Americanas suspende venda da rede Hortifruti Natural da Terra
A suspensão da venda da rede Hortifruti Natural da Terra pela Americanas gerou repercussão no mercado e entre especialistas em varejo. A decisão foi vista como um sinal de que a empresa está enfrentando dificuldades para cumprir o seu plano de recuperação judicial e para encontrar compradores dispostos a pagar o valor esperado pelos ativos.
A consultora de varejo da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), Walquyria Majeveski, comentou sobre a desistência da Americanas. “O Hortifruti Natural da Terra é um ativo de grande potencial estratégico, sua essência e atributos de valor que enfatizam a qualidade de vida foram amplamente desenvolvidos ao longo de sua história de crescimento e desenvolvimento, independentemente de seu principal controlador. Valorizar esses aspectos de sucesso e diferenciação do Hortifruti Natural da Terra, gerindo adequadamente seu potencial de venda e transferindo resultados para maximização do seu valor de mercado, nos parece a melhor estratégia de contribuição, no médio prazo, para o contexto atual da Americanas”, afirma Majeveski.
A Americanas revelou dívidas de mais de R$ 40 bilhões e tem enfrentado uma série de desafios para manter as operações e a confiança dos fornecedores, clientes e investidores. “A Americanas está em uma situação delicada, que exige uma gestão eficiente e transparente. A suspensão da venda do Hortifruti Natural da Terra pode ser interpretada como uma dificuldade de encontrar um comprador que atenda às expectativas da empresa, ou como uma mudança de estratégia para preservar um ativo rentável e relevante. De qualquer forma, a decisão deve ser bem comunicada e justificada ao mercado, para evitar especulações e desgastes”, relembra a consultora
Através de um comunicado ao mercado, a Americanas anunciou a suspensão da venda do Hortifruti Natural da Terra, no qual alegou que a decisão foi tomada em meio a uma série de desafios financeiros enfrentados pela empresa, após a disseminação, por parte da imprensa, de informações confidenciais e especulações sobre o processo de market sounding do Hortifruti Natural da Terra. A empresa afirmou ainda que a venda dos ativos só faz sentido dentro de determinados parâmetros, principalmente de preço.
A rede Hortifruti Natural da Terra foi adquirida pela Americanas em 2021, por R$ 2,1 bilhões. A rede é líder no segmento de hortifrúti no Brasil, com mais de 100 lojas em sete estados e no Distrito Federal. Em 2022, faturou R$ 3,2 bilhões, um crescimento de 12% em relação ao ano anterior.