Ações de Retailment oferecem experiências de compra diferenciadas para os consumidores e ajudam a aumentar os lucros
Promover experiências diversificadas nas lojas. Esse é o objetivo dos supermercados atualmente. As redes estão preocupadas em oferecer uma jornada diferenciada aos clientes para que passem mais tempo nos estabelecimentos, comprem mais e voltem com frequência. E é justamente aí que surge o retailment, união das palavras em inglês retail (varejo) e entertainment (entretenimento). Trata-se de um conjunto de práticas que é voltado para o entretenimento dos consumidores nas unidades.
Aulas de culinária, encontros de grupos com objetivos em comum, óculos de realidade virtual para interação com iniciativas exclusivas, espaços para pets e ambientes instagramáveis estão entre as opções de ações de retailment que os supermercadistas podem levar para suas lojas físicas. Todas seguem o conceito de oferecer momentos prazerosos, divertidos e exclusivos para os consumidores, transformando sua jornada de compras e promovendo um engajamento com o supermercado.
Para funcionar bem, o retailment precisa envolver três questões: interação, aprendizado e experimentação. No caso da primeira, quanto mais interações as lojas proporcionarem, maiores serão as chances de se fixarem na cabeça dos consumidores. Ambientes instagramáveis e aulas de corte de carne são exemplos de boas experiências, que marcam a memória do consumidor e o induzem a novas compras no estabelecimento.
Parceria com programa de TV, aulas e degustações
Um case de sucesso de retailment é o famoso Cafezinho com o Escobar, uma iniciativa do Supermarket em parceria com o Globo Esporte, programa da TV Globo, no qual o quadro, exibido toda terça-feira, é gravado em frente às fachadas de diferentes lojas da rede. Na atração, comandada pelo jornalista Alex Escobar, os clientes presentes no momento da gravação são convidados a darem suas opiniões sobre o desempenho dos times de futebol nos campeonatos. Tudo isso acompanhado de música ao vivo e muita animação.
O Supermarket também promove eventos esporádicos, como um workshop no Dia Mundial do Café, que contou com aulas de um barista e degustação da bebida, e o Festival Nosso Verão, que ofereceu um dia de degustação de pães, frios e bebidas, além de premiações.
Já o Zona Sul Supermercados, tem o projeto Estações Sabores Zona Sul, que proporciona aulas de gastronomia aos seus clientes, ministradas por chefs e experts dos mais renomados restaurantes do Rio de Janeiro. A chef Izabel Alvares, vencedora da segunda temporada do reality show MasterChef Brasil; o chef Dennys Vega, dono do restaurante Moke Poke; e Dionisio Chaves, expert em vinhos, são alguns dos nomes que já passaram pelo projeto. O estabelecimento oferece ainda uma série de experiências, como a visitação à área externa, onde está localizada a produção própria de galinhas e cogumelos.
O Grupo Pão de Açúcar também não fica para trás nas iniciativas de retailment. Uma das ações de destaque foi o encontro Brindar e Conversar, na unidade Freeway, na Barra da Tijuca. Em parceria com a vinícola Santa Rita, a ação apresentou o vinho Frida Kahlo, do grupo chileno Carmen, e contou com a presença de um especialista da rede para dar dicas de harmonização. A palestra também teve degustação de queijos e vinhos.
O Royal Supermercados aposta em uma estratégia de entretenimento e humor, voltada para as redes sociais. No Instagram da rede, é possível ver diversas receitas, além de vídeos dos tipos de consumidores nos supermercados e seus comportamentos.
Por mais que o número de compras via e-commerce tenha crescido, principalmente durante a pandemia da Covid-19, as pessoas ainda valorizam a ida ao varejo físico. Segundo o estudo Jornada de Compra do Consumidor Omnichannel, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), em parceria com o Instituto Qualibest, embora a compra on-line de supermercado já faça parte da rotina dos consumidores (16% compram semanalmente via smartphone), sua frequência ainda é bem menor do que nas lojas físicas (59% compram semanalmente). Pensar em boas estratégias para atrair e reter os clientes é fundamental para o sucesso das vendas.