ASSERJ no maior evento de varejo do mundo. Confira os melhores insights!
A experiência de participar da feira que dita o futuro do varejo.
O empresário Elifas de Vargas fez a curadoria de conteúdo da NRF 2023 e segue em Nova York em busca de experiências impactem os negócios do varejo
Depois de três dias de uma verdadeira imersão na maior feira internacional de varejo do mundo, a NRF 2023, que ocorreu de 15 a 17 de janeiro, é hora de absorver o que de melhor foi lançado pelos palestrantes e provocado pelas empresas participantes do evento. O empresário lajeadense Elifas de Vargas, co-founder da Agência de Marketing Kreativ, esteve na NRF e compartilha o que a feira trouxe de mais disruptivo para o varejo. Ele fez a curadoria de conteúdo da NRF para o Projeto NRF 2023 Digital Discovery e segue em Nova York em busca de experiências impactem os negócios de seus clientes.
Primeira feira após o período mais crítico da pandemia, a feira atraiu um grande público ávido por novidades. Com mais de 350 palestras em três dias, a NRF demonstrou a preocupação das empresas americanas em como se organizarem para diminuir custos e melhorar a logística interna de seus processos. Isso vem ao encontro do que os palestrantes afirmam sobre não existir mais uma vida sem o digital e sem a loja física. Inclusive, nas estatísticas apresentadas, foi evidenciado que o merchandising dos anúncios feitos no digital, tem dado muito resultado dentro das próprias lojas físicas. “O desafio é como aproveitar para trazer mais pessoas para dentro da loja e como melhorar essa experiência do cliente. As empresas estão discutindo como podem se ajudar, para que todos se beneficiem numa cadeia de distribuição”, detalha Elifas.
Outra discussão em alta na NRF foi a economia circular e a viabilização de venda ou de troca de produtos usados dentro das lojas. “Os dados apontam que as pessoas da nova geração gostam muito da economia circular. O público entre 30 e 40 anos de idade é o que mais tem interesse em usar este tipo de economia. Existe uma tendência do velho ser o novo”, assegura Elifas.
Marca na era digital
A NRF 2023 também trouxe reflexões no sentido de como conduzir a marca. Empresários do varejo, acostumados a apostar em promoções, nem sempre podem estar no caminho mais assertivo. “A equipe da Louis Vuitton, marca de alto luxo, por exemplo, destacou que a promoção não é boa, pois ela não fideliza e não dá exclusividade para os produtos. Então, a promoção nem sempre vai dar um retorno de valor de marca”, destaca Elifas.
Além das palestras, a feira também teve corredores lotados para conferir as empresas de inovação e tecnologia em espaços como o Inovattion Lab e o Startup Zone. Destaque para a presença da França neste setor. E, dentro deste ambiente que dita o que será o varejo no futuro, Elifas sinaliza para mudanças que devem revolucionar as experiências de compra. Entre elas, a internet 5G, dando mais autonomia para as lojas e compradores.
Enquanto curador de conteúdo da NRF e responsável pelo Projeto NRF 2023 Digital Discovery, Elifas resume o principal recado desta edição da feira: “No varejo, precisa existir uma simbiose entre o algoritmo e o ser humano. Sem algoritmo, não vamos conseguir trabalhar todos os dados que a gente coleta em loja. Com o algoritmo, vamos entender a necessidade do cliente para melhorar toda a experiência dele dentro da loja e no e-commerce”.
Visitas técnicas
Mesmo que a NRF tenha encerrado na última terça-feira (17.01), Elifas permanece nos Estados Unidos. Ele fará visitas técnicas a locais determinados, visitará ativações do varejo, trará novidades e insights especialmente aos parceiros do Projeto NRF 2023 Digital Discovery e da Kreativ, que tem sede em Lajeado e filiais em Porto Alegre e no Rio de Janeiro.