual estão totalmente integrados”, disse o palestrante, que “não tem ideia” do que vai acontecer no futuro, mas garante que é preciso estar preparado. “O mundo vai mudar muito, e muito rápido, nos próximos 30 anos”, enfatizou Pedro.

Edmour Saiani, é a mente visionária por trás da Ponto de Referência, única empresa brasileira especializada na construção da cultura de servir e implantar atendimento como estratégia de marca. Em sua palestra, ele ressalta a importância do evento para o Rio. “É o momento mais importante para fazer eventos que conversam sobre como construir o futuro. Em um momento onde o Brasil está ‘estático’ é uma iniciativa muito boa da ASSERJ. O Rio de Janeiro precisa disso!”

Bruno Camargo é Head de Transformação Digital na XP Investimentos e trouxe, para o Conecta, insights sobre a agilidade nos negócios. “A transformação sempre existiu, a diferença é que ela acontece cada vez mais rápido”, ressaltou. O especialista reforça que desde que o mundo é mundo passamos por transformações, e fez um panorama sobre a evolução do setor varejista, destacando os novos players do mercado, como os bancos digitais, com novas soluções para clientes e estruturas mais enxutas.

João Giaccomassi, gerente de Produto da Consinco, líder no fornecimento de sistemas de gestão corporativa para as maiores empresas de atacado e varejo alimentar no Brasil, debateu a jornada do consumidor versus a jornada do produto. “A discussão sobre a importância da jornada do consumidor e da jornada do produto é muito relevante. As empresas precisam ficar atentas para adotar práticas eficientes para sincronizá-las. As marcas investem em tecnologias para melhorar a experiência do consumidor, como oferecer ofertas personalizadas, mas pouco adianta se o cliente for na gôndola e não encontrar o produto”, explica Giaccomassi.

Simone Sancho, Digital Marketing & CRM Executive Latam da Sephora, é responsável pela estratégia de negócios digitais e vendas de comércio eletrônico da Sephora. Ela trouxe para o Conecta novos conceitos sobre os micro e nano influenciadores digitais, o perfil do consumidor brasileiro e ferramentas para uma estratégia online eficaz. “Trabalhar o cliente consiste num raciocínio totalmente digital, em mídias de performance a expansão de investimento está ligada a demanda existente”, afirma.

O CEO da HRM Logística Consultora & Treinamento, Hélio Meirim, abriu o palco do Fashion Stage, no segundo dia do Conecta, e falou sobre como a revolução tecnológica está transformando os modelos de negócios. Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial, com MBA em Marketing, Logística, Análise de Sistemas e Docência Superior, ele disse que tem o propósito de disseminar a logística, e que vivemos um momento histórico com a quarta revolução: a tecnológica. “Não vivemos uma era de mudanças, mas uma mudança de era. Nos negócios precisamos ser únicos e com a ousadia de pensar em coisas reais e impossíveis. Esse pensamento é o que nos leva, realmente, para criar coisas e ideias inovadoras”, explicou Hélio.

O Presidente e Fundador da Praxis Business, Adir Ribeiro, com 25 anos de mercado e especialista em Gestão Estratégica do Franchising, falou ao público sobre os desafios das franquias no Brasil no Fashion Stage, durante o segundo dia do Conecta. “Não são os startups que estão mudando a forma de consumo, mas sim os consumidores que mudaram a forma de venda. Nós vivemos na “geração microondas” que quer tudo para hoje e agora”, falou.

Empresário Pedro Salomão fechou a programação da 2ª edição do Conecta 2019 falando sobre liderança, sucesso, felicidade e propósito. Segundo ele, no mundo de hoje todo mundo tem protagonismo na sua própria vida. “Hoje todos nós somos líderes e liderados o tempo inteiro e o primeiro passo para a liderança é a confiança”, declara. Salomão emocionou os visitantes ao falar da importância de atitudes diárias e simples, como agradecer, conversar, admirar e humanizar as relações humanas: “Nós esquecemos que podemos mudar a vida de uma pessoa de forma proposital com um sorriso”. O fundador & CEO da Radio Ibiza Sensorial define amor como a capacidade de fazer algo por alguém sem exigir algo em troca.

Por Publicado em: 11 de setembro de 20190 Comentários