Azeite vira artigo de luxo e passa a ter lacre em alguns supermercados

Produto teve alta de 44,23% desde 2020, segundo IPCA

Já viu o preço do azeite nos supermercados? O produto ficou tão caro que as redes agora estão colocando lacre antifurto nas garrafas e latas de azeite de oliva. Como ocorre com os vinhos mais sofisticados e bebidas alcóolicas de primeira linha, cosméticos e eletrônicos, os vidros levam lacres de segurança.

Dados do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) apontam que, de 2020 para cá, o azeite ficou 44,23% mais caro. Só no ano passado, o aumento chegou a 24,7%, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

A alta do preço fez o produto virar artigo de luxo no mundo todo e levou a maior incidência de furtos – e também de operações para confiscar azeites falsificados ou impróprios para consumo.

A produção do azeite vem de dois anos ruins, com secas provocadas pelas mudanças climáticas, que afetaram, inclusive, a qualidade e a produtividade das oliveiras, principalmente dos grandes produtores como Portugal, Espanha, Itália e Grécia.

O lacre tem sido usado também no país que é o maior produtor mundial de azeite, a Espanha. Lá, os supermercados estão trancando –com correia, chave e cadeado– os vidros do produto.

Por Publicado em: 15 de abril de 20240 Comentários