ASSERJ realiza primeiro encontro de gestores de tecnologia do setor supermercadista

Nvidia
Reunião teve a presença do especialista em inteligência artificial da Nvdia e resolução de cases do varejo

Enquanto escrevíamos esta matéria, saiu a notícia de que a Nvidia superou a Apple no ranking das empresas mais valiosas, valendo 3 trilhões de dólares, ficando atrás apenas da Microsoft, que vale 3,5 trilhões.

No dia anterior a esta revelação, aconteceu o encontro da ASSERJ, que contou com a presença do Alaor Garcia, especialista em Inteligência Artificial da companhia apresentou cases envolvendo o uso da ferramenta em diferentes vertentes de negócios, principalmente o varejo. “A Nvidia enterprise atua com outras formas de IA desde 2016, antes do ‘boom’ do ChatGPT. Sempre tivemos interesse em compartilhar da nossa expertise”, afirmou.

Um dos pontos principais foi a apresentação sobre a linguagem de programação desenvolvida pela Nvdia, chamada CUDA que alcançou, no último ano, cerca de 5 milhões de programadores utilizando a ferramenta. “Inteligência artificial é algo relativamente novo para as pessoas, menos para nós, que atuamos desde muito tempo”, afirmou

O grande ‘start’ da Nvidia foi recorrer ao GPU (unidade de processamento gráfico), que nada mais é do que um microprocessador especializado em gráficos de alto desempenho, utilizado em IA para o desenvolvimento de IA generativa.

Esse processo teve início após estudantes da universidade de Toronto, terem utilizado, em 2012, o GPU para desenvolver o esqueleto do que seria o chatGPT, lançado em 2022. Essas e outras ferramentas, segundo Alaor, podem ser usadas para otimizar o trabalho no varejo.

Segundo a Nvidia, a IA generativa pode ser usada em 4 caminhos relevantes dentro do varejo. Por exemplo, no uso de Ominichanel para estratégias 360º, personalização de atendimento automatizando. Assim como o uso em self-checkout, plataformas para retail media.

Alaor destacou seu uso em outros dois caminhos: Quick-service Restaurants, como a automatização de pedidos para restaurantes após interação de toten e o Supply Chain Intelligent, como o mapeamento de demandas e otimização de rotas.

Em um dos cases, o especialista da Nvdia destaca o trabalho feito para o Walmart, uma das maiores varejistas de supermercados do mundo, nos Estados Unidos. “Eles tinham mais de 100 mil produtos diferentes em cada uma das 400 lojas nos EUA. Então, existe uma combinação de mais de 500 milhões de itens por loja. Usando o GPU e as ferramentas da IA, eles conseguiram reduzir drasticamente esse número e aumentar em 100x a funcionalidade dessa engenharia”, explicou.

Por Publicado em: 6 de junho de 20240 Comentários