Brasil, México e Peru apresentam recuperação no consumo de bens massivos

Os consumidores latino-americanos estão voltando a circular pelos
supermercados com mais freqüência. Nos últimos dois anos, após perderem
25% de seu poder de compra, países como Brasil, México e Peru têm
apresentando recuperação no consumo. O segundo semestre de 2023, se
comparado ao mesmo período de 2022 nestes três países, apresentou,
respectivamente, um desempenho de volume de compras de 6,3%, 2,2% e 2%,
segundo relatório Consumer Insights Latam 2023, da Kantar.

Produtos de consumo massivo, como alimentos, bebidas, artigos de limpeza e
itens de higiene pessoal e beleza foram avaliados no estudo. O relatório
também mostra que a frequência de compra voltou aos níveis pré-
pandêmicos, marcando um progresso na recuperação do consumo na região.
No entanto, o poder de compra na América Latina continua a diminuir, levando
os consumidores a buscarem ofertas em diferentes canais e marcas.

Colômbia, Chile e Argentina apresentaram melhora em relação ao declínio que
vinham sofrendo -2,2%, -1,5% e -0,8%, respectivamente. Já Bolívia, Equador e
América Central devem continuar a enfrentar os desafios econômicos de médio
e longo prazo, sendo os únicos mercados com queda de – 2,5%, -3,4% e –
4,9%, respectivamente.

O poder de compra do latino-americano continua com reduções pontuais, o que
impede gastos elevados e faz o consumidor optar entre um número cada vez
maior de canais e marcas em busca de melhores ofertas. Neste sentido, os
atacadistas e as lojas de descontos são os canais preferidos pelo consumidor
com 70% e 48% de penetração, respectivamente, com destaque para canais
tradicionais (94%), supermercados (76%) e minimercados (75%).

 

Por Publicado em: 25 de setembro de 20230 Comentários