Associação pede ao governo volta do horário de verão

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) divulgou um manifesto apoiando o retorno do horário de verão

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) divulgou um manifesto apoiando o retorno do horário de verão. Revogado em 2019 pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o modelo especial de horário é, segundo a entidade, uma prática consolidada em todo o mundo e uma ferramenta valiosa para a economia do país.

De acordo com a ACSP, o horário de verão permite o maior aproveitamento da luz natural, o que consequentemente reduz custos no consumo de energia elétrica. Outro argumento usado pela entidade é que o modelo incentiva a circulação de pessoas nos comércios por mais tempo nas ruas e reflete no aumento das vendas no comércio e no varejo.

Além de beneficiar o varejo, a ACSP também aponta que o horário de verão pode beneficiar o turismo. Segundo a entidade, há maior demanda por serviços no setor hoteleiro e de entretenimento. Além da maior segurança nas ruas devido ao maior tempo de iluminação natural.

Esta, porém, não é a primeira vez não é a primeira vez que associações de comércio e que representam o setor hoteleiro e de bares e restaurantes defendem a volta do horário de verão. O esquema especial de horário é praticado no Brasil desde 1931 e foi suspenso em abril de 2019 diante da constatação de que seu efeito para a economia no consumo de energia do país era nulo. Em setembro, o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, descartou a possibilidade de o governo voltar com o horário de verão, com base em avaliação de técnicos da pasta.

Por Publicado em: 22 de novembro de 20230 Comentários