Cencosud Ventures investe na Mimo, startup de Live Shopping brasileira
O investimento está alinhado com o propósito da Cencosud Ventures de investir em startups que agreguem valor e sinergia às diferentes áreas e negócios, o que acelera sua evolução digital e cultural
A Cencosud Ventures, unidade de Capital de Risco da Cencosud, anunciou o investimento e a entrada na propriedade Mimo Live Sales, plataforma de Live Shopping de origem brasileira, líder na América Latina, que será integrada aos canais digitais de venda da Cencosud para oferecer um atendimento espontâneo, rápido e uma experiência de compra interativa, combinando entretenimento com E-Commerce.
Live Shopping é uma estratégia de vendas online na qual influenciadores exibem produtos e serviços por meio do e-commerce da marca, que permite que o público ou o cliente adicione os produtos ao carrinho de compras em tempo real. Essa é uma tendência que vem ganhando popularidade nos últimos anos e, no caso da Cencosud, complementa a proposta de valor de suas marcas associadas aos segmentos de Supermercados, Lojas de Departamento e Reformas na América Latina.
A entrada da Cencosud no negócio ocorreu no âmbito de uma rodada de investimentos Pré-Série A, financiada pela Cencosud Ventures e pela CVC da Locaweb (LW Ventures), holding brasileira de tecnologia. Isso permitirá, por um lado, contribuir para o financiamento dos diferentes projetos estratégicos da plataforma Live Shopping e, por outro, incorporar à Cencosud diferentes atributos tecnológicos e de inovação da startup, gerando benefícios para milhões de clientes da América Latina.
Após o anúncio, o gerente corporativo da Cencosud Ventures, José Antonio Pascual, destacou que “este investimento está alinhado com o propósito da nossa unidade de negócios, que é investir naquelas startups que agregam valor e sinergia às diferentes áreas e negócios da empresa, acelerando sua evolução digital e cultural”. Nesse sentido, acrescentou, “a tecnologia e as soluções digitais da Mimo vão permitir à Cencosud otimizar as suas próprias plataformas de e-commerce e, consequentemente, a experiência de compra dos seus clientes.”
A Diretora Executiva e cofundadora da Mimo, Monique Lima, por sua vez, indicou que este acordo representa um novo passo para a escala dos negócios da Mimo. “Vamos focar em novos produtos para trazer mais autonomia e escala aos nossos clientes.” Além disso, melhoraremos nossa automação de dados, que sempre esteve no centro de nosso produto.
Atualmente, a Mimo trabalha com marcas de diversos segmentos como moda, beleza, alimentos e bebidas, eletroeletrônicos, habitação e construção e até mesmo imobiliário. Entre as marcas mais relevantes que atualmente fazem parte de seu portfólio estão Wella, Michael Kors, Bauducco, Max Mara, Pay Menos, Cencosud, entre outras.
Desde a sua criação, a Cencosud Ventures colaborou com diferentes empresas e desenvolveu diversos projetos internamente com o objetivo de promover um ecossistema de inovação com um portfólio que se foca em áreas específicas como Retail Media, Logística, E-Commerce, serviços de retalho, ligando assim com os principais negócios da empresa.
“Estamos dando mais um passo na transformação digital com este negócio. Como equipe, sentimos orgulho de ter uma tecnologia brasileira incorporada ao grupo Cencosud. Isto demonstra a visão internacional que a companhia tem na captura de oportunidades”, acrescenta Sebastián Los, presidente da Cencosud Brasil.
Sobre a Cencosud
Cencosud é um dos maiores e mais prestigiados varejistas nas Américas, com operações na Argentina, Brasil, Chile, Peru, Colômbia, Uruguai e Estados Unidos, além de um escritório comercial na China, onde desenvolve diariamente uma estratégia multiformato de sucesso que hoje emprega mais de 122.000 colaboradores. Sua operação abrange diversas linhas de negócio, como Supermercados, Melhoramento do Lar/ Home Center, Lojas de Departamento, Shopping Centers e Serviços Financeiros. Adicionalmente, desenvolve outras linhas de negócio que complementam sua operação central, como Cencosud Media e Cencosud Ventures. Todas se destacam por sua qualidade, excelente nível de serviço e satisfação do cliente.
Sobre a Mimo
Criada em junho de 2020, a Mimo Live Sales é uma startup de vendas ao vivo que une e-commerce e transmissão ao vivo em uma única experiência. O Mimo é um SAAS (Software as a Service) em que as marcas usam a tecnologia para vender via streaming em seu próprio site ou aplicativo. Esse tipo de interação de compra online, que começou na China em 2016 e está se popularizando no Brasil, converte até 30 vezes mais do que o e-commerce tradicional.
A empresa, cujo nome significa “Fazer Momentos Incríveis Online” em inglês, é pioneira em live shopping na América Latina e já conta com uma lista de investidores renomados, como o publicitário Nizan Guanaes, a apresentadora Sabrina Sato, o apresentador Luciano Huck, Felipe Neto e os especialistas globais em compras ao vivo, Mark e Zoe Yuan. A Mimo realizou, em 2022, uma rodada de investimento institucional com os CVCs da Locaweb e da Cencosud.
Atualmente, mais de 180 marcas já realizaram lives por meio da plataforma. Empresas como Bauducco, Michael Kors, Blue Bird Shoes, Whirlpool, Philips e Bayer são algumas das que já aderiram à inovação oferecida pela Mimo Live Sales.