Asserj e Alas fazem visitas técnicas em lojas do Rio de Janeiro

Nesta segunda-feira, dia 27, a Asserj organizou uma visita técnica em duas lojas para apresentar os seus modelos de gestão aos dirigentes da Associação Americana de Supermercados (ALAS, sigla em espanhol). Este evento teve o intuito de estimular trocas de informações entre os países da América.

A primeira parada foi no supermercado Mundial da Av. Embaixador Abelardo Bueno, na Barra da Tijuca, que tem uma grande estrutura, diversidade de produtos e uma seção especializada em vinhos importados dos mais variados países.

A loja conta com um grande auditório equipado com uma cozinha completa para receber palestras, cursos e degustações de vinhos, oferecidos por enólogos de forma gratuita para os clientes. Esta estrutura está presente em seis lojas da rede e costumam ter cerca de duas apresentações por mês.

O grupo foi levado a conhecer como é feito o trabalho de rotina, executado pelos seus 700 funcionários. Visitaram o depósito e o terraço, que conta com um gerador e duas casas de máquinas com equipamentos para as câmaras de resfriamento e congelamento, totalmente informatizadas.

“O que mais chamou a atenção foi a grande quantidade de produtos e a limpeza. É muito bom ter esta troca de energia com o Brasil”, diz Ignacio Tatto, Diretor da Alas.

Ignacio disse ainda que o que ele viu de bom e que pretende levar para o México é o fato de as trabalhadoras do caixa poderem ficar sentadas, o que é algo raro em seu país.

A visita foi comemorada pela equipe do Mundial, que viu potencial nesta parceria:

“Este evento tem um nível de importância muito grande à nível internacional, pois os concorrentes da América Latina podem trocar informações. Inclusive, eles até se interessaram em levar produtos para o mercado deles”, comentou Jaime Valente, supervisor de vendas.

A segunda visita foi no Hortifruti do Recreio, na Avenida das Américas, que foi fundado há 13 anos e oferece uma experiência diferenciada pra o cliente, com lanchonete e outras seções.

O foco das suas vendas é frutas, verduras e legumes, mas também tem outros tipos de produtos que geralmente não são encontrados neste tipo de comércio, como laticínios, padaria, açougue, peixaria, mercearia e gastronomia oriental, que nos últimos dois anos teve um aumento grande na quantidade de vendas no Rio de Janeiro:

“O cliente está vendo o benefício de comprar no mercado um produto oriental já pronto. Ele tem uma confiança maior de que se trata de um produto mais fresco”, informou Ana Junqueira, coordenadora da área de excelência operacional.

Ele também conta com uma produção própria, com frutas cristalizadas, sanduíches, doces, saladas de frutas, ovos de Páscoa e Patisserie, por exemplo.

Segundo Ana, a maior quantidade de vendas é de produtos de hortifruti (frutas, legumes e verduras), que representa cerca de 42%, seguido de mercearia com 16%, açougue com 11%, processados 8%, padaria 6%, rotisseria 5% e peixaria 3%. Ou seja, apesar dos produtos tradicionais representarem a maior parte das vendas, as demais seções também compõem boa parte do faturamento e ainda servem como um chamariz para atrair os moradores da região. O faturamento atual é de cerca de 40 mil por mês.

Outro benefício da loja é o oferecimento de produtos bem frescos. As verduras, por exemplo, chegam na loja duas vezes ao dia. Além disso, ela já conta com o Self Checkout, o que oferece agilidade para os clientes.

O evento aconteceu um dia antes da abertura da SRE Trade Show e faz parte de uma série de eventos que vão acontecer de forma paralela à feira. Ele tem o objetivo de transmitir informações sobre o setor aos dirigentes da Alas e levar novas experiências.

A 33ª edição do Super Rio Expofood (SRE) acontece nos dias 28, 29 e 30 de março, no Riocentro, e conta com a participação das maiores empresas do setor, com o propósito de proporcionar experiências, apresentar inovações e lançamentos para os mercados nacional e internacional, além de estimular negócios entre os empresários.

Por Publicado em: 27 de março de 20230 Comentários