Bimbo põe selo em embalagens, após polêmica em pães de forma

Objetivo é deixar claro que suas marcas não utilizam álcool como conservante

A presença de álcool em pães de forma gerou polêmica após uma pesquisa da Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), realizada em julho, revelar que algumas marcas populares continham níveis de álcool acima do permitido.

Para afastar qualquer dúvida neste sentido, a Bimbo, maior fabricante de pães de forma em atuação no país começou a colocar no mercado, agora em outubro, embalagens com uma nova mensagem para os consumidores. A medida procura deixar claro que os pães da companhia não utilizam álcool como conservante – a empresa é dona de marcas como Pullman e Nutrella, e, assim que a aquisição estiver aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), também da Wickbold.

André Ramello, vice-presidente de marketing, inovação, pesquisa e desenvolvimento da Bimbo Brasil, explica que era normal que em algum grau um produto fermentado, como os pães, tivesse algum teor alcoólico. Mas não nos níveis apresentados pelo estudo da Proteste, no caso de algumas marcas.

Sem citar números específicos, ele revela que a divulgação da pesquisa da Proteste fez as vendas do mercado inteiro caírem naquele momento. O estudo apontou que de dez marcas de pão de forma analisadas apenas quatro tinham teores de etanol abaixo de 0,5% (limite para não serem classificadas como produto alcoólico) e algumas tinham até mais de 3% – “Isso é uma cerveja! É preocupante, de fato!”, pontua o executivo.

Selo na embalagem

“Não foi uma grande questão para a gente, porque já havíamos deixado de usar álcool havia quatro ou cinco anos. A Bimbo, inclusive, tem uma tecnologia proprietária desenvolvida na Espanha há anos. Nossa surpresa foi que outros ainda estivessem usando, porque isso já era meio passado na indústria”, diz Ramello.

Na avaliação dele, marcas usarem álcool como conservante para ganhar alguma vantagem competitiva – sem que os consumidores soubessem – é algo que acaba respingando até em players que não o utilizam.

“O consumidor ficou apreensivo, fomos direto para a rua, para ouvi-lo no ponto de venda”, conta o executivo. A partir daí a empresa entendeu a necessidade de algum tipo de comunicação voltada ao consumidor para que suas marcas não fossem penalizadas por algo que não faz. A Bimbo começou a colocar nos PDVs as primeiras embalagens com aviso de que a empresa não utiliza álcool para conservar produtos.

“O que precisarmos fazer para o consumidor entender que não são todos os pães e, principalmente, que a gente não tem, vamos utilizar, para não sermos penalizados por algo que não fazemos”, enfatiza o vice-presidente.

Segundo Ramello, o setor já tem se recuperado. Mas a empresa continuará medindo de perto os impactos. No portfólio da Bimbo, diz o executivo, marcas como Nutrella são mais associadas pelo consumidor a uma maior saudabilidade (a marca, diz ele, é a primeira clean label/rótulo limpo em pães de forma no País), assim como Wickbold.

Por Publicado em: 28 de outubro de 20240 Comentários