Carrefour acerta venda de propriedade na Zona Norte para setor imobiliário

Fachada do Carrefour
Companhia francesa de varejo supermercadista acertou venda de terrenos no Rio de Janeiro e em São Paulo para a especulação imobiliária

O Carrefour acertou a venda milionária de dois terrenos para a incorporadora Riva, do grupo Direcional, informou o Estadão nesta semana. Atualmente, as duas áreas vendidas eram usadas como estacionamentos em São Paulo e no Rio de Janeiro. A venda faz parte de uma mudança de postura do grupo varejista para conseguir encontrar novos parceiros.

Segundo a nota divulgada pelo acordo, os dois terrenos serão usados para a construção de 10 torres residenciais de apartamentos de classe média alta, na zona sul de São Paulo e em Vicente de Carvalho, no Rio de Janeiro. Os moldes das casas terão de 2 a 3 dormitórios, e as primeiras entregas estão previstas a partir do terceiro trimestre de 2024.

Os empreendimentos devem chegar ao valor de R$ 600 milhões, mas grande parte dessa quantia será por permuta financeira, ou seja, o Carrefour ficará com uma fatia das vendas dos apartamentos futuros. Segundo o Estadão, a rede de supermercados não revelou o valor da venda, mas revelou que os ativos giram em torno de R$ 90 milhões.

Em São Paulo, as torres residenciais serão erguidas em um terreno que pertence ao estacionamento do Atacadão, rede de mercados de atacarejo do grupo. Enquanto no Rio de Janeiro, os apartamentos serão construídos no terreno que também pertence a rede varejista.

A negociação foi conduzida pela Carrefour Property, braço do grupo responsável pela adminsitração de bens, onde funcionam supermercados, galerias e estacionamentos. Desde 2023, o Carrefour vem mudando sua postura para tentar lucrar com a venda de propriedades de baixo valor para a marca.

“Essa transação vai de encontro com a nossa estratégia de criar valor nos terrenos do portfólio”, afirma a presidente do Carrefour Property, Liliane Dutra, em entrevista ao Estadão/Broadcast. No entendimento do Carrefour, é mais vantajoso ter um fluxo natural de pessoas ao redor dos supermercados, assim como, para atrair incorporadores dispostos a investir nessa nova empreitada.

Ao todo, o Carrefour Property possui cerca de 50 projetos de complexos multiusos que serão avaliados e postos em prática pelos próximos 10 anos, começando pela reconfiguração dos terrenos que estão sem uso prático da companhia. A prioridade será a construção de mini-condominios residenciais e shoppings de baixo custo.

Por Publicado em: 9 de fevereiro de 20240 Comentários