A 32ª SRE Trade Show Super Rio Expofood é recorde em geração de negócios

Evento teve público inédito, de 56 mil pessoas e anunciou o Rio de Janeiro como sede da convenção latino-americana de Supermercados em 2023

 

A 32ª SRE Trade Show Super Rio Expofood, resultou em uma expectativa de negócios de R$ 500 milhões, recorde na história do evento. O balanço foi divulgado pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), co-realizadora da feira com a Base Produções. O público também foi recorde: 56 mil pessoas participaram do evento, realizado na última semana e reuniu 500 marcas expositoras.

“Os números mostram a relevância do setor para o desenvolvimento de negócios no estado do Rio de Janeiro. Durante os dois anos de pandemia, o segmento de supermercados cumpriu com maestria a sua tarefa de abastecer a população. Agora, mostra a sua força com os resultados recordes do evento que marcou a retomada das feiras de varejo no Brasil. Foram mais de 8 mil empregos diretos e indiretos gerados nos três dias de evento”, afirma Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ.

 

“Este volume de negócios inédito representa uma resposta extremamente positiva de expositores e visitantes ao primeiro evento de alimentação do país desde a decretação, em março de 2020, da pandemia de COVID-19”, destaca Jeronimo Vargas, diretor da SRE Trade Show.

 

Pela primeira vez na história do evento, a Super Rio Expofood contou com um espaço dedicado a negócios internacionais. O IMex Trade gerou conteúdo em palestras focadas em importação e exportação e contribuiu para a ampliação de negócios do varejo do Estado do Rio de Janeiro com o mercado internacional.

 

Mulheres no varejo

 

A Superintendente da ASSERJ, Keila Prates, participou do painel: Como olhar para tantos canais de venda, engajar e fidelizar o seu consumidor, ao lado de Claudia Abreu – Diretora Comercial Salesforce, Ana Szasz – Diretora de Marketing e CX Academy da Infracommerce e Daniela Lacerda – CEO da Rede Corujão Supermercadista.

 

 

Reciclagem e renda para coletores

 

Além do sucesso em negócios, a Super Rio Expofood também comemora resultados ambientas. A feira conseguiu reciclar em média uma quantidade de resíduos plásticos equivalente a 17 mil garrafas Pet, durante os três dias de evento. Além de contribuir com a desplastificação, que é uma das bandeiras da ASSERJ, o gerenciamento de resíduos gerou recursos para o grupo de coletores que atuou no evento. 

 

Supermercado do futuro 

 

Como será o supermercado em 2032? Para responder à questão, cerca de 60 representantes de empresas de todo o Brasil participaram do workshop “Supermercado do Futuro”, realizado na SRE Trade Show Super Rio Expofood, nesta terça-feira, dia 22. Divida em duas etapas, a atividade contou com uma palestras da consultora em varejo, Walquyria Majeveski, e do consultor de economia da ASSERJ, Guilherme Mercês, que mostraram as tendências para daqui a dez anos e lançaram a pesquisa que vai definir, na visão dos supermercadistas, como o setor vai se comportar diante das transformações digitais e do novo padrão de consumidor.

Segundo Walquyria, o supermercado da próxima década será influenciado por dois aspectos: os impactos da vida atual – afetados por pandemia, guerra na Ucrânia, inflação e emprego – e pelo perfil do novo consumidor, composto pela geração Z (nascidos entre 1997 e 2010) e a geração Alpha (nascidos a partir de 2010).

 

Rio sediará convenção latino-americana de supermercados em 2023

 

Em 2023, a convenção latino-americana de supermercados será realizada na Cidade Maravilhosa, anúncio foi feito pelo presidente da Associação Latino-Americana de Supermercados, Christian Cieplik.

“O evento terá a presença de 17 países da América Latina, mais Estados Unidos e Caribe. É uma alegria enorme fazer este anúncio na abertura da Super Rio Expofood, depois de dois anos tão difíceis. Durante a pandemia, o setor mostrou sua importância. Além de ter abastecido a população com maestria, também foi fundamental para gerar emprego e renda. Somente para esta feira, geramos 8 mil empregos diretos e indiretos”, disse o presidente da ASSERJ.

Resultado de uma parceria da Super Rio Expofood com o Clean Up The World, a ação resultou na certificação da feira como evento sustentável, através do parceiro, Plastic Bank Brasil. Os detritos coletados serão encaminhados para a reciclagem, processados e transformados no chamado “Plástico Social” – que, após o beneficiamento, pode ser reintegrado em novos produtos e embalagens, como parte de uma cadeia circular de suprimentos.

“A ASSERJ é uma apoiadora da desplastificação, e esses resultados mostram que não ficamos apenas no discurso. Buscamos ações concretas que contribuam para a destinação adequada dos resíduos plásticos”, afirma Fábio Queiróz.

[rl_gallery id=”22748″]
Por Publicado em: 28 de março de 20220 Comentários