Bruce Dickinson, Vocalista do Iron Maiden, fala sobre negócios no Rio Innovation Week
A plateia para o keynote das 15h de terça-feira, 8 de novembro, estava lotada. Cerca de mil pessoas entre executivos, empresários, fãs de metal e visitantes do RIW, estavam todos ali para ver de perto Bruce Dickinson, vocalista lendário do Iron Maiden, no primeiro dia de Rio Innovation Week.
Bruce foi recebido ao som de “The Number of the Beast” e subiu ao palco vestido em um tom mais sério, como um homem de negócios com um blazer, calça jeans e o cabelo grisalho arrumado com um rabo de cavalo.
Ele que reveza o trabalho em suas qualificações como dono de empresa de manutenção de aeronaves, piloto de avião, esgrimista, mestre cervejeiro e apresentador de rádio, ele estava lá para furar a caixa e falar de inovação, simplesmente no maior evento de tecnologia e inovação das américas.
Sua palestrar abordou, principalmente, a necessidade de que o mundo dos negócios compreenda a importância de pessoas.
Ele citou o exemplo do pai que era um mecânico capaz de consertar qualquer carro, construindo peças do zero se necessário. Segundo ele, esse tipo de profissional se tornou obsoleto porque as companhias preferem a comodidade de fazer seus clientes comprarem produtos novos ao invés de consertar as coisas.
Dickinson também falou sobre a importância de trabalhar no combate às mudanças climáticas enquanto detonava soluções fajutas dadas por gigantes de tecnologia – como o metaverso e criptomoedas, que ele categorizou como “imorais”.
“Somos todos macacos com iPads e bombas nucleares” definiu. “A Humanidade não mudou, e nós precisamos mudar, evoluir, acompanhar os tempos. Daqui a pouco a inteligência artificial será mais inteligente do que nós, e então qual será o nosso propósito? Parece uma pergunta religiosa, mas é prática. De que vamos servir?”
Sobre a tecnologia, ele não foi muito incentivador. “Esse negócio de metaverso é uma bobagem” definiu, usando uma palavra bem mais pesada do que “bobagem” (“bullshit”). “Olhe pela janela! Já não temos coisas demais acontecendo aqui na Terra, pessoas passando fome, pobreza, guerras? Não precisamos de outro universo, vamos cuidar deste aqui. A internet foi criada e entregue às pessoas de graça, uma revolução. E o que fizemos com ela? Hoje em dia há mais informações falsas do que verdadeiras na rede.”
A palestra abordou negócios perpassando por alguns causos para quem estava assistindo possa costurar suas estratégias para melhorar seus negócios. Ele conseguiu fazer a plateia rir em meio a piadas sobre o tamanho dos mosquitos brasileiros e histórias sobre seu diagnóstico de câncer na garganta em 2015.
Ao final, o cantor aproveitou para discutir a parceria do Iron Maiden com a cervejaria brasileira Bodebrown, localizada em Curitiba.