A ASSERJ repudia qualquer forma de racismo
A notícia de uma briga na fila de um supermercado em Nova Iguaçu, que terminou em crime de racismo e viralizou na internet, levanta a importância da capacitação de funcionários para atuar em situações deste tipo
É extremamente importante que treinamentos e programas de sensibilização, com análise de casos reais, auxiliem na tomada de decisão e influenciem na atitude dos colaboradores diante dessas ocorrências até a chegada da força policial. Após o emblemático caso da morte de João Alberto Silveira na loja do Carrefour, em Porto Alegre, em 2021, entidades antirracistas exigiram a implementação de medidas educativas na empresa, como a inclusão de afrodescendentes no Conselho de Administração e a criação de comitês integrados por pessoas negras para tratar de temas relacionados à diversidade.
Nos últimos dois anos o Carrefour assumiu a responsabilidade de fazer uma transformação de dentro para fora no combate ao racismo estrutural no país, com investimento de mais de R$ 115 milhões na área de educação. Todos os colaboradores são constantemente capacitados para uma postura antirracista e foi firmada uma parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares para criação do primeiro curso de nível superior para formação de profissionais na área de segurança visando combater o racismo.
Com o objetivo de conscientizar colaboradores, clientes e a sociedade com campanhas pontuais que abordam pautas como inclusão, homofobia e racismo, entre outras, a ASSERJ criou o SENSIBILIZA ASSERJ.
Racismo é crime
É dever de todos impedir e denunciar casos de racismo. Apelidos, ofensas, desprezo a costumes e hábitos, cânticos seja no supermercado, na loja ou no trabalho, evidente ou não, racismo é crime e não deve ser normalizado. A vítima tem o direito de denunciar qualquer forma de ultraje, constrangimento e humilhação.
Caso seja vítima de racismo, injúria racial ou qualquer outra forma de discriminação, o Núcleo de Combate ao Racismo e à Discriminação Étnico-racial (Nucora) da Defensoria Pública do ERJ presta assistência jurídica integral, por meio de ações e atividades relativas à proteção dos direitos humanos. O Nucora está localizado na Avenida Rio Branco, 147 – 12° Andar, sala 1501, Centro.