Aumente suas vendas através das redes sociais

Não é novidade, o objetivo de qualquer negócio é ter uma gestão de vendas eficiente. E, para isso, ter um gestor e uma equipe capacitada, que falem a mesma linguagem, é essencial. Entretanto, outros fatores podem contribuir a fim de que o lucro de um estabelecimento aumente e, atualmente, as redes sociais desempenham um grande papel nessa função.

Conrado Adolpho, Empresário, fundador da Webliv e autor do livro best-seller em marketing ‘Os 8Ps do Marketing Digital’, destaca que o meio digital favorece o varejista em diversos sentidos, mas que para ser eficaz, é preciso apresentar quem você é, qual produto você vende e os depoimentos dos seus clientes.

“Através da rede social é possível mostrar a sua existência e que o seu negócio tem credibilidade. Além disso, é o lugar onde você apresenta os seus produtos e/ou serviços para os consumidores e, o mais importante, os depoimentos dos clientes que já compraram com você. Dessa forma, potenciais compradores podem conhecer o seu negócio e o que ele oferece, e ter a certeza de que é uma empresa boa e confiável. Certamente, dá para usar o meio digital com outros fins, mas essa parte é a principal, que é a da ‘arrumação da casa’. Depois disso, você faz anúncios, promove e alcança mais pessoas”, ressalta o profissional.

Como usar as redes como um meio de promoção do meu supermercado?

O especialista indica:

Passo 1

Comece usando mídias simples, como o Instagram ou o Facebook. Elas são fáceis de usar e atingem diversos públicos;

Passo 2

Faça posts de conteúdo com informações relevantes para o consumidor. Exemplos: como usar determinado produto, receitas de sucos ou refeições, apresente mudanças no layout da loja que vão favorecer a experiência de compra dele;

Passo 3

Agora, intercale quatro posts de conteúdo com um anúncio. Exemplos de posts de anúncio:

“Compre acima de R$150,00 e ganhe um brinde exclusivo no caixa”.

Atenção: nunca faça apenas anúncios, caso contrário, ninguém vai querer seguir o perfil do seu

supermercado.

De olho nas dicas:

  • Use e abuse de stories e de reels, pois o alcance desses formatos é grande;
  • Mostre o dia a dia da empresa, como vídeo do recebimento de um produto novo ou um lote limitado de um determinado item;
  • Use fotos bonitas com o produto grande e com fonte grande. O cliente precisa ver facilmente o que está sendo divulgado;
  • Aposte na criatividade. Que tal entrevistar um cliente assíduo da sua loja para relembrar momentos vividos na unidade 10 anos atrás? Essa iniciativa pode gerar identificação e boas lembranças;
  • Não esqueça de divulgar as suas redes da sua loja.

Existe algum desafio para o supermercadista?

Na visão de Adolpho, o maior desafio é ter uma pessoa dentro do supermercado 100% focada nas redes sociais. “É um estabelecimento que tem muito o que falar, seja de produto, de cliente, de promoção, de preço e muito mais. Entretanto, é necessário ter um profissional focado, que faça stories, reels e lives dentro da loja, de preferência anunciando promoções ou falando das novidades, seja chegaram”, diz.

O que eu devo fazer para me destacar da concorrência?

Os canais digitais podem ser usados por todos os tamanhos de negócios, então, qual é a chave para se destacar da concorrência?

O especialista explica: “Hoje, o canal digital não é só mais ferramenta, mas, sim um ambiente de relacionamento com o cliente e um espaço de vendas.

Por isso, invista em pontos que vão trazer o diferencial para o seu negócio. Use o WhatsApp de forma assertiva, por exemplo. Poucos estabelecimentos usam e, desses, muitos não sabem usufruir direito. Ofereça um atendimento personalizado via WhatsApp para a realização de compras e de entregas via delivery ou até mesmo a fim de tirar dúvidas dos clientes sobre a disponibilidade de um produto na sua loja. Ao oferecer comodidade ao consumidor, você garante a fidelização e se destaca dos concorrentes”, finaliza Adolpho.

 

Por Publicado em: 15 de dezembro de 20220 Comentários