Bem-vindo, verão: quais categorias estão em alta no período das férias? invista nelas e aumente seu ticket médio

Olhando as categorias que possuem certa sazonalidade positiva no verão, fica nítido o quanto o intervalo entre dezembro/21 e janeiro/22 (verão) traz um patamar mais alto de incidência e média de itens quando comparado a outro período fora do contexto de verão, que no exemplo comparativo é o mês de nov/22.

A previsão é que a trégua do contexto pandêmico impulsione novamente essas categorias. Contudo, teremos patamares de valores menos competitivos em relação ao verão passado, com grande parte das categorias aumentando seu preço/(kg ou l) em dois dígitos.

Além de olhar alimentos industrializados, bebidas não alcoólicas e frutas, exploramos o comportamento de produtos de higiene em períodos mais quentes, o que de fato se comprovou quando olhamos os patamares de incidência e média de itens que as categorias sabonete, desodorante e shampoo apresentam no verão, quando são mais altos.

E, também, creme para pele e protetor solar que, em tese, possuem forte conexão com o período, lembrando, porém, que os dados reportados se referem à coleta de notas fiscais dessas categorias no varejo alimentar, apesar de serem muito fortes, principalmente, no Canal Farma.

Por isso, é importante que você, supermercadista, esteja atento à essas categorias para aumentar seu ticket médio através de estratégias costuradas a partir desses produtos em alta.

*A incidência é a presença média, em %, daquele produto no carrinho de compras do shopper. Ou seja, ela mostra o número médio de carrinhos com aquele produto, a cada 100 carrinhos.

Por Publicado em: 21 de dezembro de 20220 Comentários