Ambev utiliza recursos de inteligência artificial (IA) para aperfeiçoar produção de cerveja

Desde a fase de produção de uma cerveja até o copo, vários processos e cuidados são necessários para que o produto final possa ser apreciado. Ao longo de vários dias, em meio a múltiplas transformações a indústria monitora centenas de variáveis com alto nível de precisão que determinam e influenciam na consistência do sabor, no volume de produção e no uso de recursos.

Pensando em otimizar o processo e garantir excelência, a Ambev passou a usar recursos de inteligência artificial (IA), com a implementação do Leaf em suas operações para alcançar metas de sustentabilidade, reduzir o consumo de energia na fabricação, ter flexibilidade no mercado consumidor competitivo e manter os melhores níveis de qualidade no processo de produção. Mais da metade das cervejas produzidas pela Ambev no Brasil passam por pelo menos uma tecnologia da iSystems e os resultados apontam 70% de redução do desvio padrão da taxa de evaporação de brassagem e 4% na redução do consumo de energia das plantas.

Rodrigo Furriel, coordenador da Cervejaria do Futuro at Ambev, destacou que antes dessa tecnologia, era como se a empresa fizesse os controles olhando pelo retrovisor.  “Depois do processo concluído, o time fazia análise dos resultados e aplicava correções para o próximo ciclo”, ressaltou Rodrigo.

Para Danilo Halla, co-CEO da iSystems, a ferramenta possibilita reduzir a variabilidade, além de uma economia de tempo e dinheiro, possibilitando que os equipamentos das usinas funcionem sempre dentro das melhores condições operacionais.

A inteligência artificial na indústria permite a otimização de processos em toda a cadeia produtiva. Isso resulta em maior eficiência operacional, redução de desperdícios e aumento da produtividade controlando as variáveis do processo, garantindo que operem com eficiência máxima e atinjam os melhores patamares possíveis.

 

 

Por Publicado em: 28 de setembro de 20230 Comentários