Como otimizar seu planograma para chamar a atenção dos clientes?
A representação gráfica do PDV favorece a exposição das marcas e facilita o controle sobre o fluxo dos produtos
Você, supermercadista, certamente sabe o que é planograma e seu principal objetivo: impactar na decisão de compra do ciente, melhorar suas experiência e fidelizá-lo.
Cada vez mais acostumados à facilidade oferecida por compras em lojas virtuais, os consumidores intensificam suas exigências relacionadas à experiência em lojas físicas. Assim, para entregar praticidade, segurança e acessibilidade aos clientes, um estabelecimento deve planejar a disposição de seus produtos de forma super estratégica.
O planograma de supermercado, também conhecido como plano de gôndola, trabalha na padronização, estética de layout e organização de produtos em um ambiente. A proposta principal é ser algo bastante visual porque o posicionamento nas gôndolas influencia as decisões de compra dos consumidores.
O documento deve ser apresentado em forma de desenho gráfico para facilitar o entendimento do responsável pela reposição de itens. Naturalmente, as características dos produtos não são os únicos fatores levados em conta na elaboração do planograma. Mesmo dentro de uma categoria, como limpeza, existem detalhes planejados por profissionais de marketing para otimizar a organização das prateleiras.
É comum notar itens destinados ao público infantil expostos em gôndolas mais baixas, ao alcance dos pequenos. Já os produtos que representam maior margem de lucro sejam alocados na altura da linha de visão da maioria das pessoas.
Também é importante que o documento determine a quantidade de itens expostos, a separação dos diferentes tipos de produto, a altura de cada coluna e a extensão de cada fileira.
Ao elaborar o planograma, é fundamental que a marca estabeleça um acordo com o varejista. Dependendo das vantagens da posição e prateleira desejadas, a negociação pode enfrentar a concorrência de outros fornecedores.
Como você está lidando com os planogramas do seu estabelecimento? Os responsáveis pela reposição dos produtos na sua loja têm a atenção e treinamento devidos para organizarem as gôndolas da melhor forma? Não esqueça nunca que Retail is Detail, sim, o varejo está nos detalhes e o PDV bem organizado e estratégico é um “detalhe”de extrema importância para impactar nas suas vendas!